ANÁLISE DAS BASES TEÓRICAS DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2662Palavras-chave:
Movimento CTSA, Ensino de Ciências e Biologia, Pesquisa bibliográficaResumo
Desde a década de 1960, vem se problematizando, no chamado Movimento CTSA, a Ciência e a Tecnologia e suas implicações socioambientais. Uma das frentes de atuação desse movimento é a educação: a conhecida Educação CTSA. Frente a isso, objetivamos investigar, em teses e dissertações de programas brasileiros de pós-graduação, quais os principais fundamentos teóricos mobilizados em pesquisas sobre Educação CTSA no ensino de Ciências e Biologia. Para isso, optamos por uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão integrativa da literatura. Foram analisados 24 trabalhos, sendo eles 21 Dissertações e 3 Teses, que apresentaram como resultado uma visão semelhante sobre Educação CTSA, tendo por objetivo um ensino voltado à cidadania, que visa uma educação problematizadora e reflexiva, norteado pela alfabetização científica e tecnológica. Notamos também que a maioria dos trabalhos tinham como temática a educação ambiental e meio ambiente. Acerca da análise das correntes de Educação CTSA, destaca-se principalmente a Centrada em valores e a Raciocínio logico, evidenciando a estimulação de valores morais e éticos, desmistificando o cientificismo e o desenvolvimento de habilidades para atuar democraticamente em sociedade. Assim, percebemos uma consonância, mesmo respeitando as devidas particularidades teóricas, em como os trabalhos analisados vêm elaborando e mobilizando seus fundamentos acerca da Educação CTSA nas suas mais diversas facetas.
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