APLICATIVOS DE REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2736

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Aplicativos, Ensino de Química, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino Médio

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) vêm se destacando na área da educação contribuindo para diferentes práticas pedagógicas, configurando-se como mais uma alternativa para os processos de ensino e aprendizagem. Dentre as diversas TDIC, a Realidade Aumentada (RA) tem se destacado nos últimos anos como um Recurso Didático Digital promissor. A RA é um recurso que pode ser utilizado nas aulas de Química, por se tratar de uma integração de elementos virtuais com o mundo real, tornando-se um recurso promissor para a exemplificação tridimensional de moléculas e átomos, além de uma variedade de possibilidades para o ensino de conteúdos da Química. A presente pesquisa tem como objetivo investigar as percepções de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio sobre os limites e possibilidades do uso de quatro aplicativos de RA abordados a partir de duas estratégias didáticas. Para isso, a pesquisa de natureza qualitativa foi realizada em três etapas: (i) identificação de aplicativos de RA para o ensino de Química; (ii) elaboração de duas estratégias didáticas fundamentadas na aprendizagem tecnológica ativa; (iii) análise das percepções dos estudantes em relação aos aplicativos e às estratégias aplicadas. Os resultados mostram que a RA pode contribuir para um aprendizado mais significativo, diferenciado e dinâmico, quando passa a ser utilizada como um recurso didático digital, por meio de estratégias didáticas. Ademais, observou-se que os quatros apps utilizados na pesquisa, segundo os estudantes, contribuíram para o entendimento dos conteúdos envolvendo Modelos Atômicos, Tabela Periódica e Ligação Química.

Biografia do Autor

Katiuska Genuino de Araújo Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Licenciatura plena em química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, formada em Técnico em Química Industrial pelo Instituto Federal de Pernambuco. Tem experiência na área do ensino de química, bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UFRPE/CNPq) no Ensino de Química [2022-2023 e 2023-2024] e pesquisadora do grupo de pesquisa LEUTEQ.

Bruno Silva Leite, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professor de Química e de Tecnologias no Ensino de Química da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Licenciado em Química (2008) e mestre no Ensino de Ciências (2011) pela UFRPE e Doutor em Química Computacional (2016) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenador do programa de mestrado profissional em Química (PROFQUI) da UFRPE. Docente permanente do programa de pós-graduação em Ensino das Ciências da UFRPE. Vice-diretor da divisão de ensino de Química da Sociedade Brasileira de Química.Coordenador do Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química (LEUTEQ) e do Grupo de pesquisa InPraMEQ (Investigação de Práticas Metodológicas no Ensino de Química) da UFRPE. Tem experiência na área de Química e Ensino de Química: Em Química desenvolve pesquisas em Astroquímica e Química Computacional; Em Ensino de Química atua principalmente nas seguintes temáticas: (1) Tecnologias no Ensino de Química; (2) Metodologias Ativas, Aprendizagem Tecnológica Ativa, Gamificação e Ensino Híbrido; (3) processos e materiais educativos no Ensino de Ciências/Química; (4) Experimentação, divulgação científica e formação de professores.

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Publicado

2025-04-01

Como Citar

Melo, K. G. de A., & Leite, B. S. (2025). APLICATIVOS DE REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162736. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2736

Edição

Seção

Relato de Experiência