ENERGIAS RENOVÁVEIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2749Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, ensino de ciências, Energia Limpa RenováveisResumo
O mundo tem voltado atenção para as inegáveis mudanças climáticas que vem enfrentando, especialmente acerca das medidas que devem ser postas em prática, diante da realidade tecnológica disponível. Um dos caminhos para tratar essa problemática passa pela implementação de energias renováveis em substituição ao uso de combustíveis fósseis. Tendo como princípio de que a educação deve ser delineada por princípios que conduzam a formação cidadã, capaz de intervir criticamente para a transformação da realidade, o presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar as percepções de estudantes do ensino médio, sobre energias renováveis, manifestadas durante o desenvolvimento de Sequência Didática (SD) associada a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual foi desenvolvida em uma escola pública de Campo Grande/MS. A pesquisa quanto a abordagem é qualitativa e do tipo intervenção pedagógica, os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários (inicial e final) e registros produzidos durante o processo de elucidação dos problemas. Os dados foram analisados conforme a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin. Com base nos resultados é possível inferir que os estudantes apresentaram indícios na apropriação de novos conhecimentos envolvidos no processo de geração de energia elétrica a partir de recursos renováveis, bem como, nas vantagens do uso de energias renováveis tanto em relação ao seu aspecto econômico quanto ambiental. Por fim, os estudantes foram protagonistas ao defenderem a adoção de determinada energia renovável na região escolhida, ao mesmo tempo, demonstraram criatividade, engajamento, colaboração e cooperação, durante todo o processo de elucidação dos problemas.
Referências
AIDOO, B.; BOATENG, S. K.; KISSI, P. S.; OFORI, I. Effect of Problem-Based Learning on Students Achievement in Chemistry. Journal of Education and Practice, v. 7, n. 33, p. 103-108, 2016. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1122651.pdf. Acesso em 12 mar. 2024.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOFF, S. O.; BOFF, V. A. Inovação tecnológica em energias renováveis no Brasil como imperativo da solidariedade intergeracional. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 282-302, 2017. DOI: 10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i2.16442. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/16442. Acesso em 15 maio 2024.
CRUZ, J. C.; ERICEIRA, T. B.; SILVA, M. C. P.; SANTOS, A. V. DOS; PORTO, E. C. P. Energia renovável e impactos ambientais: construindo conhecimento sobre energia eólica com os estudantes do Ensino Médio em uma disciplina eletiva. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.8, n.9, p.61510-61525,2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51874/38857. Acesso em: 23 maio de 2023.
DAMIANI, M. F.; ROCHEFORT, R. S.; CASTRO, R. F. DE; DARIZ, M. R.; PINHEIRO, S. S. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de Educação, n. 45, p. 57-67, 11. DOI: 10.15210/caduc.v0i45.3822. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/3822 . Acesso em 15 maio 2024.
FIGUEIREDO, E. A. Modernização do setor elétrico: redução da tarifa de energia e seus rebatimentos sobre o crescimento econômico regional, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – ipea, 2022. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11200/1/n_03_Modernizacao_Setor_Eletrico.pdf. Acesso em 14 de outubro de 2023.
FIGUEIROA, A. Trabalho experimental e aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo desenvolvido com futuros professores de Ciências. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 74-93, 2017. DOI: 10.35699/2237-5864.2017.2177. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2177 . Acesso em: 17 maio 2024.
GOMBRADE, R.; LONDERO, L. Percepções de Estudantes sobre Usinas Nucleares e o Resíduo Radioativo. Góndola Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias, v.17, n. 2, 2022. DOI: 10.14483/23464712.17810. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/17810 . Acesso em: 12 maio de 2023.
LEAL, D. S.; CABRAL, R. P. B.; PEREIRA, K. R. O.; CUTRIM, A. A. O uso do gás natural na geração termelétrica e os impactos causados pela pandemia. Anais do IV CONEPETRO E VI WEPETRO... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/75392 . Acesso em 02 abr. 2024.
LOPES, R. M.; SILVA FILHO, M. V.; ALVES, N. G. Aprendizagem baseada em problemas: aplicação no ensino médio e na formação de professores. 1. ed. Rio de Janeiro: Publiki, 2019. 198p.
