ENERGIAS RENOVÁVEIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2749

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, ensino de ciências, Energia Limpa Renováveis

Resumo

O mundo tem voltado atenção para as inegáveis mudanças climáticas que vem enfrentando, especialmente acerca das medidas que devem ser postas em prática, diante da realidade tecnológica disponível. Um dos caminhos para tratar essa problemática passa pela implementação de energias renováveis em substituição ao uso de combustíveis fósseis. Tendo como princípio de que a educação deve ser delineada por princípios que conduzam a formação cidadã, capaz de intervir criticamente para a transformação da realidade, o presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar as percepções de estudantes do ensino médio, sobre energias renováveis, manifestadas durante o desenvolvimento de Sequência Didática (SD) associada a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), a qual foi desenvolvida em uma escola pública de Campo Grande/MS. A pesquisa quanto a abordagem é qualitativa e do tipo intervenção pedagógica, os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários (inicial e final) e registros produzidos durante o processo de elucidação dos problemas. Os dados foram analisados conforme a metodologia de Análise de Conteúdo de Bardin. Com base nos resultados é possível inferir que os estudantes apresentaram indícios na apropriação de novos conhecimentos envolvidos no processo de geração de energia elétrica a partir de recursos renováveis, bem como, nas vantagens do uso de energias renováveis tanto em relação ao seu aspecto econômico quanto ambiental. Por fim, os estudantes foram protagonistas ao defenderem a adoção de determinada energia renovável na região escolhida, ao mesmo tempo, demonstraram criatividade, engajamento, colaboração e cooperação, durante todo o processo de elucidação dos problemas.

Biografia do Autor

Victor Hugo Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2022). Cursa Mestrado em Ensino de Ciências na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Participante do Grupo GEPEQC (Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação em Ciências e Química) INQUI/UFMS 

Daniele Correia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação em Ciências - Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2016). Mestre em Química - UFSM (2008). Possui graduação em Química Licenciatura - UFSM (2007). É professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS-Instituto de Química- campus Campo Grande desde 2016, trabalhando com diversas disciplinas de formação didático-pedagógica do Curso de Química Licenciatura. Tem experiência na área de ensino Química, e atua nas linhas: construção do conhecimento científico, Formação de Professores, Novas tecnologias para o ensino de química. Tem interesse pelos temas: utilização de temáticas nos processos de ensino e aprendizagem de Química; metodologias ativas; relações entre ensino e pesquisa; leitura e escrita; divulgação científica. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências/PPEC e do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional/PROFQUI. Orientadora do subprojeto Química/UFMS do programa Residência Pedagógica (2022-2024). É Líder do Grupo GEPEQC (Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação em Ciências e Química) INQUI/UFMS. 

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Publicado

2025-04-28

Como Citar

Silva, V. H., & Correia, D. (2025). ENERGIAS RENOVÁVEIS: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS . Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162749. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2749

Edição

Seção

Relato de Experiência