EUREKA! O ENSINO DE BIOLOGIA POR INVESTIGAÇÃO: PROTAGONISMO ESTUDANTIL NA CONSTRUÇÃO DE SABERES
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2765Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem; protagonismo; ensino investigativo; método científico e biologia.Resumo
A escola é responsável por promover a construção do saber sistematizado e gerar conhecimento transformador, buscando ampliar a visão de mundo dos estudantes. A escola tem como objetivo fomentar a curiosidade e a postura indagativa dos alunos, sendo o espaço onde se engendram novas diferenças e demandas. Diante desse contexto, o presente estudo delineou-se sobre a questão norteadora: quais as contribuições do Ensino por Investigação nas aulas de Biologia? Portanto, objetivou-se dessa forma, elaborar, aplicar e analisar um projeto de Ensino por Investigação para as aulas de Biologia. Enquanto objetivos específicos, buscou-se descrever sobre o Ensino por Investigação; analisar a sua eficiência na prática e demonstrar as contribuições no processo de ensino e aprendizagem. O projeto "Eureka! O Ensino de Biologia por Investigação: Protagonismo Estudantil na Construção de Saberes" foi elaborado com o intuito de melhorar o rendimento escolar dos alunos e sanar as dificuldades de aprendizagem. Utilizando o ensino por investigação, os estudantes são estimulados a serem protagonistas na construção do conhecimento científico, desenvolvendo o pensamento crítico e a autonomia. O ensino de biologia por investigação busca contextualizar os temas no cotidiano dos alunos, estimulando a busca por respostas e a construção de hipóteses. O ensino por investigação envolve o uso de conhecimentos prévios dos alunos, formulação de hipóteses, pesquisa e construção de explicações, proporcionando o desenvolvimento de competências relacionadas ao método científico. O projeto visou despertar o interesse dos alunos em aprender, promovendo a construção do conhecimento em biologia de forma prazerosa e estimulando a curiosidade e a criatividade. A aula de biologia por investigação é centrada na construção de hipóteses para resolver situações-problema, incentivando a reflexão e discussão sobre os conteúdos. Conclui-se, portanto, que, o projeto demonstrou a potencialidade do ensino por investigação para problematizar os conteúdos programáticos e contribuiu para o ensino-aprendizagem. A utilização de atividades investigativas ajudou os estudantes a participarem ativamente de seu processo de aprendizagem e a compreenderem os conceitos de forma significativa. O ensino de ciências, especialmente biologia, deve ser prazeroso e contextualizado, para envolver os alunos na construção do conhecimento.
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