Revistas Científicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro


As revistas científicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro estão vinculadas à Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação. Este Portal tem como objetivo veicular as publicações de interesse das várias áreas de atuação dessa instituição e atuar como interface de produção e troca do conhecimento científico acadêmico.

T.O.rizando

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

TecnoEduc - Periódico Científico para Informática, Tecnologias Digitais na Educação e Mídias Digitais

 

Bases Indexadas:

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias

O Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias é um periódico científico eletrônico semestral de acesso livre (Open Access) e avaliação pelos pares (sistema duplo-cego) dedicado à divulgação da pesquisa científica sobre línguas, literaturas e o seu ensino. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, não são cobradas taxas para submissão, avaliação ou publicação dos originais.

Normalmente, são publicados dois números por ano: um em junho e outro em dezembro. Os números podem conter um dossiê temático.

Temas dos próximos números

N.

Tema

Período de submissão

Organizador(a)

Previsão de publicação

5

Multiletramento e múltiplas linguagens no cenário brasileiro

Set. a dez. de 2021

Dr.a Leila Maria Taveira Monteiro

jun. 2022

6

Textos submetidos ao II Congresso de Ensino de Linguagens

Abr. e maio de 2022

Comissão organizadora do II CEL

dez. 2022

7

Ensino de gramática: desafios e perspectivas

Set. e out. de 2022

Dr. Dennis da Silva Castanheira

jun. 2023

Obs.: O II Congresso de Ensino de Linguagens (CEL) está previsto para ocorrer em abril de 2022. O período para a submissão de atividades ao II CEL está previsto para iniciar em novembro de 2021.

Orientações

A atuação do autor é solicitada em diferentes momentos do processo editorial:

1. Submissão: É importante o autor verificar se preencheu corretamente o formulário de submissão e se o estilo e a formatação do texto estão adequados ao padrão da revista. Para tanto, leia atentamente as diretrizes para autores. Falhas desse tipo podem atrasar consideravelmente a passagem para a etapa seguinte.

2. Triagem pela comissão editorial: Os textos são avaliados pela comissão editorial quanto à adequação ao escopo da revista, à ausência de plágio e à formatação do texto. Se aprovado, o texto segue para a avaliação pelos pares.

3. Avaliação pelos pares: Dois especialistas avaliam aspectos teórico-metodológicos do texto. A fim de garantir imparcialidade no processo, o CELTE utiliza o sistem duplo-cego, ou seja, os avaliadores não sabem quem é o autor, e o autor não sabe quem são os avaliadores. Se um dos pareceres indicar rejeição, um terceiro avaliador é convidado a dar o parecer final. As orientações dos avaliadores são encaminhadas ao autor do manuscrito para guiar a revisão.

4. Edição de texto: O editor de texto sugere aprimoramentos linguístico-textuais ao autor.

5. Leitura de prova: O autor faz a revisão de aspectos gráficos e ortográficos. A revisão do texto é responsabilidade do autor do manuscrito.

6. Publicação: Se aprovado pela comissão editorial e pelos avaliadores e depois de cumprir todas as etapas do processo editoral, o texto é publicado.

Clique nos links abaixo para obter mais informações:

Como se cadastrar na revista

Como submeter um manuscrito

 

Seja um avaliador voluntário (ad hoc) do CELTE

Para ser um avaliador voluntário (ad hoc) dos manuscritos submetidos ao CELTE, preencha o formulário.

 

Nossa página no Facebook

Acesse nossa página no Facebook.

 

Pesquisador, faça parte da nossa comissão editorial (científica)

O Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE), criado em 2020, é um periódico científico sem fins lucrativos e de Acesso Livre, dedicado à pesquisa em ensino de línguas e literatura. Atualmente, o CELTE busca constituir uma comissão editorial (científica) formada por pesquisadores (mestres ou doutores) das áreas de Letras e Linguística vinculados a diferentes instituições do país. A principal função da comissão editorial é atuar no processo editorial da revista, ou seja, fazer a triagem dos manuscritos, emitir pareceres sobre os textos submetidos e organizar números, o que pode envolver a organização de dossiês temáticos.

Além disso, almeja-se que a comissão editorial contribua na ampliação do projeto “Letramento Acadêmico e Produção Científica”, cujo principal objetivo é fomentar a discussão sobre os inúmeros temas relacionados à produção e à divulgação científica, como a produção de gêneros científicos, o plágio, a ética e as boas práticas em pesquisa etc. por meio da oferta de eventos variados. Um exemplo de ação conduzida a partir desse projeto foi o I Congresso de Ensino de Linguagens, realizado de 12 a 15 de abril de 2021, que contou com atividades (conferências, mesas-redondas, simpósios e minicursos) realizadas por pesquisadores de inúmeras instituições de todo o país.

Caso tenha interesse em se candidatar, clique aqui para preencher um formulário para que possamos agendar uma entrevista.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Alimentos: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477

A Revista Eletrônica Ciências & Ideias é uma publicação da área de Ensino, de acesso livre (Open Access), com periodicidade quadrimestral, com Equipe Editorial composta de pesquisadores de várias instituições.

Trata-se de uma revista científica criada em 2009, com Qualis B1 na área de Ensino da CAPES (classificação 2013-2016).

São aceitos para publicação contribuições originais e inéditas, teóricas ou empíricas, relacionadas ao Ensino de Ciências e Divulgação Científica, redigidas em português, espanhol ou inglês.

ISSN: 2176-1477

 

CIÊNCIAS & IDEIAS JOURNAL – ISSN: 2176-1477

Ciências & Ideias (Science & Ideas) digital journal is a quarterly and free-access (open access) publication of the Federal Institute of Rio de Janeiro (IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro). It is a scientific journal created in 2009, classified as Qualis B1 (2013-2016) for the Teaching area of Coordination for Improvement of Higher Level Professionals (CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), which involves a team of editors and a scientific editorial council composed of researchers from several institutions. Original and unpublished, theoretical or empirical contributions related to Science Teaching and Scientific Dissemination, and written in Portuguese, Spanish or English, are accepted for publication.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Revista Australírica

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Saúde.Com-Ciência ISSN: 2594-5890

Essa publicação anual destina-se a divulgação dos trabalhos realizados por discentes e docentes dos cursos da área de saúde oferecidos no campus Realengo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

Endereço: Rua Professor Carlos Wenceslau, 343 - Realengo, Rio de Janeiro - RJ, 21710-240

As áreas temáticas são:

Farmácia

Fisioterapia

Terapia Ocupacional

 

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Anais do FLIDAM - Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti

A revista "Perspectivas em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade" destina-se à divulgação de trabalhos científicos em eixos como:

  • Informação e Comunicação;
  • Gestão e Negócios;
  • Desenvolvimento Educacional e Social; e
  • Controle e Processos Industriais.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia - ISSN: 1984-5693

ATENÇÃO: NÃO RECEBEREMOS NOVAS SUBMISSÕES ATÉ 31/07/2022

A Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia (ISSN 1984-5693) é um periódico técnico-científico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), de caráter interdisciplinar e de fluxo contínuo. Logo, publica um volume único por ano. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo e está aberta a receber contribuições de autores de qualquer instituição de ensino e pesquisa, brasileira ou estrangeira. O acesso, a submissão e a publicação são gratuitos.

*DOCUMENTOS REFERENTES À SUBMISSÃO DEVEM SER ENVIADOS, ATRAVÉS DO E-MAIL: repect.ifrj@gmail.com OU POR MEIO DE SUBMISSÃO ON LINE.  BAIXEM NESTE SITE OU SOLICITEM OS TEMPLATES ATRAVÉS DESTE E-MAIL.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar