ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO NO ESTUDO DE TRANSFORMAÇÕES ISOBÁRICAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2650

Palavras-chave:

ensino de física, experimento simples, lei de Charles, método investigativo, diretriz epistemológica implícita.

Resumo

Este trabalho objetiva contribuir com uma proposta de atividade prática para o estudo das transformações isobáricas. Nesse sentido, apresenta-se uma montagem de arranjo experimental simples, de fácil aquisição e custo reduzido, discutindo-se a viabilidade de corroboração da lei de Charles, ou também chamada de lei de Gay-Lussac (pressão constante), por tal instrumentação a partir dos dados de volume e temperatura, de modo a oferecer orientações pedagógicas para realizar uma análise isobárica. Em termos epistemológicos, caracteriza-se uma particular metodologia investigativa de inspiração pós-positivista. Espera-se, com isso, subsidiar o professor do Ensino Médio que se interesse pela proposta desta atividade experimental. Epistemologicamente, a estratégia pedagógica, que se constitui de um método investigativo, insere-se em carácter de ensaio, justificando-se coerente com diretrizes pertinentes da literatura em educação científica no contexto da visão mais dominante nos últimos anos, que é a hipotética-dedutiva.

Biografia do Autor

Osmar Henrique Moura da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Físico e doutor em educação para a ciência (Unesp/Bauru). Trabalha como Físico no Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina.

Carlos Eduardo Laburú, Universidade Estadual de Londrina

Docente do departamento de física da Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Educação pela USP/ São Paulo.

Referências

ALLIE, S.; BUFFLER, A.; LOVENESS, K.; CAMPBELL, B.; LUBBEN, F. First year physics students’ perceptions of the quality of experimental measurements. International Journal of Science Education, v. 20, n. 4, p. 447-459, 1998. DOI:10.1080/0950069980200405.

BUFFLER, A., ALLIE, S., LUBBEN, F. CAMPBELL, B. The development of first year physics student’s ideas about measurement in terms of point and set paradigms, International Journal of Science Education. v. 23, n. 11, p. 1137-1156, 2001. DOI:10.1080/09500690110039567.

CACHAPUZ, A.F. et al. Perspectivas de ensino de ciências. In Cachapuz A. F. (Org.). Perspectivas de ensino. Porto: Centro de Estudos de Educação em Ciência, 2000.

CHALMERS, A.F. A Fabricação da Ciência. Editora Unesp: São Paulo, 1994.

CHINELLI, M.V.; FERREIRA, M.V. S.; AGUIAR, L.E.V. Epistemologia em sala de aula: a natureza da ciência e da atividade científica na prática profissional de professores de ciências. Ciência & Educação. v. 16, n. 1, p. 17-35, 2010. https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000100002.

DELIZOICOV D. Editorial – Sobre a produção do conhecimento científico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 182-183, dez, 1996. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7050/6526. Acesso: 13 de abril de 2024.

EISBERG, R.M.; LERNER, L.S. Física – Fundamentos e aplicações. Volume II. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1983.

GERICKE, N.; HÖGSTRÖM, P.; WALLIN, J. A systematic review of research on laboratory work in secondary school, Studies in Science Education, v. 59, n. 2, p. 245-285, 2023. DOI: 10.1080/03057267.2022.2090125.

GIORDAN, A. (1999). Une didactique pour les sciences expérimentales. Paris: Éditions Belin, 1999.

HIGA, I.; OLIVEIRA, O.B. A experimentação nas pesquisas sobre o ensino de Física: fundamentos epistemológicos e pedagógicos. Educar em Revista, v. 44, p. 75-92, abr/jun, 2012. https://doi.org/10.1590/S0104-40602012000200006.

HODSON, D. Is this really what scientists do? Seeking a more authentic science in and beyond the school laboratory. In Wellington, J. (Ed.). Practical work in school science: Which way now? Londres: Routledge, p. 93-108, 1998.

LABURÚ, C.E. Problemas abertos e seus problemas no laboratório de Física: uma alternativa dialética que passa pelo discurso multivocal e univocal. Investigações em Ensino de Ciências. v. 8, n. 3, p. 231-256, 2003. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/540/335. Acesso: 13 de abril de 2024.

LABURÚ, C. E.; BARROS, M. A. Problemas com a compreensão de estudantes em Medição: razões para a formação do Paradigma Pontual. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 151-162., 2009. Disponível em:

https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/353. Acesso: 13 de abril de 2023.

LAKATOS, I. The methodology of scientific research programmes. Philosophical Papers, v. 1. Cambridge University Press: Cambridge, 1978.

LÔBO, S. F. O trabalho experimental no ensino de Química. Química Nova, v. 35, n. 2, p. 430-434, 2012. https://doi.org/10.1590/S0100-40422012000200035.

