DESENVOLVIMENTO DE RASTREIO COGNITIVO PARA TRIAGEM DE PACIENTES NO SERVIÇO DE REABILITAÇÃO COGNITIVA EM CONTEXTOS DE TELEATENDIMENTO PELA ADAPTAÇÃO DO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL

Autores

  • Leonardo Valesi Valente Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Angela Cristine Pires Ferreira Sampaio
  • Jessica Cristina Marinho Ribeiro Goulart
  • Carolina Elias da Silva

Resumo

Introdução: Na pandemia de covid-19, serviços de saúde passaram a se reorganizar e ofertar modalidades assistenciais de Telessaúde. O Serviço de Reabilitação Cognitiva - Terapia Ocupacional, da Clínica-Escola, do Campus Realengo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, foi reestruturado para também receber novos pacientes naquele contexto. Identificou-se necessidade de desenvolver recurso avaliativo para triagem remota de pacientes. Esta é uma publicação do desenvolvimento do produto para uso clínico de rastreio cognitivo em contextos de teleatendimento. Objetivos: Adaptar o instrumento de rastreio cognitivo Mini-Exame de Estado Mental (MEEM) a um roteiro de entrevista oral informal útil nos teleatendimentos. Métodos: Adaptação dos 11 domínios do MEEM que foram convertidos em perguntas informais, dispensando a necessidade de aplicá-lo conforme rigor metodológico rotineiro. Optou-se por linguagem oral coloquial, necessária aos teleatendimentos referidos, facilitando triar pacientes utilizando recursos tecnológicos incorporados de telemóveis e videoconferências. Resultados: Desenvolveu-se roteiro de entrevista com 38 perguntas equivalentes ao MEEM. Conclusão: Enfrentar o isolamento social, frente a restrição da participação social aos domicílios de profissionais e pacientes, propiciou oportunidade de inovar ações e estruturas de cuidado em Reabilitação Cognitiva. Propôs-se um instrumento adaptado capaz de permitir a continuidade de ações, adequadas ao estabelecimento da Telessaúde, durante a vigente pandemia.

Biografia do Autor

Leonardo Valesi Valente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ

Leonardo Valesi Valente, natural do Vale do Aço / MG, é terapeuta ocupacional, graduado pela UFMG, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, especialista em Gerontologia e Programas de Saúde, especialista em Neuropsicologia, mestre em Neurologia, professor efetivo do IFRJ sob regime de dedicação exclusiva, do campus Realengo, docente nas graduações em Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Farmácia e na pós-graduação em Neuroeducação, do campus avançado Mesquita. Docente das disciplinas: Neuropsicologia e Reabilitação Cognitiva; Idoso, Família e Sociedade; Supervisão de Estágio III em Terapia Ocupacional; Atenção à Saúde III (Geriatria e Gerontologia); Processos Cognitivos, Linguagem e Aprendizagem; Desenvolvimento Neuropsicomotor e Aprendizagem. Preceptor de Estágio I (Reabilitação Cognitiva) e Estágio III (Saúde Funcional) na Clínica-Escola do IFRJ. Atualmente está cursando o doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do programa Eicos, do Instituto de Psicologia, na UFRJ.

Downloads

Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

ARTIGO CIENTÍFICO