LOPES, R. M.; SILVA FILHO, M. V.; MARSDEN, M.; ALVES, N. G. Aprendizagem baseada em problemas: uma experiência no ensino de química toxicológica. Química Nova, v. 34, n. 7, p. 1275–1280, 2011. DOI: 10.1590/S0100-40422011000700029. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/34bCNqzCmYmJ89w9kkdvNZr/# .Acesso em 15 maio 2024.
OLIVÁN-BLÁZQUEZ, B.; AGUILAR-LATORRE, A.; GASCÓN-SANTOS, S.; GÓMEZ-POYATO, M. J.; VALERO-ERRAZU, D.; MAGALLÓN-BOTAYA, R.; HEAH, R.; PORROCHE-ESCUDERO, A. Comparing the use of flipped classroom in combination with problem-based learning or with case-based learning for improving academic performance and satisfaction. Active Learning in Higher Education, v. 24, n. 3, p. 373-388, 2023. DOI:10.1177/14697874221081550.
OLIVEIRA, F. V.; CANDITO, V.; GUERRA, L.; CHITOLINA, M. R. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) articulada à formação inicial e continuada de professores de Química. Research, Society and Development, v. 9, n. 8, p. 1-19, 2020.
MAGALHÃES, P. P.; BIGHETTI, R. C.; LEGENDRE, A. O.; ZULIANI, S. R. Q. A. Sequências de ensino investigativas envolvendo CTSA: a biomassa como tema gerador do processo de aprendizagem de conceitos químicos. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 281-299, set./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/10923/pdf# .Acesso em 15 maio 2024.
NURIDDINOVNA, K. S.; MELIYEVNA, P. N. Características das Questões de Educação Ambiental em Avesto. Jornal Internacional de Descobertas e Inovações em Ciências Aplicadas, [S.l.], v.2, p. 69–72, 2022. Disponível em: https://www.openaccessjournals.eu/index.php/ijdias/article/view/1053. Acesso em: 16 maio. 2024.
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): Uma experiência no ensino superior. São Carlos: EdUFSCar, 2008.
RIBEIRO, D. C. A.; PASSOS, C. G.; SALGADO, T. D. M. A metodologia de resolução de problemas no ensino de ciências: as características de um problema eficaz. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 22, e24006, 2020. DOI: 10.1590/1983-21172020210137. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/zLKFmLPxRBPsCcR6qmHGFTB/#ModalHowcite . Acesso em 02 maio 2024.
SILVA, G. de A.; DAVID, P. B.; RIBEIRO, M. Aprendizagem baseada em problemas e a construção de problemas potencialmente eficazes no ensino de Química. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 9, p. e44511932116, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i9.32116. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/32116 . Acesso em 17 maio 2024.
UCHÔA, A. G.; DE FREITAS, J. P. B.; BARROS K. M. Consumo Sustentável: a emergência de um novo modelo de comportamento humano. Revista de Direito, Globalização e Responsabilidade nas Relações de Consumo, v. 8, n.1, p. 81-97, 2022. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/revistadgrc/article/view/8943/pdf . Acesso em 02 maio 2024.
VICHI, F. M.; MANSOR, M. T. C. Energia, meio ambiente e economia: o Brasil no contexto mundial. Química Nova, v. 32, n. 3, p. 757-767, 2009. DOI: 10.1590/S0100-40422009000300019.
VIEIRA, A. F. F.; RÊGO, A. N. Relato de campo: metodologias e práticas do ensino de Geografia na aula de campo. Revista Mutirõ. Folhetim de Geografias Agrárias do Sul, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 191–208, 2022. DOI: 10.51359/2675-3472.2022.254358. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/mutiro/article/view/254358 . Acesso em: 02 maio. 2024.
WANG, X., LIANG G. How to promote university students to innovative use renewable energy? an inquiry-based learning course model. Sustainability, v. 13, p. 1-19, 2021. DOI: 10.3390/su13031418.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Victor Hugo Silva, Daniele Correia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).