APLICATIVOS DE REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2736Palavras-chave:
Realidade Aumentada, Aplicativos, Ensino de Química, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino MédioResumo
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) vêm se destacando na área da educação contribuindo para diferentes práticas pedagógicas, configurando-se como mais uma alternativa para os processos de ensino e aprendizagem. Dentre as diversas TDIC, a Realidade Aumentada (RA) tem se destacado nos últimos anos como um Recurso Didático Digital promissor. A RA é um recurso que pode ser utilizado nas aulas de Química, por se tratar de uma integração de elementos virtuais com o mundo real, tornando-se um recurso promissor para a exemplificação tridimensional de moléculas e átomos, além de uma variedade de possibilidades para o ensino de conteúdos da Química. A presente pesquisa tem como objetivo investigar as percepções de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio sobre os limites e possibilidades do uso de quatro aplicativos de RA abordados a partir de duas estratégias didáticas. Para isso, a pesquisa de natureza qualitativa foi realizada em três etapas: (i) identificação de aplicativos de RA para o ensino de Química; (ii) elaboração de duas estratégias didáticas fundamentadas na aprendizagem tecnológica ativa; (iii) análise das percepções dos estudantes em relação aos aplicativos e às estratégias aplicadas. Os resultados mostram que a RA pode contribuir para um aprendizado mais significativo, diferenciado e dinâmico, quando passa a ser utilizada como um recurso didático digital, por meio de estratégias didáticas. Ademais, observou-se que os quatros apps utilizados na pesquisa, segundo os estudantes, contribuíram para o entendimento dos conteúdos envolvendo Modelos Atômicos, Tabela Periódica e Ligação Química.
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