SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO SOBRE EFEITOS DA LUZ NOS MATERIAIS: PRODUÇÃO E VALIDAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2758Palavras-chave:
ensino de física, luz, cores, sequência de ensino investigativo, anos iniciaisResumo
Este trabalho busca discutir a temática do efeito da luz nos materiais para 3º ano do Ensino Fundamental por meio do desenvolvimento e validação de uma Sequência de Ensino Investigativo - SEI, abordando os conteúdos do efeito da luz nos materiais, uma vez que a Base Nacional Comum Curricular apresenta esse tema como um dos objetos de conhecimento da unidade temática Matéria e Energia do 3º ano do EF. A presente pesquisa apresenta caráter qualitativo e se caracteriza por ser empírica, subjetiva e possibilitar ao pesquisador interpretar a fala dos entrevistados. Como objetivo de pesquisa buscamos realizar a proposição e validação de uma atividade didática de natureza investigativa para ensino de luz e cores nos anos iniciais do ensino fundamental. Para validação, a sequência de ensino desenvolvida foi aplicada com 18 alunos de uma turma do 8° período do curso de pedagogia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários. Os dados dos questionários foram analisados e os resultados evidenciaram que a sequência de ensino investigativo elaborada se mostrou como uma ótima ferramenta para o ensino de ciências, na turma em questão, e que o método de ensino investigativo estimula a curiosidade, os questionamentos e a interação com a turma.
Referências
AZEVEDO, Lidiany Bezerra; FIREMAN, Elton Casado. Sequência de ensino investigativa: problematizando aulas de ciências nos anos iniciais com conteúdos de eletricidade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 143-161, 2017. Disponível em: 10.26843/rencima.v8i2.1223. Acesso em 20 de out. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.
BRITO, Liliane Oliveira de. Proposição de atividades investigativas: alguns elementos envolvidos no processo. In: LIRA, Tatiane Hilário de. FIREMAN, Elton Casado. (org.). Ensino de ciências para os anos iniciais: teorias e práticas. Maceió-AL: Editora Oliver, 2021. cap. 2, p. 35-36.
BRITO, Liliane Oliveira de; FIREMAN, Elton Casado. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para promoção da alfabetização científica nos primeiros anos do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 1, p. 123-146, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-21172016180107. Acesso em: 12 de out. 2023.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de. Ensino de ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa de; SASSERON, Lucia Helena. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores. Estudos Avançados, v. 32, p. 43-55, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0004. Acesso em: 13 dez. 2023.
CIAFLONE, Norma Cassares; MOREIRA, Yara Lígia Petrella Mello. Influência da radiação de luz sobre acervos museológicos. Anais do Museu Paulista, n. 8-9, p. 177-192, 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/273/27300906.pdf. Acesso em: 5 mai. 2024.
CONJO, Manuel Pastor Francisco; CHICHANGO, David Benjamim; SOUZA, Paulo de Paula e. Metodologia de Investigação Científica Aplicada À Gestão Ambiental: Um Estudo Sobre As Abordagens Qualitativa e Quantitativa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 34–50, 2022. Disponível em: 10.51891/rease.v8i1.3722. Acesso em: 13 nov. 2023.
KRAISIG, A. R. A temática "Cores" no ensino de Química". Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6703. Acesso em 09 de outubro de 2023.
MARTINS, Roberto de Andrade; SILVA, Cibelle Celestino. As pesquisas de Newton sobre a luz: Uma visão histórica. Revista Brasileira de Ensino de Física. Oct-Dec, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1806-11173731817. Acesso em 09 de outubro de 2023.
MELLO, Vera Lucia Martins de. Instrumentação para o Ensino de Física IV. Universidade Federal de Sergipe - UFS, São Cristóvão, 2012. Disponível em: <https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/15095815102012Intrumentacao_para_o_Ensino_de_Fisica_IV_Aula_10.pdf>. Acesso em 09 de outubro de 2023.
NASCIMENTO, Cláudia; BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição. O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: lendo e escrevendo histórias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4043. Acesso em: 25 mai. 2021.
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. São Paulo: Editora Senac, 2022.
PERUZZI, Sarah Luchese; FONFONKA, Luciana. A importância da aula prática para a construção significativa do conhecimento: a visão dos professores das ciências da natureza. Educação Ambiental em Ação, n°47, 2021. Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1754. Acesso em: 17 set. 2023.
ROELL, Josiane Valéria Fritzen. Sequência de ensino investigativa: tratamento de água. Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Joinville, 2019. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/559543. Acesso em: 13 dez. 2023.
SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, p. 49-67, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s04. Acesso em: 5 mai. 2024.
SILVEIRA, Luciana Martha. Introdução à teoria da cor. 2. ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015.
SOLINO, Ana Paula; SASSERON, Lucia Helena. Investigando A Significação De Problemas Em Sequências De Ensino Investigativa. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 104–129, 2018. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/995. Acesso em: 5 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thais da Silva Angelo , Alana Priscila Lima de Oliveira, Elton Casado Fireman

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).