FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO MULTILETRAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2772Palavras-chave:
Biologia, Residência Pedagógica, Multiletramento, Lembrança Estimulada, CTSAResumo
Este trabalho é resultado de um subprojeto do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido na Universidade de Pernambuco, no campus Mata Norte. Delineado a partir da perspectiva CTSA, o subprojeto se pautou na pluralidade temática, na diversidade de recursos e estratégias didáticas. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de refletir sobre a formação docente em ciências biológicas, a partir de experiências vivenciadas por licenciandos, no âmbito do Programa Residência Pedagógica, na perspectiva do multiletramento. A construção dos dados envolveu a utilização do método Lembrança Estimulada (LE), vinculada às atividades desenvolvidas. Quatorze residentes participaram da pesquisa, por meio de formulário eletrônico. Os dados ressaltam o potencial do PRP na formação do multiletramento a partir das narrativas dos participantes. As atividades desenvolvidas no âmbito do subprojeto envolveram a elaboração de diferentes textos e diversos recursos didáticos para o ensino de biologia. Assim, destacamos o papel do PRP em oportunizar aos licenciandos em ciências biológicas a vivência de trabalho colaborativo no contexto da prática pedagógica.
Referências
ANECLETO, Ú. C.; OLIVEIRA, M. dos S. Tecnologias digitais, pedagogia dos multiletramentos e formação de professor: caminhos da pesquisa colaborativa. In: I Seminário de Multiletramento, Educação e tecnologias, EDUFPA, Salvador, 2019.
BARDIN, L. Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70, 2006.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Ministério da Educação. Brasília. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file>. Acesso em 03 de mar. de 2024.
CARVALHO, A. M. P. de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo, Cengage Learning, 2017.
CASTRO, K. da S.; LOPES, C. L. dos S.; SILVA, W. M.; SOARES, K. S. A.; NUNES, A. N. R.; CASTRO, I. F. de A. Pedagogical residency and teacher training in times of pandemic: challenges and perspectives from the perspective of undergraduates. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 13, p. e69101320707, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i13.20707. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20707.
COSTA, C. R. da; FERREIRA, R. da S. Revisão Sistemática sobre Letramento Digital na Formação de Professores: desafios e possibilidades. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31, 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 282-291. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.282.
COSTA, J. S.; CARNEIRO-LEÃO, A. N. A.; Campanha sanitária e educação em ciências para a saúde: construção de sentidos sobre impresso para o combate a transmissão não vetorial do zika vírus. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 22, p. e12453, 2020.
DAHMER, A. L.; WIRZBICKI, S. M. A linguagem multimodal no ensino de ciências. Simpósio de Pós-Graduação do Sul do Brasil, v. 1, 2021.
FARIA, S. L. B. de; SILVA, R. R. da. Clube de Ciências: uma aventura científica na escola. Editora Dialética, 2022.
FEITOSA, A. F.; GEGLIO, P. C.; CAMAROTTI, M. F.; ZÁRATE, E. L. P. Programa residência pedagógica na formação inicial e continuada de professores: reflexões acerca de sua operacionalização. Em Aberto, Brasília, v. 35, n. 115, p. 111-123, set./dez. 2022.
FERRAZ, O. (org.). Educação, (multi)letramentos e tecnologias: tecendo redes de conhecimento sobre letramentos, cultura digital, ensino e aprendizagem na cibercultura. Salvador: Edufba, 2019.
FERREIRA, S. P. Afetividade e aprendizagem: reflexões sobre a relação professor-aluno. In: SILVA, T. C da; SIMÕES, E. S. (org.). Ensaios acadêmicos sobre educação: pesquisas e trajetórias. Porto Alegre: Mundo Acadêmico, 2021.
FLORES, M. Formação de professores: questões críticas e desafios a considerar. In: GREGÓRIO, Maria; FERREIRA, Sílvia (org.). Formação inicial de professores. Lisboa: Conselho Nacional de Educação, 2015.
GOMES, A. S. A.; ALMEIDA, A. C. P. C. de. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 12, n. 24, p. 53-72, 2016.
LOURENÇO, A. B.; MICHALISKI, L. F.; WEINBERGER, A.; QUEIROZ, S. L. Lembrança estimulada no desenvolvimento da prática reflexiva de Licenciandos em Química sobre argumentação. Quimica Nova na Escola, v. 43, n. 1, p. 129-140, 2021.
MAESTRELLI, S. G.; LORENZETTI, L. A abordagem CTSA nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições para o exercício da cidadania. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 4, n. 1, p. 14-57, 2021.
