IMPACTOS DAS AÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2679Palavras-chave:
alfabetização científica; ensino fundamental; ciência.Resumo
Este artigo decorre de pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde. Este estudo investiga o impacto das ações de alfabetização científica na percepção de alunos do 8° e 9º anos do Ensino Fundamental, após ações de intervenção investigativa, envolvendo a alfabetização científica. Assim, o objetivo foi analisar como tais intervenções influenciaram o olhar dos estudantes após a participação em atividades investigativas. Adotando uma abordagem qualitativa, um questionário foi aplicado para fazer um diagnóstico inicial e coleta dados, seguido de ações de intervenção pedagógica. Ademais, elaborou-se um plano de ação pedagógica, incorporando atividades de alfabetização científica, ministradas tanto em sala de aula quanto no Complexo de Laboratórios em Biotecnologia Vegetal do referido Instituto. Essas atividades foram centradas na popularização da ciência, por meio de práticas que incluíram a produção de morangos em agricultura vertical, explorando a influência da qualidade da luz e da polinização por abelhas sem ferrão. Este artigo aborda apenas os resultados do questionário, os quais foram obtidos com técnicas estatísticas descritivas, e os percentuais foram utilizados para analisar respostas dos alunos antes e depois das intervenções. Os dados foram representados visualmente através de gráficos criados com o Excel. As descobertas indicam que as ações de alfabetização científica, na sala de aula, no Complexo de Laboratórios em Biotecnologia Vegetal e na Feira de Ciências, despertaram o interesse dos alunos pela ciência e mudaram suas percepções sobre a importância da alfabetização científica.
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