LUBBEN, F.; MILLAR, R. Children’s ideas about the reliability of experimental data. International Journal of Science Education, v. 18, n. 8, 955-968, 1996. https://doi.org/10.1080/0950069960180807.

MARQUES, N.L.R.; ARAÚJO, I.S. Investindo na formação de professores de ciências do ensino fundamental: uma experiência em física térmica. Experiências em Ensino de Ciências. v. 5, n. 3, p. 131-152, 2010. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/241031. Acesso: 13 de abril de 2024.

MATTHEWS, M.R. Science Teaching – The role of history and philosophy os science. Philosophy of education research library: Great Britain, 1994.

MILLAR, R. A means to na end: The role of processes in science education. In Woolnough, B. (Ed.). Practical science. Milton Keynes: Open University, p. 44-52, 1991.

MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Interfaces entre visões epistemológicas e ensino de ciências. Ensino, Saúde e Ambiente. v. 9, n. 1, p. 1-32, Abril, 2016. DOI:10.22409/resa2016.v9i1.a21213.

NIAZ, M. Más allá del positivismo: una interpretación lakatosiana de la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las ciencias, v. 12, n. 1, p. 97-100, 1994. https://doi.org/10.5565/rev/ensciencias.4490.

PEREIRA, A.I.; AMADOR, F. A história da ciência em manuais escolares de ciências da natureza. Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciências, v. 6, n. 1, 2007. Disponível em: extension://ibjjllhemkfgfbkgohldepcdgiigpdkb/pdfjs/web/viewer.html?file=http%3A%2F%2Freec.uvigo.es%2Fvolumenes%2Fvolumen06%2FART12_Vol6_N1.pdf. Acesso: 13 de abril de 2024.

PIAGET, J. O possível, o impossível e o necessário. In: Luci Banks Leite (org.) e Ana Augusta de Medeiros (colab.). Piaget e a escola de genebra. Cortez Editora: São Paulo, 1987.

PIRES, D.P.; AFONSO, J.C.; CHAVES, F.A.B. Do termoscópio ao termômetro digital: quatro séculos de termometria. Química Nova, v. 29, n. 6, p. 1393-1400, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/qn/a/jRxkCYG7MRtXyzWTyRkcbKj/. Acesso: 13 de abril de 2024.

PONCZEK, R.L. Pode a Física ser um bom árbitro para questões epistemológicas? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, n. 2, p. 295-313, ago, 2009. DOI:10.5007/2175-7941.2009v26n2p295.

POPPER, K.R. A Lógica da Pesquisa Científica. Editora Cultrix: São Paulo, 1972.

POPPER, K.R. A ciência normal e seus perigos. In Lakatos e Musgrave (Eds.): A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento, 63-71. Cultrix/EDUSP, São Paulo, 1970.

SILVA, O.H.M.; LABURÚ, C.E. Implicações epistemológicas da aplicação de um método investigativo em aula experimental no ensino médio. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v. 11, n. 1, p. 31-19, 2016.

SILVA, O.H.M.; LABURÚ, C.E.; CAMARGO, S.; CHRISTOFALO, A.A.C. Epistemological Contributions Derived from an Investigative Method in an Experimental Class in the Study of Hooke’s Law. Revista Acta Scientiae. v. 21, p. 110-127, 2019. https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v21iss2id4695.

SILVEIRA, F.L.; OSTERMANN, F.A insustentabilidade da proposta indutivista de “descobrir a lei a partir de resultados experimentais”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, número especial, p. 7-27, jun, 2002. Disponível em: extension://ibjjllhemkfgfbkgohldepcdgiigpdkb/pdfjs/web/viewer.html?file=https%3A%2F%2Fwww.if.ufrgs.br%2F~lang%2FTextos%2FINDUTIVISMO_INSUSTENTAVEL.pdf. Acesso: 13 de abril de 2024.

VÁSQUEZ, Á.; MASSARENO, M.A. Características del conocimiento científico: creencias de los estudiantes. Enseñanza de lãs Ciencias, 17 (3): p. 377 - 395, 1999. Disponível em: extension://ibjjllhemkfgfbkgohldepcdgiigpdkb/pdfjs/web/viewer.html?file=https%3A%2F%2Fddd.uab.cat%2Fpub%2Fedlc%2F02124521v17n3%2F02124521v17n3p377.pdf. Acesso: 13 de abril de 2024.

WHITAKER, M.A.B. ‘History and Quase-history in Physics Education, Pt I’. Physics Education. V. 14, p. 108-112, 1979. DOI10.1088/0031-9120/14/2/009.

Downloads

Publicado

2024-08-08

Como Citar

Silva, O. H. M. da, & Laburú, C. E. (2024). ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO NO ESTUDO DE TRANSFORMAÇÕES ISOBÁRICAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152650. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2650

Edição

Seção

Produto Educacional

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)