MAFRA, G. M.; BARROS, E. M. D. de. A pedagogia dos multiletramentos: intersecções entre abordagens didáticas, processos de conhecimento e design em materiais didáticos. Multiletramentos em teoria e prática: desafios para a escola de hoje. Campinas: Pontes Editores, v. 2, p. 1-1, 2023.
MARTINS, I. P. Revisitando orientações CTS| CTSA na educação e no ensino das ciências. APEduC Revista-Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, v. 1, n. 1, p. 13-29, 2020.
NOGUERA-RAMÍREZ, C. E.; MARÍN-DÍAZ, D. L. Saberes, normas e sujeitos: questões sobre a prática pedagógica. Educar em Revista, v. 33, n. 66, p. 37-56, 2017.
OLIVEIRA, L. M.; CARVALHO, D. F. O método da lembrança estimulada como uma ferramenta de investigação sobre a visita escolar no museu de biodiversidade do cerrado. Investigações em Ensino de Ciências, v. 20, n. 3, p. 151-163, 2015.
QUEIROZ, H. J. N.; TAVARES, M. de L. O estudo do corpo humano numa perspectiva multimodal em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. In: XII Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências – XII ENPEC, 2019, Rio Grande do Norte: Realize, 2019.
RAMALHO, A. D.; SANTOS, L. F. M.; SANTANA, E. R. B.; FRANÇA, S. B. Fake news envolvendo soros e vacinas: a utilização de infográfico enquanto recurso didático na erem joaquim olavo, carpina - pe. In: Tarcia Silva; Ernani Martins. (Org.). A Formação inicial de professores no contexto do programa residência pedagógica e seus desafios em tempos de pandemia. 1ed. Recife: ADUPE, 2023.
RANGEL, M.; RODRIGUES, J. do N.; MOCARZEL, M. Fundamentos e princípios das opções metodológicas: Metodologias quantitativas e procedimentos quali-quantitativos de pesquisa. Omnia, v. 8, n. 2, p. 5-11, 2018.
ROJO, R. H. R.; KARLO-GOMES, G.; SILVA, A. M. dos S. H. da. Multiletramentos na escola: uma entrevista com Roxane Rojo. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, v. 8, p. e199822, 2022. DOI: 10.31417/educitec.v8.1998. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1998. Acesso em: 31 maio. 2024.
SALGUEIRO, B. A.; COSTA, F.; CAVALCANTI, T. C.; SANTOS, L. C.; ALCANTARA, Y, A. Aspectos Multimodais presentes em vídeo-aula sobre a respiração humana. In: XI Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências – XI Enpec, 6., 2017, Florianópolis: Realize, 2017.
SANTOS, D. M. dos; MATOS, A. S. (Multi)letramento e múltiplas inteligências: uma proposta de sequência didática para professores de língua inglesa. Open Minds International Journal, v. 5, n. 1, p. 20–35, 2024. DOI: 10.47180/omij.v5i1.281. Disponível em: https://openminds.emnuvens.com.br/openminds/article/view/281. Acesso em: 30 maio. 2024.
SILVA, D. C. da; FRANÇA, S. B. de. Alfabetização científica e enfoque CTSA: abordando transgênicos no ensino fundamental. Revista de Ensino de Biologia da Sbenbio, [S.L.], v. 16, n. 9, p. 1211-1232, 11 dez. 2023. Revista de Ensino de Biologia. http://dx.doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1095.
SILVA, D. de M. Criação de videoaulas como prática de multiletramento digital. Orientador: José Rogério Santana. 2021. 56 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
SILVA, J. B. DA; MASSARANI, L. M. Memórias da experiência de visitantes no Museu da Natureza (Piauí): um estudo dois anos após a visita. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, v. 31, p. 13, 2023.
SILVA, O. S. F.; ANECLETO, Ú. C.; SANTOS, S. P. N. dos. Educação, formação docente e multiletramentos: articulando projetos de pesquisa-formação. Educação e Pesquisa., São Paulo, v. 47, 2021.
SILVA, R. N. K. da. O perfil necessário ao professor frente à influência da cibercultura no contexto educacional. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 103-118, 2020.
SOUSA, F.; BERBAT, M. da C.; BARROS, Vi. F. A. Formação de professores no contexto da cibercultura. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 11, n. 4, p. 533-542, 2018.
TEIXEIRA, L. R. de A.; DIAS, G. R. M. A experiência de uma escola da rede de ensino do Rio de Janeiro: roteiro de implementação de um clube de ciências como ferramenta de educação científica. REnBio, v. 14, n. 2, p. 727-747, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dayane Cândido da Silva, Maria Izabella da Silva Rosa, Suzane Bezerra de França

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).