PERCEPÇÕES DE DOCENTES FORMADORES DE UM INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS ACERCA DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PRÓPRIOS DA DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2700

Palavras-chave:

Educação Matemática; Conhecimentos matemáticos próprios da docência; Matemática escolar; Licenciatura em Matemática; Instituto Federal de Minas Gerais

Resumo

Apresenta-se aqui um recorte de uma pesquisa de Mestrado, cujo objetivo foi identificar percepções de quatro docentes que atuam em cursos de Licenciatura em Matemática, ofertados por um Instituto Federal de Minas Gerais acerca dos conhecimentos matemáticos próprios da docência e seu papel na formação inicial de professores de Matemática. Trata-se de um estudo exploratório de abordagem qualitativa que se embasa na literatura referente aos conhecimentos matemáticos próprios da docência, mais especificamente nas noções de matemática acadêmica e matemática escolar desenvolvidas por Moreira e colaboradores. A coleta de informações e a produção de dados ocorreram por meio da análise das respostas de docentes que atuam nos cursos de Licenciatura em Matemática de Institutos Federais mineiros a um questionário enviado via Google Forms e entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro dos(as) respondentes. A análise se pautou na triangulação dos dados produzidos e em sua interpretação à luz do referencial teórico. Dentre os resultados, indica-se que os docentes vêm de uma formação pautada na lógica do modelo 3+1 e que seguem percebendo a matemática acadêmica como central na formação de professores de Matemática; entendem que o “conhecimento específico” na Licenciatura em Matemática é a matemática acadêmica, uma vez que essa é a [única] matemática. Por outro lado, evidenciou-se que os docentes percebem a importância de valorizar a aproximação da escola (e suas questões) da formação inicial de professores de Matemática; entendem que existem outros saberes matemáticos (do dia a dia) que também têm seu valor; entre outras coisas. Espera-se que os resultados contribuam para discussões no campo da formação inicial de professores de Matemática e para o aprimoramento dos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados pelos Institutos Federais de Minas Gerais.

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Publicado

2025-05-12

Como Citar

Silva, M. de F. D. da, & Ferreira, A. C. (2025). PERCEPÇÕES DE DOCENTES FORMADORES DE UM INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS ACERCA DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PRÓPRIOS DA DOCÊNCIA . Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162700. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2700

Edição

Seção

Artigo Científico