EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE SOB O MODELO BIOPSICOSSOCIAL: OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2738

Palavras-chave:

modelo biopsicossocial, oportunidades de aprendizagem, educação em sexualidade

Resumo

A educação em sexualidade desempenha um papel fundamental na formação de estudantes. Contudo, há uma predominância de abordagens fundamentadas no modelo biológico-centrado da sexualidade. Em contraponto a esse modelo, a abordagem biopsicossocial incorpora aspectos sociais, emocionais e culturais da sexualidade, permitindo uma aprendizagem conectada à realidade e às vivências de estudantes. Neste estudo, analisamos percepções iniciais de estudantes sobre sexualidade e o seu envolvimento em oportunidades de aprendizagem que uma proposta de ensino baseada na abordagem biopsicossocial lhes proporcionou. Para tal, analisamos uma sequência didática, desenvolvida em uma escola pública estadual do estado de Minas Gerais durante as aulas de Ciências em quatro turmas do 8º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados por meio de observação participante das aulas, com anotações em caderno de campo, gravação em áudio, bem como a coleta das atividades realizadas pelos estudantes. Os resultados indicam percepções de sexualidade como fenômeno orientado por aspectos biológicos e majoritariamente vinculado ao ato sexual. Eventos identificados ao longo das aulas apontaram mudanças nessas percepções que configuraram oportunidades de aprendizagem relacionadas ao autodescobrimento; à compreensão e respeito ao outro; à busca ativa por conhecimento sobre sexualidade; além do reconhecimento e mudança de comportamentos considerados discriminatórios pelos estudantes. Indicamos como a mediação da professora ao longo da sequência foi relevante para a ampliação das percepções dos estudantes e discutimos implicações para uma prática pedagógica vinculada à abordagem biopsicossocial.

Biografia do Autor

Sasha Luísa de Azevedo Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008-2014). Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais(2021-2023). Mestre em neurociências com interface na área de educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015-2017) Atualmente, atua como professora de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Ensino.

Luan Henrique Alves, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui licenciatura em Ciências Biológicas e especialização em Didática e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Patos de Minas/MG; especialização em Mídias na Educação e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem experiência no ensino de ciências e biologia na educação básica, e na formação de professores, em nível de especialização, na modalidade EaD. Atualmente é doutorando no programa de pós-graduação em Educação da UFOP com pesquisa voltada ao campo da Educação em Ciências

Luiz Gustavo Franco, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciado em Ciências Biológicas, mestre e doutor em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor da UFMG no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino, desenvolvendo pesquisas na área de Educação em Ciências.

Referências

ABREU, Jordão Filipe dos Ramos. O conhecimento e a atitude face à saúde sexual e reprodutiva: um estudo correlacional em estudantes universitários. 2010. 256 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2010. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/1249. Acesso em: 9 dez. 2022.

BORGES, Fabiane Rodrigues; CASAGRANDE, Rosana de Castro. Sexualidade nos livros didáticos do 8o ano do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica de Educação da Faculdade Araguaia, v. 14, n. 1, p. 80–92, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 12 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Marco legal: Saúde, um direito de adolescentes. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0400_M.pdf. Acesso em: 31 ago. 2022.

BRÊTAS, José Roberto da Silva. Mudanças: a corporalidade na adolescência. 2003. 254 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Enfermagem, São Paulo, 2003. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/server/api/core/bitstreams/d92ea019-ed4c-490a-a025-30a96c628ef0/content. Acesso em: 05 set. 2022.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Uma metodologia para estudar os processos de ensino e aprendizagem na sala de aula. In: SANTOS, Flávia Maria Teixeira dos; GRECA, Ileana María (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Unijuí, RS: Editora Unijuí, 2006. p. 13–41.

COSTA, Mariana Aparecida; RABELO, Natália Silva; MORAES, Isabela Cristina Martins; SIQUEIRA, Fernando Carvalho de Macedo; CABRAL, Elen Soraia Menezes. Fatores que obstam na comunicação entre pais e filhos adolescentes sobre sexualidade. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 4, n. 1, p. 123-132, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/10216/pdf. Acesso em: 9 dez. 2022.

