ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO NO ESTUDO DE TRANSFORMAÇÕES ISOBÁRICAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2650Palavras-chave:
ensino de física, experimento simples, lei de Charles, método investigativo, diretriz epistemológica implícita.Resumo
Este trabalho objetiva contribuir com uma proposta de atividade prática para o estudo das transformações isobáricas. Nesse sentido, apresenta-se uma montagem de arranjo experimental simples, de fácil aquisição e custo reduzido, discutindo-se a viabilidade de corroboração da lei de Charles, ou também chamada de lei de Gay-Lussac (pressão constante), por tal instrumentação a partir dos dados de volume e temperatura, de modo a oferecer orientações pedagógicas para realizar uma análise isobárica. Em termos epistemológicos, caracteriza-se uma particular metodologia investigativa de inspiração pós-positivista. Espera-se, com isso, subsidiar o professor do Ensino Médio que se interesse pela proposta desta atividade experimental. Epistemologicamente, a estratégia pedagógica, que se constitui de um método investigativo, insere-se em carácter de ensaio, justificando-se coerente com diretrizes pertinentes da literatura em educação científica no contexto da visão mais dominante nos últimos anos, que é a hipotética-dedutiva.
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