ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CURSO NORMAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2682

Palavras-chave:

Formação profissional, Curso Normal., Ensino de Ciência/Química, Ensino Médio Integrado.

Resumo

O artigo apresenta a pesquisa realizada em uma turma de 3º ano do Curso Normal, por meio de ações elaboradas e implementadas em aulas de Química com o objetivo de analisar o modo como o ensino de Química para as futuras professoras pode contribuir para o ensino de Ciências nos anos iniciais quando estas estiverem exercendo a docência. Neste artigo, entende-se o Curso Normal como uma das possibilidades de Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade de Ensino Médio Integrado. A proposta metodológica contou com elaboração e desenvolvimento de intervenções didáticas a partir dos Três Momentos Pedagógicos, que permitiram a produção de dados através de questionários, gravações e anotações em diário de bordo, sendo os dados analisados por meio da Análise de Conteúdo. Como principais resultados da pesquisa têm-se contribuições na perspectiva metodológica, como a experimentação em Ciências, e conceitual que aproximaram os conhecimentos de Química e os conhecimentos que deveriam abordar com as crianças futuramente.

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Publicado

2025-01-10

Como Citar

Lampe, L. (2025). ENSINO DE QUÍMICA E ENSINO MÉDIO INTEGRADO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CURSO NORMAL . Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162682. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2682

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Seção

Artigo Científico