JOGO DA MEMÓRIA ONLINE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM SAÚDE A PARTIR DO TEMA DA DOENÇA DE CHAGAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2661Palavras-chave:
Trypanosoma cruzi; jogos educativos; educação em saúdeResumo
O contexto da Doença de Chagas (DC), envolve diversos cenários e impõe grandes desafios para os profissionais de saúde, educadores, pesquisadores de múltiplas áreas, elaboradores de políticas públicas, entre outros. O agravo acomete majoritariamente uma população marginalizada e é inclusa no grupo das doenças negligenciadas. O objetivo deste trabalho é descrever o processo de criação e aplicação do jogo virtual “A nossa memória de Chagas” criado a partir das narrativas de vida de pessoas afetadas pela DC e avaliar as impressões de estudantes de licenciatura em ciências biológicas após a aplicação do jogo em uma oficina dialógica formativa. Trata-se de pesquisa qualiquantitativa com análises realizadas utilizando-se a escala de Likert e análise interpretativa. Os dados foram coletados a partir de questionário com perguntas fechadas aplicadas em google forms e das falas dos estudantes sobre o jogo. É preciso divulgar e multiplicar o tema e as questões envolvendo a problemática, tanto para quem vive na exclusão social, em um cenário de injustiças e discriminações (pessoas que vivem com a DC) quanto para educadores e educandos.
Referências
ALMEIDA, Claudia Patrícia Nunes; MARCHI, Miriam Inês; PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. Uma reflexão sobre o currículo em espaços formais e não formais de ensino nas trilhas do multiculturalismo presente no Ciclo do Marabaixo. Interfaces da Educação, v. 13, n. 38, 2022. DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4837. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4837. Acesso em: 18 fev. 2025.
ARAÚJO-JORGE, Tania C.; FERREIRA, Roberto R.; ROCHA, Rita C Machado; VIEIRA, Thallyta M.; COSTA, Nancy D.; SANTOS, Luzia L.; SILVA, Josefa O.; MENDES, Marcelo O.; ALMEIDA-SILVA, Juliana; COSTA, Erik J.; MEXAS, Rodrigo.; OLIVEIRA, Jonathan G.; SUAREZ-FONTES, Ana M.; GONÇALVES, Teresa C M.; LOPES, Catarina M.; MELLO, Marcio L.; BORGES, Cristina X A.; GARZONI, Luciana R.; GIBALDI, Daniel; LANNES-VIEIRA, Joseli; VANNIER-SANTOS, Marcos A. “Chagas Express XXI”: A new ArtScience social technology for health and science education—A case study in Brazilian endemic areas of Chagas disease with an active search of chronic cases. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 15, n. 7, p. e0009534, 2021. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pntd.0009534. Disponível em: https://journals.plos.org/plosntds/article?id=10.1371/journal.pntd.0009534. Acesso em: 18 fev. 2025.
BECKER, Howard S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Hucitec, 1994.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Territorialização e vulnerabilidade para doença de Chagas crônica. Boletim Epidemiológico, número especial, 53p, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/especiais/2022/boletim-especial-de-doenca-de-chagas-numero-especial-abril-de-2022/view. Acesso em 20 nov. 2024.
BRASIL: Ministério da Saúde. Casos de Doenças de Chagas Aguda (DCA), segundo modo provável de transmissão e ano de início de sintomas, Brasil, 2010 a 2020. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/doenca-de-chagas/situacao-epidemiologica. Acesso em: 15 nov. 2024.
CARVALHO, Isabelle Christine Nunes; NASCIMENTO, Monique Oliveira de Freitas; PINTO, Ana Cristina Silva; MELO, Elizabeth Rodrigues Fonseca de; CARVALHO, Giselle Regine Nunes de; SANTOS, Maria Célia Teixeira. Tecnologia educacional: A enfermagem e os jogos educativos na educação em saúde. Research, Society and Development, v. 10, n. 7, p. e18710716471-e18710716471, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16471. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16471. Acesso em: 15 nov. 2024.
COSTA, Liliana Vale; VELOSO, Ana Isabel. Factors influencing the adoption of video games in late adulthood: a survey of older adult gamers. International Journal of Technology and Human Interaction (IJTHI), v. 12, n. 1, p. 35-50, 2016. DOI: 10.4018/IJTHI.2016010103. Disponível em: https://www.igi-global.com/article/factors-influencing-the-adoption-of-video-games-in-late-adulthood/144318. Acesso em: 18 fev. 2025.
CUNHA, Oswaldo Norbim Prado. Saúde, Redes e Pessoas: Uma Análise da Experiência Comunicacional Desenvolvida pelo Ministério da Saúde nas Mídias Sociais In: Anais Intercom Regional, p. 1-15, 2012. Disponível em: http://www.intercom.org.br/PAPERS/REGIONAIS/SUDESTE2012/resumos/R33-0375-1.pdf. Acesso em: 20 jan. 2025.
DIAS, João Carlos Pinto. Doença de Chagas: sucessos e desafios. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, p. 2020-2020, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2006001000001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/5dbPHRbCXvhcCJHwtXjpj7K/. Acesso em: 20 jan. 2025
DONDI, Claudio; MORETTI, Michela. A methodological proposal for learning games selection and quality assessment. British Journal of Educational Technology, v. 38, n. 3, p. 502-512, 2007. Disponível em: https://shre.ink/blkW. Acesso em: 24 jan. 2025.
FONSECA, Viviane; SANTOS, Verianne; COUTINHO, Diógenes José Gusmão. A importância da ludicidade e da arte na educação: explorando novas possibilidades de aprendizado. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 9, n. 6, p. 477-492, 2023. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10197. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10197. Acesso em: 24 jan. 2025.
FORNET-BETANCOURT, Raúl. La filosofía intercultural desde una perspectiva latinoamericana. Diálogo Filosófico, v. 51, p. 411-426, 2007.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
GAL, Iddo; PRIGAT, Ayelet. Why organizations continue to create patient information leaflets with readability and usability problems: an exploratory study. Health Education Research, v. 20, n. 4, p. 485-493, 2005. DOI: https://doi.org/10.1093/her/cyh009. Disponível em: https://academic.oup.com/her/article-abstract/20/4/485/632684?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 24 jan. 2025
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. Editora da Universidade de S. Paulo, Editora Perspectiva, 1999.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico, 2022. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/22827-censo-demografico-2022.html?edicao=35938&t=resultados. Acesso em: nov. 2024.
JORENTE, Maria José Vicentini; PADUA, Mariana Cantisani; NAKANO, Natalia. O Design da Informação como recurso interdisciplinar da curadoria digital em contextos complexos da Ciência da Informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 24, p. 35-58, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5344/3127. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/T9vSJM6cyZnRBQyq3QQ95Hg/?lang=pt&format=html. Acesso em: 24 jan. 2025.
LEE, Philseok; JOO, Seang-Hwane; LEE, Sunhee. Examining stability of personality profile solutions between Likert-type and multidimensional forced choice measure. Personality and Individual Differences, v. 142, p. 13-20, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.paid.2019.01.022. Acesso em 23 nov. 2024.
LEITE, Sarah de Sá; ÁFIO, Aline Cruz Esmeraldo; CARVALHO, Luciana Vieira de; SILVA, Jacqueline Mota; ALMEIDA, Paulo César de; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Construção e validação de Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71, p. 1635-1641, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0648. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/xs83trTCYB6bZvpccTgfK3w/?lang=pt. Acesso em 23 nov. 2024.
LIMA, Ivana; BUENO, Denise; PERRY, Gabriela Trindade. Avaliação de usabilidade e de experiência de jogo digital educacional: uma experiência com o SUSCity. RENOTE, v. 15, n. 1, 2017. DOI: DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.75157. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/75157. Acesso em: 20 jan. 2025
MARTI, Gerardo Anibal; AMIEVA NEFA, Sonia Carolina; BALSALOBRE, Agustin; CARRILLO, Carolina; MEDONE, Paula; MORDEGLIA, Cecilia; RECHE, Vanina Anadina; SANMARTINO, Mariana; SCAZZOLA, Maria Soledad. Hablamos de Chagas. Aportes para (Re) pensar la problemática con una mirada integral. 2015. Disponível em: https://journals.plos.org/plosntds/article/authors?id=10.1371/journal.pntd.0009534. Acesso: 18 fev. 2025.
MARTINS, Álissan Karine Lima; NUNES, Joyce Mazza; NÓBREGA, Maria de Fátima Bastos; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa; SOUZA, Ângela Maria Alves ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho. Literatura de cordel: tecnologia de educação para saúde e enfermagem. Revista de Enfermagem. UERJ, p. 324-329, 2011.
MASIA, Bertram B.; BLOOM, Benjamin; KRATHWOHL, David R. Taxonomy of educational objectives: The classification of educational goals. Handbook II: Affective domain, Nova York: David McKay Company. 1964.
MASSA, Monica de Souza. Ludicidade: da etimologia da palavra à complexidade do conceito. Aprender-Caderno de filosofia e psicologia da educação, n. 15, 2017. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2460. Acesso em: 20 jan. 2024.
MEDINA, Camila; DOMICIANO, Cassia Leticia Carrara; LANDIM, Paula da Cruz; MEDOLA, Fausto Orsi. La capa de papel: como roubar a atenção do observador em manuais instrucionais para educação em saúde. v. 15, n. 2, p. 229–246, 2018. DOI: 10.51358/id.v15i2.665. Disponível em: https://infodesign.emnuvens.com.br/infodesign/article/view/665. Acesso em: 18 fev. 2025.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec; 14°. Ed, p.1-416, 2014.
MIRANDA, Adílio Renê Almeida; CAPPELLE, Mônica Carvalho Alves; MAFRA, Flávia Luciana Naves. Contribuições do Método História de Vida para Estudos sobre Identidade: o exemplo do estudo sobre professoras gerentes. Ciências da Administração, v. 16, n. 40, p. 59-74, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-8077.2014v16n40p59. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5164168. Acesso em: 20 jan. 2025.
MORAN, José. Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In MORAN, José Manuel; BEHRENS, Marilda Aparecida; MASETTO, Marcos T. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, v. 21, p. 32, 2013.
MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa. Currículo, cultura e formação de professores. Educar em revista, n. 17, p. 39-52, 2001. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S0104-40602001000100004&script=sci_abstract. Acesso em 20 nov. 2024.
MSF. Médicos sem Fronteira, 2017. Disponível em: https://www.msf.org.br/noticias/desafios-da-doenca-de-chagas-no-brasil/. Acesso em: 20 nov. 2024.
NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de games. Tradução: Pedro C., São Paulo, Cengage Learning, 2010.
OLIVEIRA, Márcia Farsura de, COTA Luiz Gustavo Santos. A pedagogia freiriana nas práticas de educação em saúde. Diversitates International Journal, vol. 10, no 1, p. 46–58, 2018. DOI: https://doi.org/10.53357/AZYO4284. Disponível em: http://www.diversitates.uff.br/index.php/1diversitates-uff1/article/view/244. Acesso em: 20 jan. 2024.
OLIVEIRA, Nathália Werneck Cézar de; SALLES, Helen Caroline Rocha de; VICQ, Filipe de Mello de; FERREIRA, Raquel Aparecida; MAMBRINI, Juliana Vaz de Melo; DIOTAIUTI, Liléia; DIAS, João Carlos Pinto; SOUZA, Rita de Cássia Moreira de. Conhecimentos sobre a doença de Chagas entre escolares de dois municípios de Minas Gerais, Brasil. Cadernos Saúde Coletiva, v. 31, p. e310400121, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1414-462X2023310400121. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cadsc/a/MWv36XDTS5YnfmGmLSmpMqv/. Acesso em: 24 nov. 2024.
PEREIRA-SILVA, Fernanda Sant’Ana; MELLO, Marcio Luiz Braga Corrêa de; ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini de. Doença de Chagas: enfrentando a invisibilidade pela análise de histórias de vida de portadores crônicos. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, p. 1939-1949, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022275.08492021. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/csc/2022.v27n5/1939-1949/. Acesso em: 24 nov. 2024.
PIMENTA, Denise Nacif; DINIZ, NOGUEIRA, Heloisa Maria; ANDRADE, Manuel de Almeida Magalhães; OLIVEIRA, Patrícia Rezende de; SILVA, Juliana Ferreira; DIAS, João Carlos Pinto; SCHALL, Virgínia Torres; SANTOS, Robson. A importância do ergodesign na avaliação de CD-ROM sobre dengue e doença de chagas na educação em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, vol. 6, p. 147–68, 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462008000100008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/7sbGJyJLMCm3QC9sjVdry5S/?lang=pt&format=html. Acesso em: 23 out. 2024.
PIMENTA, Denise Nacif. Disseminação de informação sobre dengue: o ergodesign no desenvolvimento e avaliação de material multimídia para educação em saúde. Fundação Oswaldo Cruz, Belo Horizonte, Tese de Doutorado, 2008. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/20861. Acesso em 23 out. 2024.
PIMENTEL, Andréia Guerra; SPIEGEL, Carolina Nascimento; MOREL, Ana Paula Massadar; RIBEIRO, Carla Cristina Moreira; GOMES, Suzete Araujo Oliveira; ALVES, Gutemberg Gomes. Concepções de educação em saúde nos jogos didáticos sobre Aedes aegypti no Brasil: uma revisão integrativa. Investigações em Ensino de Ciências, v. 26, n. 1, p. 285-304, 2021. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2021v26n1p285. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/2320. Acesso em: 21 out. 2024.
