RECONHECER-SE EDUCADOR E EDUCADORA AMBIENTAL: FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE DE EDUCADORES AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2639Palavras-chave:
Educação Ambiental; Formação Continuada; Práticas pedagógicas; Reconhecimento profissional; Mídias sociais;Resumo
Este trabalho aborda a formação de educadores ambientais e a importância do reconhecimento e diálogo nesse processo. Destaca-se a relevância da Educação Ambiental (EA) e a influência das experiências dos educadores em sua prática. O objetivo deste trabalho foi criar uma comunidade aprendente para formação de educadores ambientais usando a mídia social Facebook. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, envolvendo a participação ativa dos educadores em ações práticas relacionadas à aprendizagem permanente em EA. Para isso, analisou-se a experiência de um grupo de educadores ambientais em um ambiente on-line (Facebook). Os participantes concordaram com um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, garantindo o uso acadêmico dos dados e o anonimato de seus nomes. Os resultados demonstraram um intenso engajamento dos participantes. Foram discutidos temas relevantes para a EA, a partir de atividades como leitura de textos, compartilhamento de materiais e debates sobre questões socioambientais. Destaca-se a importância do papel do mediador na promoção do diálogo e na geração de conhecimento entre os participantes. Conclui-se que o reconhecimento mútuo e o diálogo são fundamentais para a formação contínua de educadores ambientais. A interação social e a colaboração promovem a construção de conhecimento de forma interativa, alinhada à perspectiva sociointeracionista. A iniciativa de formação via Facebook mostrou-se eficaz na promoção da aprendizagem e na reflexão sobre práticas pedagógicas, contribuindo para o aprimoramento da atuação dos educadores ambientais.
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