Multiletramento Audiovisual: a Constituição dos Sujeitos pela Linguagem nos Espaços de Cineclube

Lucimara Grando Mesquita, Leonardo de Oliveira, Taísa Rita Ragi

Resumo


Os estudos da Filosofia da Linguagem, teoria do Círculo de Bakhtin, apresentam considerações importantes e necessárias para a compreensão das práticas de multiletramentos presentes na contemporaneidade. Dessa forma, neste trabalho propomos discutir sobre o audiovisual nos espaços de cineclube como possibilidade de interação e promoção do pensamento crítico e reflexivo, logo, objetivamos buscar, a partir da linguagem audiovisual, problematizar a questão dos multiletramentos presentes nesses locais e sua importância acerca do ensino. Isso posto, sustentaremos nosso estudo nos pressupostos teórico-metodológicos do Círculo de Bakhtin e nos conceitos de multiletramento (ROJO; MOURA, 2012). Iniciaremos nosso trabalho apresentando alguns conceitos do campo bakhtiniano fundamentais para refletir a constituição dos sujeitos e, na sequência, apresentaremos os conceitos de multiletramento como práticas pedagógicas voltadas para a formação e constituição desses sujeitos. Por fim, contextualizaremos sobre os espaços de cineclube e, posteriormente, abordaremos a importância da linguagem, presente nesses locais, para a formação de sujeitos no qual a formação acontece por meio da alteridade, assim como discutiremos a relação entre o audiovisual e o ensino. O resultado deste estudo nos possibilitou refletir a relação que existe entre o audiovisual e a educação como facilitadora da produção do conhecimento, pois possibilita refletir, a partir dos debates envolvidos, os contextos históricos e políticos presente na contemporaneidade. Assim, nos espaços de cineclube, os filmes apresentados permitem aos sujeitos ampliarem sua visão de mundo, com isso propiciando uma formação mais crítica e reflexiva.


Palavras-chave


Linguagem; Alteridade; Multiletramento; Cineclube; Ensino.

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Referências


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