PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2770

Palavras-chave:

Robótica Educativa, Pensamento Computacional, Metodologia Ativa, Educação Profissional

Resumo

A crescente integração de novas tecnologias na educação e a necessidade de preparar alunos e futuros profissionais destacam a importância de reformular a abordagem tradicional de ensino. A Robótica Educacional surge como uma ferramenta fundamental para promover o desenvolvimento integral dos indivíduos, enfatizando a formação de sujeitos criativos, críticos e colaborativos, capazes de resolver problemas complexos. A integração da Robótica Educacional direcionada ao Pensamento Computacional além de potencializar a primeira, se torna um avanço significativo nos processos de ensino e aprendizagem, desde que os educadores compreendam seu potencial e estejam capacitados. A incorporação de práticas inovadoras, como a sala de aula invertida, na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pode aprimorar substancialmente o processo educacional. Este trabalho visou promover a Robótica Educacional como ferramenta de apoio para o desenvolvimento do Pensamento Computacional na atuação dos professores da EPT, usando de uma abordagem qualitativa intermediada pela pesquisa-ação e análise descritiva, resultou na criação de um e-book. A pesquisa envolveu 22 participantes, incluindo professores de diversas áreas e alunos da EPT. Os resultados destacam o papel da codificação em bloco, com o uso do simulador Tinkercad, e dos programas Scratch e PictoBlox, como metodologias ativas e práticas interdisciplinares. A participação dos alunos e professores da EPT foi enriquecedora. As oficinas envolvendo a temática promoveram o engajamento, a reconstrução de saberes, o divertimento e a colaboração mútua.

Referências

ALMENDÁREZ, J. M. F. Modelos pedagógicos asociados a la robótica educativa. In: FERNÁNDEZ, M. O. G. Robótica Educativa: Una perspectiva didáctica en el aula. Universidade de Guadalajara - Centro Universitario de los Altos (CUALTOS). [S.l.: s.n.]: ago. 2021.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. 226f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Porto Alegre, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 04 jun. 2024.

CAMPOS, F. R. Robótica educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 4, p. 2108-2121, out./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8778/6944. Acesso em: 08 jun. 2024.

FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

GAYTÁN, P. H. Antecedentes y fundamentos de la robótica educativa. In: FERNÁNDEZ, M. O. G. Robótica Educativa: Una perspectiva didáctica en el aula. Universidade de Guadalajara - Centro Universitario de los Altos (CUALTOS). [S.l.: s.n.]: ago. 2021.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. [Tradução de Maria Cristina Gularte Monteiro; revisão técnica de Adolfo Tanzi Neto, Lilian Bacich]. Porto Alegre: Penso, 2015. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788584290451/. Acesso em: 04 jun. 2024.

LIMA, G. J.; TAVARES, C. V. F.; SILVA, A. M. A inserção da robótica na sala de aula como potencializadora do trabalho transdisciplinar. In: CIET: ENPED. 2018. São Carlos. Anais... São Carlos, maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/527. Acesso em: 02 jun. 2024.

LUZ, M. F.; FRANCISCO, C. S.; FRANCO, M. E. Robótica Pedagógica Aplicada ao Ensino-Aprendizagem de Programação de Computadores no Ensino Médio. In: COMPUTER ON THE BEACH. 2019. Florianópolis, SC. Anais... Florianópolis: Universidade do Vale do Itajaí, 2019. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/acotb/article/view/14317. Acesso em: 07 jun. 2024.

MEDEIROS, L. F.; WÜNSCH, L. P. Ensino de programação em robótica com Arduino para alunos do ensino fundamental: relato de experiência. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 456 - 480, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i2.8701. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8701. Acesso em: 7 jun. 2024.

MORAN, J. Metodologias ativas e modelos híbridos na educação. Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento, p. 25–35, 2017.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. Souza; MORALES, O. E. T. (org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG/PROEX, 2015. p. 15-33. (Coleção Mídias Contemporâneas, v. 2). E-book. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em: 01 jun. 2024.

MOTTA, M. S.; GURCZAKOSKI, R. B.; TEÓFILO, F. M. Robótica educacional e a proposta interdisciplinar para a educação básica: um mapeamento sistemático. Cenas Educacionais, v. 7, p. e16281-e16281, 2024. DOI: 10.5281/zenodo.13785863. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16281. Acesso em: 17 abr. 2025.

OLIVEIRA, A. C. Influência da robótica no processo de ensino-aprendizagem de crianças. In: MESQUITA, B. D. R. Robótica educacional no Brasil. Ananindeua: Itacaiúnas, 2021, p. 114: PDF. (Estudos Acadêmicos; v.5).

PANCIERI, J. P.; PORTO, B.; OLIVEIRA, M. G. de; BATTESTIN, V. A Sala de Aula Invertida Ressignificada no Contexto do Ensino Remoto de Robótica para Formação de Professores. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S. l.], v. 29, p. 440–455, 2021. DOI: 10.5753/rbie.2021.29.0.440. Disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/rbie/article/view/2979. Acesso em: 01 jun. 2024.

PASQUAL JÚNIOR, P.; OLIVEIRA, S. Pensamento computacional: uma proposta de oficina para a formação de professores. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 62–71, 2019. DOI: 10.22456/1679-1916.95707. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/95707. Acesso em: 05 jun. 2024.

PUSTILNIK, M. V. (org.) Robótica Educacional e Aprendizagem: o lúdico e o aprender fazendo em sala de aula. Curitiba: CRV, 2018.

RAMOS, M. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em:https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 05 jun. 2024.

RAMOS, M. N. História e Política da Educação Profissional. [recurso eletrônico]. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf. Acesso em: 01 jun. 2024.

SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 71-82, jan./abr. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/5qbJPVmkqkbqNMj8hGTXVBN/?utm_source=chatgpt.com. Acesso em: 1 abr. 2025.

SBC. Diretrizes para o Ensino de Computação na Educação Básica, 2019. Disponível em: https://www.sbc.org.br/educacao/diretrizes-para-ensino-de-computacao-naeducacao-basica. Acesso em: 05 jun. 2024.

SILVA, A. S. A robótica educacional como possibilidade para o ensino de conceitos de lógica de programação. 2019. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Exatas, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 28 fev. 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2525. Acesso em: 07 jun. 2024.

VICARI, R. M.; MOREIRA, A.; MENEZES, P. B. Pensamento Computacional: revisão bibliográfica. UFRGS/MEC TED 676559/SAIFI – Avaliação de Tecnologias Educacionais. v.2, 2018.

WING, J. M. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33–35, 2006.

ZANETTI, H. A. P.; BORGES, M. A. F.; LEAL, V. C. G.; MATSUZAKI, I. Y. Proposta de ensino de programação para crianças com scratch e pensamento computacional. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento. Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 43–58, 2017. DOI: 10.20396/tsc.v4i1.14484. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/view/14484. Acesso em: 6 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2025-04-28

Como Citar

Cardoso, C. . C., Santos, T. V. dos, & Mendonça Neto, V. dos S. (2025). PENSAMENTO COMPUTACIONAL E ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162770. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2770

Edição

Seção

Artigo Científico