O STORYTELLING COMO METODOLOGIA FACILITADORA DO APRENDIZADO EM EMBRIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2659Palavras-chave:
Ensino de embriologia, Metodologias ativas, Storytelling, Contextualização, Contação de históriasResumo
O ensino de embriologia na educação básica enfrenta muitos obstáculos, em razão de inúmeros fatores que perpassam desde o nível de abstração dos conteúdos, até a falta de materiais didáticos adequados para abordá-los em sala de aula. Entretanto, é necessário pensar e discutir sobre propostas pedagógicas que auxiliem na superação desses fatores, uma vez que a embriologia abriga uma série de informações que são essenciais para a formação cognitiva, social e crítica dos estudantes. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada durante o desenvolvimento de uma sequência didática (SD), utilizando o storytelling (contação de histórias) como metodologia ativa e facilitadora do aprendizado em embriologia na Educação Básica. Se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interventiva, realizada em um colégio da rede pública do interior do estado da Bahia, com alunos do 1º ano do ensino médio. Os dados foram coletados por meio da observação participante, do diário de campo, produzido pelo pesquisador, e de memórias de aula, produzidas pelos estudantes no decorrer da SD. Foram analisados com a técnica de análise de conteúdo. Apesar de limitações como, por exemplo, o tempo e a resistência dos alunos, os resultados ressaltam o potencial do storytelling como uma metodologia eficaz para facilitar o aprendizado de embriologia, uma vez que promove a contextualização, a dinâmica em sala e a participação ativa dos estudantes, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e de competências e habilidades essenciais para as tomadas de decisões responsáveis nas suas relações.
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