SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE EFEITOS DA LUZ NOS MATERIAIS: PRODUÇÃO E VALIDAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2758

Palavras-chave:

ensino de física, luz, cores, sequência de ensino investigativo, anos iniciais

Resumo

Este trabalho busca discutir a temática do efeito da luz nos materiais para 3º ano do Ensino Fundamental por meio do desenvolvimento e validação de uma Sequência de Ensino Investigativo - SEI, abordando os conteúdos do efeito da luz nos materiais, uma vez que a Base Nacional Comum Curricular apresenta esse tema como um dos objetos de conhecimento da unidade temática Matéria e Energia do 3º ano do EF. A presente pesquisa apresenta caráter qualitativo e se caracteriza por ser empírica, subjetiva e possibilitar ao pesquisador interpretar a fala dos entrevistados. Como objetivo de pesquisa buscamos realizar a proposição e validação de uma atividade didática de natureza investigativa para ensino de luz e cores nos anos iniciais do ensino fundamental. Para validação, a sequência de ensino desenvolvida foi aplicada com 18 alunos de uma turma do 8° período do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários. Os dados dos questionários foram analisados e os resultados evidenciaram que a sequência de ensino investigativo elaborada se mostrou como uma ótima ferramenta para o ensino de ciências, na turma em questão, e que o método de ensino investigativo estimula a curiosidade, os questionamentos e a interação com a turma.

Biografia do Autor

Thais da Silva Angelo , Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - 2024. Atuou como monitora de física na Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Tem experiência na área de educação nos anos iniciais participando de um projeto de ensino de português e matemática da Prefeitura do Município de Maceió, Estado de Alagoas.

Alana Priscila Lima de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino no polo da Universidade Federal de Alagoas - RENOEN/UFAL, com área de concentração em Ensino, Currículo e Processos de Ensino-Aprendizagem. Possui Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (2013) e licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas (2004) com especialização em Psicopedagogia Institucional (2007). Atuou como Gestora Adjunta na Escola Estadual Ana Lins.  Atualmente exerce a função de Técnica de Inovação e Tecnologia da Educação na 2 Gerência Especial de Educação da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, onde organiza e ministra formações para professores da rede estadual de ensino juntamente com a equipe de técnicos das demais GEE. É integrante do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Ciências (GPFPEC- UFAL).

Elton Casado Fireman , Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Física-Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (1995), mestrado em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e doutorado em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Alagoas, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Brasileira e de Ensino de Ciências e Matemática, orientando alunos de mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Ciências para os Anos Iniciais, pautados na Alfabetização Científica e no Ensino por Investigação, e na Formação de Professores para o Ensino de Ciências, desenvolve, também, estudos que envolvem a prática do professor com o uso de TIC e de outras ferramentas didático-pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática.

Referências

AZEVEDO, Lidiany Bezerra; FIREMAN, Elton Casado. Sequência de ensino investigativa: problematizando aulas de ciências nos anos iniciais com conteúdos de eletricidade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 143-161, 2017. Disponível em: 10.26843/rencima.v8i2.1223. Acesso em 20 de out. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BRITO, Liliane Oliveira de. Proposição de atividades investigativas: alguns elementos envolvidos no processo. In: LIRA, Tatiane Hilário de. FIREMAN, Elton Casado. (org.). Ensino de ciências para os anos iniciais: teorias e práticas. Maceió-AL: Editora Oliver, 2021. cap. 2, p. 35-36.

BRITO, Liliane Oliveira de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 1, p. 123-146, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172016180107. Acesso em: 12 de out. 2023.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; SASSERON, Lucia Helena. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores. Estudos Avançados, v. 32, p. 43-55, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0004. Acesso em: 13 dez. 2023.

CIAFLONE, Norma Cassares; MOREIRA, Yara Lígia Petrella Mello. Influência da radiação de luz sobre acervos museológicos. Anais do Museu Paulista, n. 8-9, p. 177-192, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/273/27300906.pdf. Acesso em: 5 mai. 2024.

CONJO, Manuel Pastor Francisco; CHICHANGO, David Benjamim; SOUZA, Paulo de Paula e. Metodologia de Investigação Científica Aplicada À Gestão Ambiental: Um Estudo Sobre As Abordagens Qualitativa e Quantitativa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 34–50, 2022. Disponível em: 10.51891/rease.v8i1.3722. Acesso em: 13 nov. 2023.

KRAISIG, A. R. A temática "Cores" no ensino de Química". Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6703. Acesso em 09 de outubro de 2023.

MARTINS, Roberto de Andrade; SILVA, Cibelle Celestino. As pesquisas de Newton sobre a luz: Uma visão histórica. Revista Brasileira de Ensino de Física. Oct-Dec, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11173731817. Acesso em 09 de outubro de 2023.

MELLO, Vera Lucia Martins de. Instrumentação para o Ensino de Física IV. Universidade Federal de Sergipe - UFS, São Cristóvão, 2012. Disponível em: <https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/15095815102012Intrumentacao_para_o_Ensino_de_Fisica_IV_Aula_10.pdf>. Acesso em 09 de outubro de 2023.

NASCIMENTO, Cláudia; BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição. O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: lendo e escrevendo histórias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4043. Acesso em: 25 mai. 2021.

PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. São Paulo: Editora Senac, 2022.

PERUZZI, Sarah Luchese; FONFONKA, Luciana. A importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento: a visão dos professores das ciências da natureza. Educação Ambiental em Ação, n°47, 2021. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1754. Acesso em: 17 set. 2023.

ROELL, Josiane Valéria Fritzen. Sequência de ensino investigativa: tratamento de água. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville, 2019. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559543. Acesso em: 13 dez. 2023.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, p. 49-67, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04. Acesso em: 5 mai. 2024.

SILVEIRA, Luciana Martha. Introdução à teoria da cor. 2. ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015.

SOLINO, Ana Paula; SASSERON, Lucia Helena. Investigando A Significação De Problemas Em Sequências De Ensino Investigativa. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 104–129, 2018. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/995. Acesso em: 5 nov. 2023.

Downloads

Publicado

2024-11-28

Como Citar

Angelo , T. da S., Oliveira, A. P. L. de, & Fireman , E. C. (2024). SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE EFEITOS DA LUZ NOS MATERIAIS: PRODUÇÃO E VALIDAÇÃO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152758 . https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2758

Edição

Seção

Produto Educacional