DUARTE, Pedro Miguel Seabra. Educação da sexualidade: modelos e representações de professores. 2010. 92 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação: Formação Pessoal e Social) – Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, Aveiro, 2010. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/3598. Acesso em: 17 set. 2022.

DURÁN-MARTÍNEZ, Ramiro; MARTÍN-PASTORY, Elena; MARTÍNEZ-ABAD, Fernando. ¿Es inclusiva la enseñanza bilingüe? análisis de la presencia y apoyos en los alumnos con necesidades específicas de apoyo educativo. Bordón Revista de Pedagogía, v. 72, n. 2, p. 65–82, 2020. Disponível em: https://recyt.fecyt.es/index.php/BORDON/article/view/71484/50816. Acesso em: 16 nov. 2022.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação Sexual: Como ensinar no espaço da escola. Revista Linhas, v. 7, n. 1, 2006. Disponível em: https://www.periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1323. Acesso em: 1 out. 2022.

FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação Sexual: múltiplos temas, compromisso comum. Londrina: UEL, 2009.

FLICK, Uwe. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Porto Alegre: Penso, 2013.

JARDIM, Dulcilene Pereira; BRÊTAS, José Roberto da Silva. Orientação sexual na escola: a concepção dos professores de Jandira-SP. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 59, n. 2, p. 157–162, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/tdq9jV3qsnmwPmM75Z4ttwP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 out. 2022.

JURKIEWICZ, Samuel. Grafos: uma Introdução. 2009, São Paulo: OBMEP, 2009.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MADUREIRA, Ana Flávia do Amaral. Gênero, sexualidade e diversidade na escola: a construção de uma cultura democrática. 2007. 429 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Brasília, 2007. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/bitstream/10482/1610/1/Tese_AnaFlaviaAmaralMadureira.pdf. Acesso em: 06 fev. 2023.

MELO, Sâmia Tavares Costa de Melo; FRANCO, Luiz Gustavo. Educação em sexualidade na adolescência: uma análise de rodas de conversa em turmas do 8° ano do Ensino Fundamental. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 17, p. 187, 2022.

MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais: educação infantil e ensino fundamental. Minas Gerais: SEE/MG, 2019. Disponível em: https://curriculoreferencia.educacao.mg.gov.br/. Acesso em: 06 fev. 2023.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOIZÉS, Julieta Seixas; BUENO, Sonia Maria Villela. Compreensão sobre sexualidade e sexo nas escolas segundo professores do ensino fundamental. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 44, n. 1, p. 205–217, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/BJ3BDnLmv6mdcKGvgtyGSWt/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 set. 2022.

MONTEIRO, Solange Aparecida De Souza; RIBEIRO, Paulo Rennes Marçal. A “In”visívibilidade dos temas da sexualidade no ambiente escolar e a formação docente. Revista Internacional de Formação de Professores, n. 4, p. 87–110, 2018. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/download/361/150. Acesso em: 6 fev. 2023.

MOREIRA, Betina Loitzenbauer da Rocha; ROCHA, João Batista Teixeira da; PUNTEL, Robson Luiz; FOLMER, Vanderlei. Educação sexual na escola: implicações para a práxis dos adultos de referência a partir das dúvidas e curiosidades dos adolescentes. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, p. 64–83, 2011. Disponível em: http://reec.webs.uvigo.es/volumenes/volumen10/ART4_Vol10_N1.pdf. Acesso em: 5 fev. 2023.

NEMCIC, Nina; NOVAK, Sandra; MARIC, Lana; NOVOSEL, Ivana; KRONJA, Ozren; HREN, Darko; MARUSIC, Ana; MARUSIC, Matko. Development and Validation of Questionnaire Measuring Attitudes towards Sexual Health among University Students. Croatian Medical Journal, v. 46, n. 1, p. 52–57, 2005. Disponível em: http://neuron.mefst.hr/docs/CMJ/issues/2005/46/1/15726676.pdf. Acesso em: 9 dez. 2022.

QUEIROZ, Vanessa dos Reis; ALMEIDA, Janie Maria de. Sexualidade na adolescência: potencialidades e dificuldades dos professores de ensino médio de uma escola estadual de Sorocaba. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. 19, n. 4, p. 209–214, 29 jan. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/31788. Acesso em: 12 set. 2022.

