ABUSO DE MEDICAMENTOS DE SAÚDE MENTAL: UMA REVISÃO

Autores

Resumo

Esse texto tem como objetivo fazer uma revisão de artigos de caráter qualitativo descritivo com recorte temporal dos últimos dez anos nas plataformas BVS, Periódico Capes, Google Acadêmico e SciELO, englobando medicamentos de saúde mental em diversos contextos. Os estudos encontrados apontam que os psicofármacos mais utilizados de maneira inapropriada são os nootrópicos e os ansiolíticos. Esses pacientes sofrem a influência da medicalização de situações do cotidiano. Essa pressão mercadológica patologiza sofrimentos que fazem parte da vida humana de maneira a impulsionar a super prescrição, dando mais lucro para as indústrias farmacêuticas e tornando os consumidores em pacientes crônicos. Grande parte desse uso inadequado de nootrópicos reside nos ambientes acadêmicos, enquanto os ansiolíticos estão presentes no cotidiano. É importante que haja uma maior fiscalização e entendimento do contexto envolvendo o uso desenfreado para que sejam propostas intervenções por parte dos profissionais da saúde e dos órgãos regulatórios, além de maior disseminação de informações sobre os riscos do uso prolongado desses medicamentos.

Biografia do Autor

Lêda Glicério Glicério Mendonça, IFRJ

graduada em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1990) e em Licenciatura em Química (2006). Atualmente faz parte do corpo docente do Bacharelado em Farmácia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Farmácia e na Graduação Tecnológica de Química, ministrando disciplinas de Deontologia, Boas Práticas de Fabricação e Inovação Tecnológica. Realiza pesquisa na área de Ensino em Ciências e Saúde (Especialização, Mestrado e Doutorado). Atualmente assume a Coordenação Geral de Inovação Tecnológica subordinada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, além da suplência da Coordenação da Graduação em Farmácia. Atua também como Editora-gerente da Revista Científica Eletrônica Ciências&Idéias, publicação direcionada ao público interessado nas discussões da área de Ensino em Ciências e Matemática. http://lattes.cnpq.br/2976092635844829

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO