MULHERES CIENTISTAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2648

Palavras-chave:

Mulheres nas ciências. Materiais didáticos. Didática das ciências.

Resumo

Este estudo apresenta uma proposição didática sobre a temática do protagonismo feminino no contexto do ensino das ciências no ensino fundamental. Em função de uma revisão sobre esta temática em nível curricular e sua ausência em materiais didáticos de ciências, se elabora uma contraproposta para se discutir e problematizar a inserção das mulheres na produção do conhecimento científico e suas potencialidades no campo da didática das ciências. Como resultado se elabora um recorte de personalidades femininas em diferentes campos das ciências e se caracteriza uma possibilidade de inserir essa temática como contexto para o ensino de conceitos nas ciências da natureza.

Referências

AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio. Alfabetização científico-tecnológica para quê?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, p. 122-134, 2001.

BRASIL, Unesco. Decifrar o código: educação de meninas e mulheres em ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). 2018.

BIAN, Lin; LESLIE, Sarah-Jane; CIMPIAN, Andrei. Gender stereotypes about intellectual ability emerge early and influence children’s interests. Science, v. 355, n. 6323, p. 389-391, 2017.

BIROLI, Flávia; VAGGIONE, Juan Marco; MACHADO, Maria das Dores Campos. Gênero, neoconservadorismo e democracia: disputas e retrocessos na América Latina. Boitempo Editorial, 2020.

CHASSOT, Attico. A ciência é masculina? É, sim senhora!.. Revista Contexto & Educação, v. 19, n. 71-72, p. 9-28, 2004.

COSTA, Angélica Felício da. Representação da mulher nas ciências nos livros didáticos de ciências da década de 1960 até 2010. 2020.

DE JESUS, Simone Emiliano; DA SILVA, Kátia Regina Xavier Pereira. Um material didático sobre desengajamento moral e violência de gênero. Revista Contemporânea de Educação, v. 13, n. 28, p. 875-893, 2018.

LEITE, Lara Casarim; DE CASTRO, Roney Polato; FERRARI, Anderson. Gênero na BNCC de ciências da natureza: buscando brechas para outros currículos. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 390-409, 2021.

LIMA, Marianne Fernandes de. E não sou eu uma cientista?: análise do conceito de gênero nos Livros Didáticos de Biologia aprovados pelo Plano Nacional do Livro Didático 2018 (PNLD/2018). 2022. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

LOCH, Rayane Monique Bernardes; TORRES, Kelly Beatriz Vieira; COSTA, Carolina Reciate. Mulher, esposa e mãe na ciência e tecnologia. Revista Estudos Feministas, v. 29, p. e61470, 2021.

MAIA, Dennys Leite; DE CARVALHO, Rodolfo Araújo; APPELT, Veridiana Kelin. Abordagem STEAM na educação básica brasileira: uma revisão de literatura. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 49, p. 68-88, 2021.

MARTINS, Eliecília de Fátima; HOFFMANN, Zara. Os papéis de gênero nos livros didáticos de ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 9, p. 132-151, 2007.

OCCELLI, Maricel; VALEIRAS, Beatriz Nora. Los libros de texto de ciencias como objeto de investigación: una revisión bibliográfica. 2013.

RAMALHO, Carla Chagas et al. O escutar do silêncio–o que está por trás da mudez da BNCC sobre as estruturas de gênero. EDUCAÇÃO, v. 8, n. 3, p. 483-496, 2020.

RAMBALDI, Amália Kelly et al. As mulheres representadas nos livros didáticos: história do brasil. Interfaces Científicas-Educação, v. 5, n. 3, p. 123-134, 2017.

SANTOS, Nathalia Borges et al. Políticas educacionais de gênero:(im) possibilidades para emancipação. 2017.

SERAFIM, Milena Pavan; AMARAL, Eliana Martorano. Mulheres na Ciência: precisamos corrigir o passado para enfrentar o futuro?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, p. 1-4, 2021.

SOARES, Zilene Pereira; MONTEIRO, Simone Souza. Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafios. Educar em revista, v. 35, p. 287-305, 2019.

SOUZA, Juliana Boanova; LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Fome de quê? A [in] visibilidade de meninas e mulheres interditadas de atuarem na Educação das áreas Exatas. Ciência & Educação (Bauru), v. 27, 2021.

SKUMRA, Caroline Noskoski; MÜNCHEN, Sinara; KAMANSKI, Angela Baruffi. Mulheres na ciência: uma análise em livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio. Jornada de iniciação científica e tecnológica, v. 1, n. 10, 2020.

VERRANGIA, Douglas. Educação científica e diversidade étnico-racial: o ensino e a pesquisa em foco. Revista Interacções, v. 10, n. 31, 2014.

Downloads

Publicado

2025-04-22

Como Citar

Façanha, A. A. de B., Araújo, H. M. de, & Monteiro, R. K. da S. (2025). MULHERES CIENTISTAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162648. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2648

Edição

Seção

Artigo Científico