INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2012-2023)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2713

Palavras-chave:

Brasil; Ciência; Iniciação Científica; Pesquisa.

Resumo

O presente artigo apresenta um panorama das pesquisas que têm a Iniciação Científica (IC) no Ensino Superior como objeto de investigação, realizando um levantamento bibliográfico de trabalhos que se preocuparam em investigar a Iniciação Científica nos últimos onze anos (2012-2023). Empreendemos uma busca de referências na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Portal de Periódicos CAPES a partir do descritor Iniciação Científica nos filtros “título” e “assunto”. Os trabalhos, de modo geral, investigaram a IC e sua contribuição no desenvolvimento pessoal e profissional, assim como a motivação para fazer IC e as expectativas e dificuldades desse processo. Os resultados apontam que a IC contribui de forma decisiva para a formação profissional do discente e pesquisador iniciante. Para além disso, verificou-se uma lacuna em pesquisas que visam investigar a IC com recortes racial, socioeconômico e de gênero, principalmente nas universidades públicas após implementação de ações afirmativas.

Biografia do Autor

José Carlos Gomes de Campos, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Especialista em Educação Científica e Cidadania pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Campus Uruçuca), Especialista em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade do Vale Elvira Dayrell, Graduado Licenciatura em História pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR - Jequié) - Bolsista PROUNI, Graduado Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui experiência na área de Informática Aplicada à Educação, Ensino Remoto e EAD, Movimentos Sociais Brasileiros, Políticas de Cotas nas Universidades Públicas da Bahia, Regimes Ditatoriais Políticos e Militares Brasileiros, História Contemporânea Brasileira e Ensino de História e Sociologia na Educação Básica. Atualmente tem pesquisado temas relacionados aos conceitos filosóficos/epistemológicos de Michel Foucault e a educação. Membro dos grupos de pesquisa CyberXirè - Redes educativas, juventudes e diversidade na cibercultura (DCIE-UESC) e Educação, Análise de Conteúdo e Desenvolvimento Local (IFBaiano/Uruçuca) e do grupo de estudo Discurso e Subjetividade (CEFET-MG). É docente efetivo na área de história na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. 

Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (2006), Mestre (2008) e Doutora (2012) em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Mestrado Profissional em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros. Diretora e Editora da Editora Unimontes. Editora Adjunta da Revista Educação, Escola Sociedade. Implementou e coordenou o Laboratório Experimental de Ensino de Línguas para Surdos na Unimontes. Certificada pelo Sétimo Exame Nacional de Proficiência no Ensino de Libras (Prolibras). Vencedora do Prêmio de Teses da UFMG em 2013, na categoria Estudos Linguísticos. Atua principalmente nas seguintes áreas: Ensino de leitura e de escrita na Educação Básica e no Ensino Superior, Análise do Discurso, Língua Brasileira de Sinais, Edição acadêmica. Desde 2009 é professora da Universidade Estadual de Montes Claros. 

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Publicado

2025-05-09

Como Citar

Campos, J. C. G. de, & Ribeiro, M. C. M. de A. (2025). INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA (2012-2023) . Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), 25162713. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2713

Edição

Seção

Artigo de Revisão