CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE A IMAGEM DO CIENTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2741

Palavras-chave:

Ciências da Natureza; Cientistas; Concepção; Estudantes; Imagem.

Resumo

Por vezes, são apresentadas concepções distorcidas sobre a imagem dos cientistas. O objetivo do presente estudo foi analisar a visão dos estudantes do curso de Ciências da Natureza acerca da imagem do cientista. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, os dados foram obtidos por meio de questionário do tipo misto aplicado a 36 estudantes do curso de ciências da natureza, adotou-se a análise de conteúdo para verificação dos dados. Os resultados corroboram com o estereótipo de o cientista ser uma pessoa do sexo masculino, de meia-idade, que usa óculos e jaleco, convive com a família e amigos e possui características psicológicas de loucura e desenvolve pesquisas. Foram considerados ainda os resultados relativamente à etnia, gênero, idade, local de nascimento onde os mesmos consecutivamente foram compostos por respostas como “qualquer um”, os alunos consideram ainda que a imagem do cientista retratada por filmes e séries é inadequada, ainda afirmam que o cientista não possui o dom de praticar a ciência e nem possui inteligência fornecida por seres divinos, além de que a visão que os brasileiros tem dos cientistas acaba influenciando no desenvolvimento da ciência no país. Diante dos resultados, ressalta-se a importância no desenvolvimento de estratégias voltadas para romper estereótipos acerca da imagem dos cientistas.

Biografia do Autor

Francisco Victor de Lima, Universidade Federal do Piauí

Estudante de Licenciatura em Ciências da Natureza pela UFPI.

Boniek Venceslau da Cruz Silva, Universidade Federal do Piauí

Licenciado em Física, Doutor e Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (modalidade Ensino de Física) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor da Universidade Federal do Piauí. Pesquisa sobre o uso de estratégias didáticas baseadas na História e Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências.

Referências

AZEVEDO, S.M.G; VIEGAS, V. Representações Sociais Sobre A Ciência, O Cientista E As Relações De Gênero Em Uma Perspectiva Social E Educacional. V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente Niterói/RJ, 2018.

BACCIN, B. A.; COUTINHO, R. X. O que é ciência? Concepções de licenciandos em ciências biológicas. Revista Ciências & Ideias, v. 9, n.2, p.60-80, 2018.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

BENASSI, C.B.P.; ENISWELER, K.C.; STRIEDER, D.M. Educação no Século XXI - Volume 48 – Práticas Pedagógicas. 1 ed. Belo Horizonte–MG: Poisson, 2019.

BREUNIG, E.T; AMARAL, A. S; GOLDSCHMIDT, A.I. História da ciência: revelando concepções fragmentadas a partir de imagens de cientistas. Amazônia Revista de Educação em Ciências e Matemática, v.15, n. 33, Jan-Jun 2019. p.134-150.

BUSKE, R. et al. A visão sobre cientistas e ciência presentes entre alunos do Ensino Fundamental. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 10, 2015, Águas de Lindóia – SP. Anais... Águas de Lindóia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015.

CARVALHO, V.B; MASSARANI, L. MACEDO-ROUET. Ciência, televisão e adolescentes: um estudo comparativo entre França e Brasil. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 45, e213888, 2019.

COLAGRANDE, E.A; AGNALDO ARROIO, A. A. Representações sociais sobre Ciência e cientista: importante discussão na formação de professores de Química. Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação Química – ReLAPEQ. v.2, n.1, p. 1-20, 2018.

CRUZ, L.D.L; GOMES, E.F. Estrelas além do tempo: debatendo gênero, raça e ciência em espaços educativos. REU, Sorocaba, SP, v. 44, n. 2, p. 211-226, dez. 2018.

DELABIO, F; PIAI CEDRAN, D; MORI, L; MICHELLAN KIORANIS, N. Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 3, p. 273-290, 3 mar. 2021.

FERNANDES, G.; RODRIGUES, A. F. C. Elaboração e validação de um instrumento de análise sobre o papel do cientista e a natureza da ciência e da tecnologia. Investigações em Ensino de Ciências, v. 23, n. 2, p. 256-290, 2018.

FREITAS, B. S. P. de. et al. Representações sobre cientistas entre estudantes em formação docente em biologia e química. Revista Metáfora Educacional, n. 21, p. 24-51, 2016.

GODOY A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

GOLDSCHMIDT, A. I. et al. Concepções Referentes à Ciência e aos Cientistas entre Alunos de Anos Iniciais e Alunos em Formação Docente. Contexto & Educação, Ijuí – RS, v. 29, n. 92, p. 132-164, 2014.

GUERRA, A; BRAGA, M; REIS, J. C. O. History, philosophy, and science in a social perspective: a pedagogical project. Science & Education, Dordrecht, v. 22, n. 6, p. 1485-1503, 2013.

JOÃO, K; DOURADO, L. A imagem dos cientistas no ensino secundário 1 angolano: um estudo com alunos de ciências. Rev. Int. de Pesq. em Didática das Ciências e Matemática (RevIn), Itapetininga, v. 3, e022005, p. 1-21, 2022.

MARTINS, C; CERQUEIRA, B.R.S; BELLANI, C. et al. A figura do cientista na visão de estudantes do ensino fundamental. Revista da SBEnBio – n. 7, p. 1068- 1079, 2014.

MARTINEZ, M. A imagem do cientista no imaginário contemporâneo: o caso do Instituto Royal. Rizoma, Santa Cruz do Sul, v. 4, n. 2, p. 122, dezembro, 2016.

