OFICINAS TEMÁTICAS COMO ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA VOLTADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2645

Palavras-chave:

ensino de botânica, ensino de micologia, investigação científica, Metodologias ativas

Resumo

Uma das funções da escola é apresentar aos estudantes os saberes acadêmicos e ensinar sobre Ciências, relacionando essa ciência com a realidade dos educandos. Neste artigo destacamos e defendemos a perspectiva de que o Ensino de Ciências deve promover o processo de Alfabetização Científica dos estudantes. Neste contexto, o Ensino de Ciências por Investigação (EnCI) representa uma abordagem para romper com o ensino de Ciências tradicional. Assim, a formação dos profissionais que vão atuar nessa perspectiva é de extrema relevância. Dessa forma, possibilitar o contato dos professores com diferentes perspectivas didáticas colabora para o processo formativo deles e as oficinas temáticas são importantes instrumentos nesse processo. Diante do exposto, este estudo buscou responder à seguinte pergunta: “De que forma as oficinas temáticas podem potencializar a formação (inicial e continuada) de professores na abordagem do EnCI?”. Este trabalho objetivou apresentar e discutir os elementos teóricos que fundamentaram a construção de um modelo de oficina temática sobre o EnCI, voltada à formação de professores, bem como validar a oficina temática proposta com distintos grupos de professores. A pesquisa se desenvolveu a partir de uma abordagem qualitativa e a construção da oficina temática abrangeu a participação de três diferentes agentes visando torná-la mais adequada ao propósito formativo. Após sua estruturação inicial, a oficina foi validada com dois diferentes grupos de professores: em Formação Continuada e em Formação Inicial. Os dados foram coletados a partir da observação da participação e das respostas aos questionários (pré e pós-oficina). Os resultados demonstraram que os participantes, ao final do processo, compreenderam melhor os conceitos do EnCI, destacando a importância da participação ativa dos alunos e a aplicação de metodologias investigativas em sala de aula. Conclui-se que oficinas temáticas são uma ferramenta eficaz para a formação de professores, promovendo a transformação do Ensino de Ciências.

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

Miranda, S. do C. de, Calaça, F. J. S., Carvalho, R. S. C., Santos, M. L. dos, & de Carvalho, P. S. (2024). OFICINAS TEMÁTICAS COMO ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA VOLTADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152645 . https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2645

Edição

Seção

Relato de Experiência