Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Eletrônica Ciências & Ideias é uma publicação da área de Ensino, de acesso livre (Open Access), com periodicidade quadrimestral, com Equipe Editorial composta de pesquisadores de várias instituições. As submissões são gratuítas.

Trata-se de uma revista científica criada em 2009, com Qualis B1 na área de Ensino da CAPES (classificação 2013-2016).

São aceitos para publicação contribuições originais e inéditas, teóricas ou empíricas, relacionadas ao Ensino de Ciências e Divulgação Científica.

Os textos podem ser redigidos em português ou inglês desde que com resumo bilíngue (português e inglês), ou em espanhol com resumo trilíngue (português, espanhol e inglês).

A revisão do texto é de exclusiva responsabilidade do autor. O texto deverá ser revisado por um profissional habilitado antes de ser submetido à revista.

 

CIÊNCIAS & IDEIAS JOURNAL – ISSN: 2176-1477

Ciências & Ideias (Science & Ideas) digital journal is a quarterly and free-access (open access) publication of the Teaching area of CAPES. It is a scientific journal created in 2009, classified as Qualis B1 (2013-2016) for the Teaching area of Coordination for Improvement of Higher Level Professionals (CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), which involves a team of editors and a scientific editorial council composed of researchers from several institutions. Original and unpublished, theoretical or empirical contributions related to Science Teaching and Scientific Dissemination, and written in Portuguese, Spanish or English, are accepted for publication.

ISSN: 2176-1477

Ciência & Ideias journal is indexed in the following databases:

 

Políticas de Seção

Editorial

Seção reservada para publicação de textos dos membros do Editoria.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Científicos

Trabalho inédito oriundo de pesquisa científica. Os dados devem ser originais e destinados exclusivamente a esta obra, não tendo sido publicado integralmente em nenhum outro veículo. São esperados textos de 10 a 25 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de Revisão

Uma revisão é produzida a partir de um vasto levantamento bibliográfico buscando entender o estado da arte. Incluem-se nesse formato os estudos analíticos e críticos da literatura. Aconselha-se o máximo de 30 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência

Seção aberta para relatos de experiências de profissionais que atuam em Educação e Ensino em seus diversos desdobramentos. São esperados textos com 10 a 25 páginas com fundamentação teórica que norteia a prática.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Produto Educacional

Seção dedicada à apresentação de produtos educacionais oriundos de atividades de pesquisa na área de Ensino e Educação. Espera-se trabalhos de 10 a 25 páginas que descrevam a natureza do produto educacional, os objetivos, materiais e métodos, implicações e desdobramentos da aplicação do produto.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Espaço reservado para análise crítica sobre trabalho de autores vinculados à temática de Ensino em Ciências e Educação. Espera-se no máximo 5 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os pareceristas ad hoc possuem currículo compatível com as áreas de conhecimento estabelecidas pela revista.

Cada trabalho submetido é avaliado por dois pareceristas ad hoc. Em caso de divergência, o trabalho é avaliado por um terceiro parecerista. Avaliação em duplo cego.

Há ainda a avaliação por professores atuantes na rede pública com a inteção de verificar a viabilidade e aplicabilidade dos estudos propostos e dos relatos de experiência no dia-a-dia da sala de aula.

 

Ad hoc reviewers have a curriculum that is compatible with the areas of expertise established by the journal.

Each submitted work is evaluated by two ad hoc referees. In case of divergence, the work is evaluated by a third party appraiser. Duble bind avaliation.

There is also the evaluation by teachers working in the public network with the intention of verifying the feasibility and applicability of the proposed studies and the reports of experience in the day-to-day classroom.

 

Periodicidade

A Revista Eletrônica Ciências & Ideias (ISSN 2176-1477) tem periodicidade trimestrall de publicação (quatro números por volume por ano).

 

Política de Acesso Livre

Todos os artigos são publicados na Revista Eletrônica Ciências & Ideias (ISSN 2176-1477) com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. É permitida a reprodução dos artigos publicados para finalidades de ensino e pesquisa. A revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...