MASSARANI, L. et al. O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia. Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT). Rio de Janeiro, p. 22. 2019.

MELO, W.V; BIANCHI, C.S. Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa. R. B. E. C. T., v. 8, n. 3, p. 43-59, 2015.

MEYER, C., GUENTHER, L. & JOUBERT, M. The Draw-a Scientist Test in Africa context: comparing students (stereotypical) images of scientists across university faculties. Research in Science & Technological Education, v. 37, n. 1, p. 1-14, 2018.

MINAYO, M. C. S. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, S. F.; GOMES, R.; MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Revista e atualizada. 25. ed. Petrópolis: Vozes. p. 9-29, 2007.

MOUL, R.A.T.M; ARAÚJO, M.R.P; SILVA, T.K.F. et al. A Natureza Da Ciência E Suas Contribuições Para O Ensino: Como Estudantes Da Educação Básica Veem Os Cientistas. Revista da SBEnBio. n. 9, p. 3866 – 3875, 2016.

MOUSINHO, S.P; SILVA, M.B; BRANDÃO, A.G. Imagem da Ciência e do Cientista: a visão de Estudantes no interior da Paraiba. III CONADU. Congresso nacional de educação. Universidade Estadual da Paraíba. 2016.

MUNDIM, M. C. B; WECHSLER, S. M.; ALMEIDA, L. S. Fatores Influenciantes na Excelência de Cientistas Brasileiros. Estud. pesqui. Psicol, v. 21, n. 2, p. 533-551, 2021.

NEGRÃO, F.C; ANDRADE, A.N; MORHY, P.E.D. O que é ser cientista para estudantes de pedagogia? Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 3, n. 7, p. 1-20, 2022.

OLIVEIRA, T. P. R. de. A percepção de ciência e a imagem do cientista de estudantes do ensino fundamental. 2022. Dissertação. (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, São Paulo, 2022.

PINHEIRO, I. G. et al. Percepção dos discentes sobre a ciência e o sujeito cientista: uma análise exploratória com os integrantes do clube de ciências. Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar, v. 1, n. 16, 2023.

POMBO, F. M. Z; LAMBACH, M. As visões sobre ciência e cientistas dos estudantes de química da EJA e as relações com os processos de ensino e aprendizagem. Química Nova na Escola, v. 39, n 3, p. 23237-244, 2017.

QUEIROZ, A.P.B; ROCHA, M.B. Análise comparativa entre as séries ficcionais the big bang theory e 3%: contribuições e possibilidades para a utilização na divulgação científica. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Investigação Científica, v. 3, n. 15, p. 1-12, 2024.

QUEIROZ, A. B; ROCHA, M. B. Análise da representação da figura do cientista em filmes de ficção cientifica. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 17, n. 38, p. 88-104, maio 2021.

REGO, S.C.R. A imagem da ciência e as imagens visuais na formação superior e as pesquisas sobre o ensino de física. Cad. Cedes, Campinas, v. 34, n. 92, p. 69-85, jan.-abr. 2014.

REZNIK, G. Imagem da ciência e de cientistas em curtas de animação. 2017. (Mestrado em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

RIBEIRO, G.; SILVA, J.L.J.C. A imagem do cientista: impacto de uma intervenção pedagógica focalizada na história da ciência. Investigações em Ensino de Ciências, v.23, n.2, p.130-158, 2018.

RODRIGUES, R. N. M. Desenhos animados de ciência e a (des)construção do estereótipo de cientista: em direção a uma nova narrativa. 2019. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2019.

SANTOS, S.C.C; VALLE, M.G. Divulgação... de qual ciência? Reflexões sobre a representação de cientistas na revista. Ciência & Educação, Bauru, v. 29, e23004, p. 1-18, 2023.

SILVA, B. V. C.; MARTINS, A.F.P. O conhecimento pedagógico do conteúdo referente ao tema Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 36, p. 735-768, 2019.

SILVA, L. L.; ROTTA, J. C. G. COMO VOCÊ IMAGINA UMA PESSOA CIENTISTA? MULHERES CIENTISTAS NA VISÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL. Revista Ciências & Ideias, v.36, n.15, e24152771, p. 1-16, 2024.

SILVA, V. M; RICO, E. P. OLIVEIRA, D.S.L. Impacto do uso de estratégias investigativas sobre as emoções e a motivação dos alunos e as suas concepções de ciência e cientista. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 14, n. 1, p. 17-34, 2015.

SILVA, G.S.M; SCALFI, G.A.M. Adolescentes e o imaginário sobre cientistas: análise do teste "Desenhe um cientista" (DAST) aplicado com alunos do 2º ano do Ensino Médio. 2024. (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural). - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Belo Horizonte. 2024.

SILVA, N.V; MURÇA, J. S. E; FREITAS, B. S. P; GOLDSCHMIDT, A. I. Formação de professores: A visão de cientista entre graduandos dos cursos de licenciaturas da área de Ciências. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – X ENPEC. Águas de Lindóia, SP – 24 a 27 de novembro de 2015.

SOUZA, L. S de. et al. Análise do interesse e do conceito sobre ciências dos alunos do ensino fundamental da escola Dr. Dionísio da costa. In: CINTEDI, 2014, Campina Grande-PB. Anais... Campina Grande: Realize, 2014.

SYMON, G. Questionnaires: Design and Use. Routledge, 2012.

Downloads

Publicado

2025-05-04

Como Citar

Lima, F. V. de, & Silva, B. V. da C. (2025). CONCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE A IMAGEM DO CIENTISTA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162741. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2741

Edição

Seção

Artigo Científico