APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A CONSTRUÇÃO DE PRODUTOS EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE SOBRE A TEMÁTICA MEIO AMBIENTE E SERES VIVOS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2777Palavras-chave:
Teoria da Aprendizagem Significativa, Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Seres VivosResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar como os produtos educacionais abordam os temas meio ambiente e seres vivos à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa, a partir da seleção de produtos educacionais presentes no portal eduCAPES. A busca foi realizada por meio da ferramenta BUSCAd e foram identificados a priori 160 trabalhos, entre os anos de 2013 a 2023. Verificamos que a partir do ano de 2019, temos o maior número de publicações a respeito da temática Meio Ambiente e Seres Vivos, associadas a Teoria da Aprendizagem Significativa. Quatro categorias foram elencadas para a análise dos trabalhos predominantes na educação básica: os anos de publicação, as etapas da Educação Básica, as palavras-chave, as áreas e os recursos educacionais da TAS. Foram observadas diferentes estratégias de intervenção com maior prevalência de sequências didáticas abrangentes e não necessariamente alinhadas às Unidades de Ensino Potencialmente Significativa, além da ausência do uso de diagramas V. Outras áreas do conhecimento foram identificadas, como como Ciências Humanas e Ciências Exatas, que abordam a temática meio ambiente, além da área das Ciências da Natureza.
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