TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA, PRODUÇÃO AUTORAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2735Palavras-chave:
Educação Matemática, GeoGebra, Atividades Autorais, Estado do Conhecimento, Anos iniciais do Ensino FundamentalResumo
Neste artigo, objetivamos mapear pesquisas relacionadas à temática formação continuada de professores pautada no uso de tecnologias digitais para o ensino de matemática bem como realizar o desenvolvimento de atividades autorais por parte dos docentes em processo de formação continuada. Assim, optamos por um Estado do Conhecimento que tem como finalidade gerar dados sobre o conhecimento produzido a respeito do tema por meio do mapeamento sobre o que outros pesquisadores já publicaram. Após essa etapa, os dados foram analisados considerando três categorias temáticas: formação continuada e tecnologias digitais; formação continuada e uso das tecnologias digitais no ensino de matemática; e formação continuada de professores e produção de atividades autorais. A partir dos dados, evidenciamos que o foco principal das pesquisas analisadas se concentra no uso das tecnologias digitais no processo de formação continuada docente e no ensino de matemática. Nesse sentido, verificamos a necessidade e a importância da formação continuada que vise o aprimoramento do uso das tecnologias digitais, o desenvolvimento e a autonomia docente na produção de atividades autorais e a inserção dessas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem matemática. Além disso, é relevante assegurar que a formação continuada ocorra de modo crítico, reflexivo e que considere a prática e o ambiente de trabalho do professor, respeitando suas necessidades reais.
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