PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2770Palavras-chave:
Robótica Educativa, Pensamento Computacional, Metodologia Ativa, Educação ProfissionalResumo
A crescente integração de novas tecnologias na educação e a necessidade de preparar alunos e futuros profissionais destacam a importância de reformular a abordagem tradicional de ensino. A Robótica Educacional surge como uma ferramenta fundamental para promover o desenvolvimento integral dos indivíduos, enfatizando a formação de sujeitos criativos, críticos e colaborativos, capazes de resolver problemas complexos. A integração da Robótica Educacional direcionada ao Pensamento Computacional além de potencializar a primeira, se torna um avanço significativo nos processos de ensino e aprendizagem, desde que os educadores compreendam seu potencial e estejam capacitados. A incorporação de práticas inovadoras, como a sala de aula invertida, na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pode aprimorar substancialmente o processo educacional. Este trabalho visou promover a Robótica Educacional como ferramenta de apoio para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na atuação dos professores da EPT, usando de uma abordagem qualitativa intermediada pela pesquisa-ação e análise descritiva, resultou na criação de um e-book. A pesquisa envolveu 22 participantes, incluindo professores de diversas áreas e alunos da EPT. Os resultados destacam o papel da codificação em bloco, com o uso do simulador Tinkercad, e dos programas Scratch e PictoBlox, como metodologias ativas e práticas interdisciplinares. A participação dos alunos e professores da EPT foi enriquecedora. As oficinas envolvendo a temática promoveram o engajamento, a reconstrução de saberes, o divertimento e a colaboração mútua.
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