HERPETOFAUNA NA EDUCACÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SOBRE ANFÍBIOS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2773Palavras-chave:
Ambiente, Ensino, ImportânciaResumo
Os anfíbios desempenham um papel crucial no equilíbrio ecológico, atuando como bioindicadores e controladores de populações de invertebrados. No entanto, a redução ou extinção desses animais pode causar impactos significativos nos ecossistemas. Apesar de sua relevância, o ensino sobre anfíbios ainda é negligenciado na educação básica, resultando em lacunas no conhecimento dos estudantes. Este estudo teve como objetivo analisar as percepções e as atitudes de alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, em relação aos anfíbios. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa, de abordagem quantitativa, realizada por meio de formulário virtual (Google Formulários) aplicado em escolas dos municípios de Araripe e Campos Sales, no Ceará, Brasil. Os resultados indicam que, embora os alunos tenham tido contato com o tema, ainda apresentam dificuldades em reconhecer os representantes do grupo, compreender sua importância ecológica e as funções que desempenham no ambiente. Verificou-se, também, que apenas 25% dos participantes relataram ter participado de aulas práticas, o que reforça a carência de metodologias ativas no ensino sobre anfíbios. Conclui-se que é essencial fortalecer esse conteúdo na educação básica, promovendo estratégias que favoreçam a aprendizagem significativa e contribuam para a formação de atitudes conscientes em relação à conservação da biodiversidade.
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