MULHERES CIENTISTAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2648Palavras-chave:
Mulheres nas ciências. Materiais didáticos. Didática das ciências.Resumo
Este estudo apresenta uma proposição didática sobre a temática do protagonismo feminino no contexto do ensino das ciências no ensino fundamental. Em função de uma revisão sobre esta temática em nível curricular e sua ausência em materiais didáticos de ciências, se elabora uma contraproposta para se discutir e problematizar a inserção das mulheres na produção do conhecimento científico e suas potencialidades no campo da didática das ciências. Como resultado se elabora um recorte de personalidades femininas em diferentes campos das ciências e se caracteriza uma possibilidade de inserir essa temática como contexto para o ensino de conceitos nas ciências da natureza.
Referências
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, p. 122-134, 2001.
BRASIL, Unesco. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). 2018.
BIAN, Lin; LESLIE, Sarah-Jane; CIMPIAN, Andrei. Gender stereotypes about intellectual ability emerge early and influence children’s interests. Science, v. 355, n. 6323, p. 389-391, 2017.
BIROLI, Flávia; VAGGIONE, Juan Marco; MACHADO, Maria das Dores Campos. Gênero, neoconservadorismo e democracia: disputas e retrocessos na América Latina. Boitempo Editorial, 2020.
CHASSOT, Attico. A ciência é masculina? É, sim senhora!.. Revista Contexto & Educação, v. 19, n. 71-72, p. 9-28, 2004.
COSTA, Angélica Felício da. Representação da mulher nas ciências nos livros didáticos de ciências da década de 1960 até 2010. 2020.
DE JESUS, Simone Emiliano; DA SILVA, Kátia Regina Xavier Pereira. Um material didático sobre desengajamento moral e violência de gênero. Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 28, p. 875-893, 2018.
LEITE, Lara Casarim; DE CASTRO, Roney Polato; FERRARI, Anderson. Gênero na BNCC de ciências da natureza: buscando brechas para outros currículos. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 390-409, 2021.
LIMA, Marianne Fernandes de. E não sou eu uma cientista?: análise do conceito de gênero nos Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD/2018). 2022. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
LOCH, Rayane Monique Bernardes; TORRES, Kelly Beatriz Vieira; COSTA, Carolina Reciate. Mulher, esposa e mãe na ciência e tecnologia. Revista Estudos Feministas, v. 29, p. e61470, 2021.
MAIA, Dennys Leite; DE CARVALHO, Rodolfo Araújo; APPELT, Veridiana Kelin. Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 49, p. 68-88, 2021.
MARTINS, Eliecília de Fátima; HOFFMANN, Zara. Os papéis de gênero nos livros didáticos de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, p. 132-151, 2007.
OCCELLI, Maricel; VALEIRAS, Beatriz Nora. Los libros de texto de ciencias como objeto de investigación: una revisión bibliográfica. 2013.
RAMALHO, Carla Chagas et al. O escutar do silêncio–o que está por trás da mudez da BNCC sobre as estruturas de gênero. EDUCAÇÃO, v. 8, n. 3, p. 483-496, 2020.
RAMBALDI, Amália Kelly et al. As mulheres representadas nos livros didáticos: história do brasil. Interfaces Científicas-Educação, v. 5, n. 3, p. 123-134, 2017.
SANTOS, Nathalia Borges et al. Políticas educacionais de gênero:(im) possibilidades para emancipação. 2017.
SERAFIM, Milena Pavan; AMARAL, Eliana Martorano. Mulheres na Ciência: precisamos corrigir o passado para enfrentar o futuro?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, p. 1-4, 2021.
SOARES, Zilene Pereira; MONTEIRO, Simone Souza. Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafios. Educar em revista, v. 35, p. 287-305, 2019.
SOUZA, Juliana Boanova; LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Fome de quê? A [in] visibilidade de meninas e mulheres interditadas de atuarem na Educação das áreas Exatas. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, 2021.
SKUMRA, Caroline Noskoski; MÜNCHEN, Sinara; KAMANSKI, Angela Baruffi. Mulheres na ciência: uma análise em livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio. Jornada de iniciação científica e tecnológica, v. 1, n. 10, 2020.
VERRANGIA, Douglas. Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco. Revista Interacções, v. 10, n. 31, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alessandro Augusto de Barros Façanha, Heloísa Medeiros de Araújo, Rayane Kelly da Silva Monteiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do artigo, e se compromete a enviar como documento suplementar uma carta de consentimento com a assinatura de todos os autores informando que tem a permissão para a submissão do texto assim como assegura que não há violação de direitos autorais e nem qualquer tipo de plágio (incluindo autoplágio).