ROSA, Ana Cristina. Sexualidade, gênero e diversidade no livro didático de Ciências: um estudo a partir do material adotado pela rede municipal de ensino de Uberaba, MG. 2016. 93 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Uberaba, 2016. Disponível em: https://repositorio.uniube.br/handle/123456789/1061. Acesso em: 11 fev. 2023.

SANTANA, Jean Costa. Escola e sexualidade. Curso de especialização em Gênero e Diversidade na escola, EAD - Polo Alexânia, 2014. 1–6 f. Universidade Federal de Goiás, Anápolis-GO, 2014.

SANTOS, Ellis Regina Ferreira dos; SANTIAGO, Idalina Maria Freitas Lima. Sexualidade na Escola: do Entendimento dos/as Professores/as à Prática em Sala de Aula. Revista Artémis, v. 8, p. 41–56, 2008. Disponível em: https://media.proquest.com/media/hms/PFT/1/T9mtG?_s=TezifrRRJZDq%2B0DcnRGY8agHqbM%3D. Acesso em: 12 set. 2022.

SANTOS, Samuel Brigido dos; SANDRINI, Nádia Maria Soares. O acompanhamento da família na vida escolar das crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal do município de Laguna/SC. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão, SC, 2019. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/items/b5faf08b-e47a-46be-a904-e45002c8a248. Acesso em: 17 set. 2022.

SCHOEN-FERREIRA, Teresa Helena; AZNAR-FARIAS, Maria. Adolescência através dos Séculos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 2, p. 227–234, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/MxhVZGYbrsWtCsN55nSXszh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 set. 2022.

SILVA, Clemilson Cavalcanti da; SILVA, José Antonio Novaes da. Abordagens conceituais sobre sexualidade, parentalidade e IST/AIDS em livros didáticos de Ciências Naturais. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v. 7, n. 2, p. 480–508, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3326/2530. Acesso em: 17 out. 2022.

NERY, Inez Sampaio; FEITOSA, Jairo José de Moura; SOUSA, Álvaro Francisco Lopes de; FERNANDES, Ana Catharina Nunes. Abordagem da sexualidade no diálogo entre pais e adolescentes. Acta Paulista de Enfermagem, v. 28, n. 3, p. 287–292, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ape/a/9mgxX6s5dDcKSgybqQmfB8p/abstract/?lang=pt. Acesso em: 6 fev. 2023.

REX, Lesley. A. Introduction. In: REX, Lesley (Ed.) Discourse of opportunity: How talk in learning situations creates and constrains. Cresskill: Hampton Press Inc., 2006. p. 1-35.

SPRADLEY, J.P. Participant Observation. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1980.

SOARES, Sônia Maria; AMARAL, Marta Araújo; SILVA, Líliam Barbosa; SILVA, Patrícia Aparecida Barbosa. Oficinas sobre sexualidade na adolescência: revelando vozes, desvelando olhares de estudantes do ensino médio. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, v. 12, n. 3, p. 485-491, set. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/j/ean/a/BdF7DGJhGrZVttvGhTfYRvj/?lang=pt&format=html. Acesso em: 12 set. 2022.

VARGAS-TRUJILLO, Elvia. Sexualidad... mucho más que sexo: una guía para mantener una sexualidad saludable. Bogotá: Universidad de los Andes, Facultad de Ciencias Sociales, Departamento de Psicología, Ediciones Uniandes, 2007.

VIEIRA, Priscila Mugnai; MATSUKURA, Thelma Simões. Modelos de educação sexual na escola: concepções e práticas de professores do ensino fundamental da rede pública. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69, p. 453–474, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/j/rbedu/a/LVjDxGRKtkZTwX4kSNzmQ8v/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 out. 2022.

Downloads

Publicado

2025-01-23

Como Citar

Nunes, S. L. de A., Alves, L. H., & Franco, L. G. (2025). EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE SOB O MODELO BIOPSICOSSOCIAL: OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162738. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2738

Edição

Seção

Artigo Científico