A MINERAÇÃO EM CAÇAPAVA DO SUL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO CTS NO CONTEXTO DO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2658Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Itinerário Formativo, Educação CTS.Resumo
Diante das novas políticas curriculares na Educação Básica, como a Base Nacional Comum Curricular e o Novo Ensino Médio torna-se importante investigar possibilidades educativas e suas implicações aos processos de ensino aprendizagem. Assim, este estudo busca responder como os pressupostos da educação Ciência Tecnologia Sociedade (CTS) podem auxiliar no desenvolvimento do tema Produção Industrial: a mineração em Caçapava do Sul no contexto do Itinerário Formativo Sustentabilidade. A proposta foi desenvolvida e organizada a partir dos Três Momentos Pedagógicos. Metodologicamente, os dados foram analisados pela Análise Textual Discursiva. Como resultados obteve-se duas categorias: a) a cultura do silêncio e o conhecimento ingênuo sobre o tema mineração: rupturas necessárias e b) o desvelar da consciência possível a partir da proposta desenvolvida. De modo geral, identificou-se um posicionamento mais crítico dos estudantes em relação ao tema e suas implicações sociais, econômicas e ambientais. Outrossim, o estudo contribuiu para demonstrar a necessidade de discussões/abordagens em práticas educativas sobre a não neutralidade da Ciência/Tecnologia e sobre a cultura de participação social – elementos centrais da educação CTS - todavia, ressalta-se que essas discussões precisam ser consideradas como demandas curriculares, portanto, percebe-se o espaço dos Itinerários Formativos como um espaço potencial para que essas práticas ocorram.
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