RAMOS, Daniela Karine. Jogos cognitivos eletrônicos: contribuições à aprendizagem no contexto escolar. Ciência e cognição, p. 19–32, 2013. Disponível em: http://revista.cienciasecognicao.org/index.php/cec/article/view/848. Acesso em 21 out. 2024.
ROCHA, Julimar Santiago; CORREIA, Patrícia Carla da hora; SANTOS, Jocenildes Zacarias. Jogos digitais e suas possibilidades na/para educação inclusiva. Revista Pedagógica, v. 23, p. 1-25, 2021. DOI: https://doi.org/10.22196/rp.v22i0.5662. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/5662. Acesso em: 23 set. 2024.
SANMARTINO, Mariana; SAAVEDRA, Andrea Avaria; DE LA TORRE ÁVILA, Leonardo. A Social Approach to Chagas Disease: A First Step to Improve Access to Comprehensive Care. In: PINAZO DELGADO, María-Jesús; GASCÓN, Joaquim (Orgs.). Chagas Disease: A Neglected Tropical Disease. Cham: Springer International Publishing, p. 57–74, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-030-44054-1_4. Acesso em: 23 set. 2024.
SANTOS, Adriana Kelly; RIBEIRO, Ana Paula Goulart; MONTEIRO, Simone. Hanseníase e práticas da comunicação: estudo de recepção de materiais educativos em um serviço de saúde no Rio de Janeiro. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 16, p. 205-218, 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=180122635023. Acesso em: 23 set. 2024.
SCHLEIERMACHER, Friedrich Daniel Ernst. Hermenêutica: Arte e técnica da interpretação. Petrópolis: Vozes, 2° edição, p.1-102, 2000.
SILVA, Fernanda Sant'Ana Pereira. Vivendo com Chagas: registro de histórias de vida e atividades de educação não formal com portadores de Doença de Chagas. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/42639. Acesso em 23 set. 2024.
SUECUN CARRERO, Sandra Helena et al. Fiabilidad y validación del instrumento de conocimientos, actitudes y prácticas en la enfermedad de Chagas. Revista Cubana de Medicina Tropical, v. 72, n. 2, 2020. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?pid=S0375-07602020000200006&script=sci_arttext&tlng=en. Acesso em 15 set. 2024.
VASCONCELLOS, Marcelo Simão de; CARVALHO, Flávia Garcia de; BARRETO, Jéssica Oliveira. ATELLA, Georgia Correa. As Várias Faces dos Jogos Digitais na Educação. Informática na educação: teoria & prática, v. 20, n. 4 dez, 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-1654.77269. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/77269. Acesso em: 20 set. 2024.
VASCONCELLOS, Marcelo Simão; CARVALHO, Flávia Garcia de; ARAUJO, Inesita Soares de. O jogo como prática de saúde. SciELO-Editora FIOCRUZ, p. 134, 2018.
VASCONCELLOS-SILVA, Paulo Roberto; CASTIEL, Luis David. As novas tecnologias de autocuidado e os riscos do autodiagnóstico pela Internet. Revista Panamericana de Salud Pública, v. 26, n. 2, p. 172–175, 2009. Disponível em: https://shre.ink/blMc. Acesso em 04 nov. 2024.
VENTURA-GARCIA, Laia; ROURA, Maria; PELL, Christopher; POSADA, Elisabeth; GASCÓN, Joaquim; ALDASORO, Edelweis, MUÑOZ, Jose; POOL, Robert. Socio-cultural aspects of Chagas disease: a systematic review of qualitative research. PLoS neglected tropical diseases, v. 7, n. 9, p. e2410, 2013. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pntd.0002410. Disponível em: https://journals.plos.org/plosntds/article?id=10.1371/journal.pntd.0002410. Acesso em: 04 nov. 2024.
VENTURI, Tiago; MOHR, Adriana. Panorama e análise de períodos e abordagens da Educação em Saúde no contexto escolar brasileiro. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 23, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172021230121. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/ztGB4JLXy4Tpm5yzjTfdSBy/?format=html&stop=next&lang. Acesso em: 04 nov. 2024.
VERA CABRAL, Edén. Conocimientos sobre Enfermedad de Chagas y Triatoma infestans en Pobladores del Departamento de San Pedro, Paraguay 2019. Anales de la Facultad de Ciencias Médicas (Asunción), v. 53, n. 1, p. 81-92, 2020. DOI: https://doi.org/10.18004/anales/2020.053.01.81-092. Disponível em: https://scielo.iics.una.py/scielo.php?pid=S1816-89492020000100081&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 04 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fernanda Sant’Ana Pereira-Silva, Debora Santos Oliveira, Sheila Soares de Assis, Tania Cremonini de Araújo-Jorge, Luciana Ribeiro Garzoni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).