A ACESSIBILIDADE E A INCLUSÃO DE AUTISTAS EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2706Palavras-chave:
Inclusão; Acessibilidade; educação não formal, Transtorno do Espectro AutistaResumo
Este estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional acerca da inclusão e acessibilidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em museus e centros de ciências. A pesquisa proposta foi uma revisão bibliográfica, do tipo estado do conhecimento, com abordagem qualitativa, na qual as interpretações dos dados foram realizadas por meio da Análise Temática. Foram analisadas produções científicas entre 2013-2023 em fontes/bases de dados como a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Scopus, Web of Science e portal Google Scholar. Foram encontradas 21 produções, sendo criadas as seguintes categorias de análise “As possíveis barreiras que os museus podem encontrar ao receber pessoas com TEA”; “A experiência de autistas em museus”; e “A inclusão museológica de indivíduos com TEA”. Os dados obtidos apontaram para o benefício da inclusão de pessoas com TEA em museus e centros de ciências, contribuindo nas áreas sociais e comunicativas. Porém, a literatura nacional ainda é muito escassa sobre como essa inclusão tem se dado nos museus e centros de ciências.
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