Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias

O Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias é um periódico científico eletrônico semestral de acesso livre (Open Access) e avaliação pelos pares (sistema duplo-cego) dedicado à divulgação da pesquisa científica sobre línguas, literaturas e o seu ensino. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, não são cobradas taxas para submissão, avaliação ou publicação dos originais.

Normalmente, são publicados dois números por ano: um em junho e outro em dezembro. Os números podem conter um dossiê temático.

Temas dos próximos números

N.

Tema

Período de submissão

Organizador(a)

Previsão de publicação

5

Multiletramento e múltiplas linguagens no cenário brasileiro

Set. e out. de 2021

Dr.a Leila Maria Taveira Monteiro

jun. 2022

6

Textos submetidos ao II Congresso de Ensino de Linguagens

Abr. e maio de 2022

Comissão organizadora do II CEL

dez. 2022

7

Ensino de gramática: desafios e perspectivas

Set. e out. de 2022

Dr. Dennis da Silva Castanheira

jun. 2023

Obs.: O II Congresso de Ensino de Linguagens (CEL) está previsto para ocorrer em abril de 2022. O período para a submissão de atividades ao II CEL está previsto para iniciar em novembro de 2021.

Orientações

A atuação do autor é solicitada em diferentes momentos do processo editorial:

1. Submissão: É importante o autor verificar se preencheu corretamente o formulário de submissão e se o estilo e a formatação do texto estão adequados ao padrão da revista. Para tanto, leia atentamente as diretrizes para autores. Falhas desse tipo podem atrasar consideravelmente a passagem para a etapa seguinte.

2. Triagem pela comissão editorial: Os textos são avaliados pela comissão editorial quanto à adequação ao escopo da revista, à ausência de plágio e à formatação do texto. Se aprovado, o texto segue para a avaliação pelos pares.

3. Avaliação pelos pares: Dois especialistas avaliam aspectos teórico-metodológicos do texto. A fim de garantir imparcialidade no processo, o CELTE utiliza o sistem duplo-cego, ou seja, os avaliadores não sabem quem é o autor, e o autor não sabe quem são os avaliadores. Se um dos pareceres indicar rejeição, um terceiro avaliador é convidado a dar o parecer final. As orientações dos avaliadores são encaminhadas ao autor do manuscrito para guiar a revisão.

4. Edição de texto: O editor de texto sugere aprimoramentos linguístico-textuais ao autor.

5. Leitura de prova: O autor faz a revisão de aspectos gráficos e ortográficos. A revisão do texto é responsabilidade do autor do manuscrito.

6. Publicação: Se aprovado pela comissão editorial e pelos avaliadores e depois de cumprir todos as etapas do processo editoral, o texto é publicado.

Clique nos links abaixo para obter mais informações:

Como se cadastrar na revista

Como submeter um manuscrito

 

Seja um avaliador voluntário (ad hoc) do CELTE

Para ser um avaliador voluntário (ad hoc) dos manuscritos submetidos ao CELTE, preencha o formulário.

 

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Pesquisador, faça parte da nossa comissão editorial (científica)

O Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE), criado em 2020, é um periódico científico sem fins lucrativos e de Acesso Livre, dedicado à pesquisa em ensino de línguas e literatura. Atualmente, o CELTE busca constituir uma comissão editorial (científica) formada por pesquisadores (mestres ou doutores) das áreas de Letras e Linguística vinculados a diferentes instituições do país. A principal função da comissão editorial é atuar no processo editorial da revista, ou seja, fazer a triagem dos manuscritos, emitir pareceres sobre os textos submetidos e organizar números, o que pode envolver a organização de dossiês temáticos.

Além disso, almeja-se que a comissão editorial contribua na ampliação do projeto “Letramento Acadêmico e Produção Científica”, cujo principal objetivo é fomentar a discussão sobre os inúmeros temas relacionados à produção e à divulgação científica, como a produção de gêneros científicos, o plágio, a ética e as boas práticas em pesquisa etc. por meio da oferta de eventos variados. Um exemplo de ação conduzida a partir desse projeto foi o I Congresso de Ensino de Linguagens, realizado de 12 a 15 de abril de 2021, que contou com atividades (conferências, mesas-redondas, simpósios e minicursos) realizadas por pesquisadores de inúmeras instituições de todo o país.

Caso tenha interesse em se candidatar, clique aqui para preencher um formulário para que possamos agendar uma entrevista.

Notícias

 
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v. 2, n. 3 (2021): Temática Livre


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