FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO MULTILETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2772

Palavras-chave:

Biologia, Residência Pedagógica, Multiletramento, Lembrança Estimulada, CTSA

Resumo

Este trabalho é resultado de um subprojeto do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido na Universidade de Pernambuco, no campus Mata Norte. Delineado a partir da perspectiva CTSA, o subprojeto se pautou na pluralidade temática, na diversidade de recursos e estratégias didáticas. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a formação docente em ciências biológicas, a partir de experiências vivenciadas por licenciandos, no âmbito do Programa Residência Pedagógica, na perspectiva do multiletramento. A construção dos dados envolveu a utilização do método Lembrança Estimulada (LE), vinculada às atividades desenvolvidas. Quatorze residentes participaram da pesquisa, por meio de formulário eletrônico. Os dados ressaltam o potencial do PRP na formação do multiletramento a partir das narrativas dos participantes. As atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto envolveram a elaboração de diferentes textos e diversos recursos didáticos para o ensino de biologia. Assim, destacamos o papel do PRP em oportunizar aos licenciandos em ciências biológicas a vivência de trabalho colaborativo no contexto da prática pedagógica.

Referências

ANECLETO, Ú. C.; OLIVEIRA, M. dos S. Tecnologias digitais, pedagogia dos multiletramentos e formação de professor: caminhos da pesquisa colaborativa. In: I Seminário de Multiletramento, Educação e tecnologias, EDUFPA, Salvador, 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70, 2006.

BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Ministério da Educação. Brasília. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file>. Acesso em 03 de mar. de 2024.

CARVALHO, A. M. P. de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo, Cengage Learning, 2017.

CASTRO, K. da S.; LOPES, C. L. dos S.; SILVA, W. M.; SOARES, K. S. A.; NUNES, A. N. R.; CASTRO, I. F. de A. Pedagogical residency and teacher training in times of pandemic: challenges and perspectives from the perspective of undergraduates. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 13, p. e69101320707, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i13.20707. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20707.

COSTA, C. R. da; FERREIRA, R. da S. Revisão Sistemática sobre Letramento Digital na Formação de Professores: desafios e possibilidades. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31, 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 282-291. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.282.

COSTA, J. S.; CARNEIRO-LEÃO, A. N. A.; Campanha sanitária e educação em ciências para a saúde: construção de sentidos sobre impresso para o combate a transmissão não vetorial do zika vírus. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, p. e12453, 2020.

DAHMER, A. L.; WIRZBICKI, S. M. A linguagem multimodal no ensino de ciências. Simpósio de Pós-Graduação do Sul do Brasil, v. 1, 2021.

FARIA, S. L. B. de; SILVA, R. R. da. Clube de Ciências: uma aventura científica na escola. Editora Dialética, 2022.

FEITOSA, A. F.; GEGLIO, P. C.; CAMAROTTI, M. F.; ZÁRATE, E. L. P. Programa residência pedagógica na formação inicial e continuada de professores: reflexões acerca de sua operacionalização. Em Aberto, Brasília, v. 35, n. 115, p. 111-123, set./dez. 2022.

FERRAZ, O. (org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: Edufba, 2019.

FERREIRA, S. P. Afetividade e aprendizagem: reflexões sobre a relação professor-aluno. In: SILVA, T. C da; SIMÕES, E. S. (org.). Ensaios acadêmicos sobre educação: pesquisas e trajetórias. Porto Alegre: Mundo Acadêmico, 2021.

FLORES, M. Formação de professores: questões críticas e desafios a considerar. In: GREGÓRIO, Maria; FERREIRA, Sílvia (org.). Formação inicial de professores. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2015.

GOMES, A. S. A.; ALMEIDA, A. C. P. C. de. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 12, n. 24, p. 53-72, 2016.

LOURENÇO, A. B.; MICHALISKI, L. F.; WEINBERGER, A.; QUEIROZ, S. L. Lembrança estimulada no desenvolvimento da prática reflexiva de Licenciandos em Química sobre argumentação. Quimica Nova na Escola, v. 43, n. 1, p. 129-140, 2021.

MAESTRELLI, S. G.; LORENZETTI, L. A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para o exercício da cidadania. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, p. 14-57, 2021.

MAFRA, G. M.; BARROS, E. M. D. de. A pedagogia dos multiletramentos: intersecções entre abordagens didáticas, processos de conhecimento e design em materiais didáticos. Multiletramentos em teoria e prática: desafios para a escola de hoje. Campinas: Pontes Editores, v. 2, p. 1-1, 2023.

