RELAÇÕES ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS E AGROBIODIVERSIDADE: ANÁLISE DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE IPECAETÁ/BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2719

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Educação do Campo, Agrobiodiversidade

Resumo

O presente artigo teve como objetivo problematizar os principais documentos oficiais que orientam o planejamento educacional do município de Ipecaetá, Bahia, Brasil, especialmente em relação à agrobiodiversidade e suas relações com o ensino de ciências. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada utilizando a análise de conteúdo no Plano Municipal de educação, no Referencial Curricular Municipal e em três Projetos Político Pedagógicos de escolas deste município, sendo uma na zona urbana e outras duas localizadas em comunidades rurais. Os resultados indicam que há necessidade de maiores esforços e aprofundamento teórico, sobretudo em relação aos documentos educacionais, com vias a direcionar o atendimento aos aspectos socioculturais dos estudantes do campo e a necessidade de incorporar a importância da agrobiodiversidade no contexto do ensino de ciências, visto que a maioria dos estudantes fazem parte deste público, residindo no campo e filhos de agricultores(as). Dessa forma, pode-se favorecer e valorizar práticas culturais, sendo importante que sejam realizadas mais pesquisas em outros municípios que, com suas especificidades, fazem parte da riqueza e da potência da agrobiodiversidade no Brasil.

Biografia do Autor

Dirlane Gomes e Silva, Secretaria Estadual de Educação da Bahia

Graduada em Biologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1994), Especialização em Sistemática de Angiospermas com ênfase na Flora do Nordeste - UEFS (1999), Mestrado em Botânica - UEFS (2002) e Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA-UEFS (2023). Atualmente é professora da Rede de Ensino Básico do Estado da Bahia desde 2002. Membro do Grupo de pesquisa GIEEC - Grupo de Investigação em Etnobiologia e Ensino de Ciências - UEFS. Tem experiência com os seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educação do Campo, Etnobiologia, Ecologia e Meio Ambiente, Botânica, Orchidaceae e Consultoria Ambiental.

Geilsa Costa Santos Baptista, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1995), Especialização em Saúde Aplicada ao Ensino de Biologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA-UEFS), com estágio doutorado na Universidade do Minho, Portugal. Concluiu seu Pós-Doutorado em Educação com ênfase em Ensino de Ciências e Interculturalidade na Universidad Distrital Francisco José de Caldas na Colômbia. É professora Plena no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana-BA e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA-UEFS). Fundadora e coordenadora do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC-UEFS). Tem experiência e trabalhos publicados na área de Ensino de Ciências e Formação de Professores de Ciências (Biologia) para a diversidade cultural. Atua na pesquisa principalmente nos seguintes temas: conhecimentos prévios, etnobiologia, ensino de ciências e diversidade cultural, formação de professores de ciências para a diversidade cultural.

Uilian dos Santos Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Possui Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGECM-UESC) e licenciado em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Pedagógicas e Docência (GEPED/UESC) e do Grupo de Investigações em Etnobiologia e Ensino de Ciências (GIEEC/UEFS). Atua principalmente nos seguintes temas: Linguagem e Ensino de Ciências; Bakhtin e o Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Ensino por Investigação; Interculturalidade; Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Biologia. 

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Publicado

2025-01-10

Como Citar

Silva, D. G. e, Baptista, G. C. S., & Santana, U. dos S. (2025). RELAÇÕES ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS E AGROBIODIVERSIDADE: ANÁLISE DE DOCUMENTOS EDUCACIONAIS DO MUNICÍPIO DE IPECAETÁ/BA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162719. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2719

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Seção

Artigo Científico