O STORYTELLING COMO METODOLOGIA FACILITADORA DO APRENDIZADO EM EMBRIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2659

Palavras-chave:

Ensino de embriologia, Metodologias ativas, Storytelling, Contextualização, Contação de histórias

Resumo

O ensino de embriologia na educação básica enfrenta muitos obstáculos, em razão de inúmeros fatores que perpassam desde o nível de abstração dos conteúdos, até a falta de materiais didáticos adequados para abordá-los em sala de aula. Entretanto, é necessário pensar e discutir sobre propostas pedagógicas que auxiliem na superação desses fatores, uma vez que a embriologia abriga uma série de informações que são essenciais para a formação cognitiva, social e crítica dos estudantes. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência vivenciada durante o desenvolvimento de uma sequência didática (SD), utilizando o storytelling (contação de histórias) como metodologia ativa e facilitadora do aprendizado em embriologia na Educação Básica. Se trata de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interventiva, realizada em um colégio da rede pública do interior do estado da Bahia, com alunos do 1º ano do ensino médio. Os dados foram coletados por meio da observação participante, do diário de campo, produzido pelo pesquisador, e de memórias de aula, produzidas pelos estudantes no decorrer da SD. Foram analisados com a técnica de análise de conteúdo. Apesar de limitações como, por exemplo, o tempo e a resistência dos alunos, os resultados ressaltam o potencial do storytelling como uma metodologia eficaz para facilitar o aprendizado de embriologia, uma vez que promove a contextualização, a dinâmica em sala e a participação ativa dos estudantes, favorecendo o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e de competências e habilidades essenciais para as tomadas de decisões responsáveis nas suas relações.

Biografia do Autor

Bruno Gomes dos Anjos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Biologia Celular (PPG-BIOCEL), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua na linha de pesquisa em Biologia do Desenvolvimento, com estudo direcionado à caracterização histopatológica e morfométrica da placenta murina pós-infecções gestacionais. Especialista em Citologia, Histologia e Embriologia, pelo Centro Universitário Celso Lisboa (2024). Licenciado em Ciências Biológicas, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2023). Possui experiência na área da Educação em Ciências, com ênfase em metodologias para o ensino e aprendizagem da Morfologia. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Saúde e Diversidade (GEPECSADI). Durante a graduação, foi monitor bolsista da disciplina Histoembriologia Animal (2022); bolsista CAPES no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2020-2022); estagiário do Laboratório de Ensino de Biologia da UESB (2022-2023); voluntário do projeto de extensão Laboratório Móvel de Ciências Naturais (2022); e, também, foi voluntário de Iniciação Científica, atuando como pesquisador na área de ensino de Embriologia. Além disso, foi integrante da Liga Acadêmica de Embriologia e Genética Humana (LAEGH) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e da Liga Acadêmica de Embriologia e Reprodução (LAER) da Universidade de São Paulo (USP). Seus interesses abrangem: ensino das Ciências Morfológicas, Biologia Celular, Biologia Tecidual e, principalmente, Biologia da Reprodução e do Desenvolvimento.

Leandra Eugênia Gomes de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, pela Universidade Federal da Paraíba. Concluiu o mestrado em Ciências Biologicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, instituição na qual também se graduou em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Jequié. Atua nas áreas de psicofarmacologia e morfologia com ênfase em embriologia e histologia.

Ana Cristina Santos Duarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Ciências com Habilitação Em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Pós-Doutorado em Didactica de las Ciencias Experiementales, na Universidad Nacional del Litoral (UNL), na Ciudad de Santa Fé, na Argentina. Atualmente é professor Pleno do Departamento de Ciência Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da área Educação e Prática de Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências e Biologia; educação inclusiva; aprendizagem; educação; diversidade. Docente, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (DCB/UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (DS/UESB). Desenvolve e Coordena Projetos de Pesquisa e Extensão na área de Educação voltados para a formação de professores e o processo ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências, Saúde e Diversidade (GEPECSAD). Diretora do Departamento de Ciências Biológicas (2007 - 2011); Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores (2014 - 2018). Coordenadora do Colegiado do Colegiado dos Cursos de Ciências Biológicas (2019 - 2022); Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura (NDE - 2019 ...); Coordenadora do PIBID, Núcleo de Biologia (2020 -2022; 20220-2024); Editora da Revista Iniciação à Docência (RID, 2021 ...)

Israel Silva Cruz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Educação Especial e Inclusiva e em Metodologias Ativas e Prática Docente, pela Faculdade Facuminas (2024). Licenciado em Ciências Biológicas (2023) e Mestrando em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP), pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - campus de Jequié. Pós-graduando em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Instituto Superior de Educação Ocidente (ISEO). Atualmente faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Saúde e Diversidade - GEPECSADI. Possui experiência e interesse pela pesquisa na área de Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase em metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem, e também no campo da Educação Especial e Inclusiva. Já foi bolsista CAPES, através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2020-2022) e do Programa de Residência Pedagógica - PRP (2022), sendo que em ambos os programas atuou sendo um dos componentes do Núcleo de Biologia da UESB de Jequié. Foi monitor bolsista da disciplina Geologia Geral (2019) e monitor voluntário da disciplina Paleontologia (2020). Além disso, participou, como voluntário, de ações extensionistas do projeto de extensão intitulado "Paleociência na escola: itinerância e aprendizagem", o qual é vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas (DCB-UESB). Atualmente se encontra vinculado ao cargo de professor de nível médio do Ensino Fundamental II, atua como Coordenador de Laboratório e ocupa o cargo de Assistente de Coordenação no Colégio Dom Pedro II (Jequié-BA). 

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Publicado

2025-01-23

Como Citar

Anjos, B. G. dos, Oliveira, L. E. G. de, Duarte, A. C. S., & Cruz, I. S. (2025). O STORYTELLING COMO METODOLOGIA FACILITADORA DO APRENDIZADO EM EMBRIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162659. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2659

Edição

Seção

Relato de Experiência