MARTINS, I. P. Revisitando orientações CTS| CTSA na educação e no ensino das ciências. APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 13-29, 2020.

NOGUERA-RAMÍREZ, C. E.; MARÍN-DÍAZ, D. L. Saberes, normas e sujeitos: questões sobre a prática pedagógica. Educar em Revista, v. 33, n. 66, p. 37-56, 2017.

OLIVEIRA, L. M.; CARVALHO, D. F. O método da lembrança estimulada como uma ferramenta de investigação sobre a visita escolar no museu de biodiversidade do cerrado. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 3, p. 151-163, 2015.

QUEIROZ, H. J. N.; TAVARES, M. de L. O estudo do corpo humano numa perspectiva multimodal em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. In: XII Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências – XII ENPEC, 2019, Rio Grande do Norte: Realize, 2019.

RAMALHO, A. D.; SANTOS, L. F. M.; SANTANA, E. R. B.; FRANÇA, S. B. Fake news envolvendo soros e vacinas: a utilização de infográfico enquanto recurso didático na erem joaquim olavo, carpina - pe. In: Tarcia Silva; Ernani Martins. (Org.). A Formação inicial de professores no contexto do programa residência pedagógica e seus desafios em tempos de pandemia. 1ed. Recife: ADUPE, 2023.

RANGEL, M.; RODRIGUES, J. do N.; MOCARZEL, M. Fundamentos e princípios das opções metodológicas: Metodologias quantitativas e procedimentos quali-quantitativos de pesquisa. Omnia, v. 8, n. 2, p. 5-11, 2018.

ROJO, R. H. R.; KARLO-GOMES, G.; SILVA, A. M. dos S. H. da. Multiletramentos na escola: uma entrevista com Roxane Rojo. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p. e199822, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1998. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1998. Acesso em: 31 maio. 2024.

SALGUEIRO, B. A.; COSTA, F.; CAVALCANTI, T. C.; SANTOS, L. C.; ALCANTARA, Y, A. Aspectos Multimodais presentes em vídeo-aula sobre a respiração humana. In: XI Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências – XI Enpec, 6., 2017, Florianópolis: Realize, 2017.

SANTOS, D. M. dos; MATOS, A. S. (Multi)letramento e múltiplas inteligências: uma proposta de sequência didática para professores de língua inglesa. Open Minds International Journal, v. 5, n. 1, p. 20–35, 2024. DOI: 10.47180/omij.v5i1.281. Disponível em: https://openminds.emnuvens.com.br/openminds/article/view/281. Acesso em: 30 maio. 2024.

SILVA, D. C. da; FRANÇA, S. B. de. Alfabetização científica e enfoque CTSA: abordando transgênicos no ensino fundamental. Revista de Ensino de Biologia da Sbenbio, [S.L.], v. 16, n. 9, p. 1211-1232, 11 dez. 2023. Revista de Ensino de Biologia. http://dx.doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1095.

SILVA, D. de M. Criação de videoaulas como prática de multiletramento digital. Orientador: José Rogério Santana. 2021. 56 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.

SILVA, J. B. DA; MASSARANI, L. M. Memórias da experiência de visitantes no Museu da Natureza (Piauí): um estudo dois anos após a visita. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 31, p. 13, 2023.

SILVA, O. S. F.; ANECLETO, Ú. C.; SANTOS, S. P. N. dos. Educação, formação docente e multiletramentos: articulando projetos de pesquisa-formação. Educação e Pesquisa., São Paulo, v. 47, 2021.

SILVA, R. N. K. da. O perfil necessário ao professor frente à influência da cibercultura no contexto educacional. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 103-118, 2020.

SOUSA, F.; BERBAT, M. da C.; BARROS, Vi. F. A. Formação de professores no contexto da cibercultura. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 11, n. 4, p. 533-542, 2018.

TEIXEIRA, L. R. de A.; DIAS, G. R. M. A experiência de uma escola da rede de ensino do Rio de Janeiro: roteiro de implementação de um clube de ciências como ferramenta de educação científica. REnBio, v. 14, n. 2, p. 727-747, 2021.

Downloads

Publicado

2025-01-13

Como Citar

Silva, D. C. da, Rosa, M. I. da S., & França, S. B. de. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO MULTILETRAMENTO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162772. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2772

Edição

Seção

Artigo Científico