INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES NA INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Autores

  • GISELE DE ANDRADE instituto federal do rio de janeiro
  • Vivian Corado Instituto Federal do Rio de Janeiro
  • Márcia Cristina de Araújo silva Instituto Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Inteligência Artificial; Transtorno do Espectro Autista; Aprendizagem

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por dificuldades na comunicação e relações sociais, associados a comportamentos e a atividades repetitivas e estereotipias que normalmente são identificadas na. A implementação de tecnologias digitais é uma estratégia para promover a inclusão nas escolas de crianças com TEA, uma vez que, elas demonstram interesse no uso de recursos tecnológicos. Esses por sua vez podem ser utilizados como ferramentas para o aprendizado e também para a comunicação com os colegas e professores. Especificamente, a Inteligência Artificial (IA), como recurso para pessoas com TEA tem o potencial de promover um ambiente de aprendizado inclusivo devido à sua capacidade de adaptação e personalização. O presente estudo de revisão objetivou identificar os efeitos da Inteligência Artificial na educação e como esta ferramenta pode enriquecer e facilitar o aprendizado e a comunicação de crianças com autismo no ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa no Google Acadêmico, por meio das seguintes palavras-chave: 'inclusão', 'autismo', 'educação' e 'comunicação'. Nessa seleção foram obtidos 8 artigos em português. Conclui-se que, embora a IA seja uma ferramenta promissora na educação, há uma falta de pesquisas brasileiras que explorem a integração de tecnologias educacionais com ela. Portanto, é essencial realizar mais pesquisas sobre o uso conjunto dessas ferramentas para melhorar o aprendizado de crianças com TEA.

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Publicado

2025-04-30

Edição

Seção

ARTIGO CIENTÍFICO