CONSTRUINDO CONCEITOS QUÍMICOS POR MEIO DA PRODUÇÃO DE QUEIJO NA EJA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2716Palavras-chave:
EJA; Ensino de Química; Temas Geradores.Resumo
Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), os temas geradores são fundamentais para a promoção da aprendizagem significativa e para a construção de conhecimentos a partir da realidade dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa realizada propôs compreensão acerca do uso do tema gerador “produção de queijo” como ponto de melhoria no ensino e na aprendizagem de Química. O estudo foi feito inicialmente com 20 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da EJA, de uma escola estadual localizada no município de Itapuã do Oeste-RO. Foram realizados pré-teste e pós-teste para verificação de aprendizagem dos estudantes, sendo submetidos a uma análise qualitativa. A pesquisa evidenciou que a metodologia utilizada favoreceu a construção do aprendizado dos conteúdos, possibilitando o envolvimento e o interesse nas aulas. Os 17 estudantes que chegaram ao final da pesquisa participaram assiduamente, tiveram bom desempenho nas atividades e demonstraram interesse no decorrer de todas as etapas. Com os resultados encontrados, constatou que, por meio da utilização do tema gerador "produção de queijo", é possível abordar o conteúdo de Química de forma diversificada e atrelada ao cotidiano dos estudantes, a fim de alcançar uma melhor aprendizagem. Foram identificadas evidências de Alfabetização Científica, mudança na fala e na escrita de termos, evidenciando que a pesquisa favoreceu um ressignificado dos conteúdos científicos abordados, conforme dados analisados.
Referências
ALVES, Natália Bozzetto; SANGIOGO, Fábio André; PASTORIZA, Bruno dos Santos. Dificuldades no Ensino e na Aprendizagem de Química Orgânica do Ensino Superior - estudo de caso em duas Universidades Federais. Química Nova, v. 44, n. 6, p. 773-782, jun. 2021.
ARROYO, Miguel González. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. Diálogos na educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, v. 296, p. 19-50, 2005.
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, v. 1, 2003.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARRETO, Vera. Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos. A Sala de Aula como Espaço de Vivência e Aprendizagem. Brasília, Ministério da Educação, 2006.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação e do Esporte. Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília, 1999.
BRASIL. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais — Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Coleção: Trabalhando com a educação de jovens e adultos. Secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD). 2002.
CACHAPUZ, Antonio.; CARVALHO, Ana. Maria; PÉREZ, Daniel. Gil; VILCHES, Amparo. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
CARDOSO, Sheila Pressentin; COLINVAUX, Dominique. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, v. 23, n. 3, p. 401-404, jun. 2000.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89–100, jan. 2003.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
DURANTE, Marta. Alfabetização de Adultos: leitura e produção de texto. Porto Alegre/RS: Grupo A, 1998.
FELTRE, Ricardo. Química: química geral. 6. ed. São Paulo: Moderna, 2004. 1 v.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. 37. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
FURIÓ-MAS, Carlos; VILCHES, Amparo; ARANZABAL, Jenaro Guisasola; ROMO, Victor. Finalidades de la enseñanza de las ciencias en la Secundaria obligatoria. ¿Alfabetización científica. Enseñanza de Las Ciencias. Revista de Investigación y Experiencias Didácticas, [S.L.], v. 19, n. 3, p. 365-376, 13 jan. 2001.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONDIM, Maria Stela da Costa; MÓL, Gerson de Souza. Saberes Populares e Ensino de Ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Química Nova na Escola, v. 30, p. 3-9, nov. 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2020. Rio de Janeiro. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/itapua-do-oeste/panorama. Acesso em: 01 jul. 2024.
LIMA, Maria Ida; LUCAS, Lucken Bueno; COSTA, Priscila Caroza Frasson; SANZOVO, Daniel Trevizan. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: uma sequência didática como uma proposta de intervenção pedagógica. Revista Valore, [S.L.], v. 6, p. 1308-1320, 14 jul. 2021.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 1986.
NASCIBEM, Fábio Gabriel; VIVEIRO, Alessandra Aparecida. Saberes e fazeres populares relacionados à agricultura e diálogos com o conhecimento científico: propostas para o ensino de ciências. Ciências em Foco, v. 9, n. 2, p. 6-6, 2016.
NASSU, Renata Tieko; MACEDO, Benemária Araújo; LIMA, Márcia Helena Portela. Queijo de Coalho. Brasília – Df: Embrapa, 2006. 40 p.
OLIVEIRA, Silvaney de; GUIMARÃES, Orliney Maciel; LORENZETTI, Leonir. O enfoque CTS e as concepções de tecnologia de alunos do ensino médio. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, [S.L.], v. 9, n. 2, p. 121, 24 nov. 2016.
PINHEIRO, Paulo César; GIORDAN, Marcelo. O preparo do sabão de cinzas em Minas Gerais, Brasil: Do status de etnociência à sua mediação para a sala de aula utilizando um sistema hipermídia etnográfico. Investigações em Ensino de Ciências. v. 15, n. 2, p. 358, 2010.
RAMOS, Cíntia Jung Bonenberger. ESTUDO DE CASO: USO DO TEMA GERADOR FUMO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado) — Curso de Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática D, Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2011.
ROCHA, Joselayne Silva; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Dificuldades de aprendizagem no ensino de química: algumas reflexões. Encontro Nacional de Ensino de Química, v. 18, p. 1-10, 2016.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, [S.L.], v. 12, n. 36, p. 474-492, dez. 2007
SANTOS, Anderson Oliveira.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia plena, v. 9, n. 7 (b), 2013.
SANTOS, Wildson Luiz P. dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. FUNÇÃO SOCIAL: o que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola: Química e cidadania, [s. l], v. 4, p. 28-30, nov. 1996.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Educação em Química: Compromisso com a Cidadania, 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2003.
SANTOS, Angelica Tatiany Rodrigues dos. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). 2022. 56 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
SILVA, Lenice Heloísa de Arruda; ZANON, Lenir Basso. A experimentação no ensino de ciências. In: SCHNETZLER, R. P. e ARAGÃO, R. M. R. (Orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.
SASSERON, Lucia Helena. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: uma mirada para a base nacional comum curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S.L.], p. 1061-1085, 15 dez. 2018
SILVA, Maíra Batistoni; SASSERON, Lúcia Helena. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E DOMÍNIOS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 23, p. 1-20, 2021.
SOARES, Leoncio José Gomes; SOARES, Rafaela Carla e Silva. O Reconhecimento das Especificidades da Educação de Jovens e Adultos: constituição e organização de propostas de eja. Education Policy Analysis Archives, [S.L.], v. 22, p. 66, 30 jun. 2014.
TEIXEIRA, Francimar Martins. Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciência & Educação (Bauru), v. 19, p. 795-809, 2013.
VARGAS, Patrícia Guimarães; GOMES, Maria de Fátima Cardoso. Aprendizagem e desenvolvimento de jovens e adultos: novas práticas sociais, novos sentidos. Educação e Pesquisa, [S.L.], v. 39, n. 2, p. 449-463, 10 maio 2013
VYGOTSKY, Lev Semenovich. (2007). A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Geisiane Miguel dos Santos, Fabiano Pereira do Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).