POTENCIAL DOS TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2723Palavras-chave:
formação de professores, licenciatura em química, percepção, textos de divulgação científicaResumo
Neste estudo, analisamos a percepção de licenciandos em Química ao utilizarem Textos de Divulgação Científica (TDC) no planejamento de atividades didáticas após o desenvolvimento de oficinas sobre a temática. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, envolveu oito licenciandos de uma instituição de ensino superior em São Paulo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, cujas respostas foram analisadas utilizando análise de conteúdo. Quatro categorias emergiram: (i) DC na formação inicial, evidenciando a falta de abordagem específica sobre TDC durante a graduação; (ii) relações entre Livros Didáticos (LD) e TDC, ressaltando a complementaridade entre ambos e a necessidade de integração curricular; (iii) dificuldades no uso de TDC, incluindo a escassez de materiais acessíveis e a falta de preparo dos licenciandos na seleção e integração dos textos; e (iv) TDC e a formação docente, destacando a importância da exposição à DC desde a formação inicial para desenvolver competências necessárias para a prática docente. Os resultados indicam que os licenciandos reconhecem a relevância dos TDC, mas enfrentam desafios na sua utilização devido à falta de experiência e dificuldade na seleção dos recursos adequados. Consideramos que a incorporação de TDC na formação inicial pode contribuir significativamente para a formação de professores mais críticos e capacitados a utilizar diferentes recursos no ensino de Química, promovendo uma educação científica mais contextualizada e reflexiva.
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