RECONHECER-SE EDUCADOR E EDUCADORA AMBIENTAL: FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE DE EDUCADORES AMBIENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2639

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Formação Continuada; Práticas pedagógicas; Reconhecimento profissional; Mídias sociais;

Resumo

Este trabalho aborda a formação de educadores ambientais e a importância do reconhecimento e diálogo nesse processo. Destaca-se a relevância da Educação Ambiental (EA) e a influência das experiências dos educadores em sua prática. O objetivo deste trabalho foi criar uma comunidade aprendente para formação de educadores ambientais usando a mídia social Facebook. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, envolvendo a participação ativa dos educadores em ações práticas relacionadas à aprendizagem permanente em EA. Para isso, analisou-se a experiência de um grupo de educadores ambientais em um ambiente on-line (Facebook). Os participantes concordaram com um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, garantindo o uso acadêmico dos dados e o anonimato de seus nomes. Os resultados demonstraram um intenso engajamento dos participantes. Foram discutidos temas relevantes para a EA, a partir de atividades como leitura de textos, compartilhamento de materiais e debates sobre questões socioambientais. Destaca-se a importância do papel do mediador na promoção do diálogo e na geração de conhecimento entre os participantes. Conclui-se que o reconhecimento mútuo e o diálogo são fundamentais para a formação contínua de educadores ambientais. A interação social e a colaboração promovem a construção de conhecimento de forma interativa, alinhada à perspectiva sociointeracionista. A iniciativa de formação via Facebook mostrou-se eficaz na promoção da aprendizagem e na reflexão sobre práticas pedagógicas, contribuindo para o aprimoramento da atuação dos educadores ambientais.

Biografia do Autor

Valdir Lamim-Guedes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação (FEUSP); Mestre em Ecologia (UFOP); Especialista em Jornalismo Científico (Unicamp), Educação Ambiental (USP-SC) e em Design Instrucional para EaD (Unifei); Biólogo (UFOP) e Pedagogo (UniBF). Tutor presencial e a distância do CEAD/UDESC. Consultor Educacional no Senac-SC e professor da Faculdade Católica Paulista (Marília-SP). Editor-Chefe da Editora Na Raiz. Desenvolve projetos de pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade, metodologias de ensino (metodologias ativas, uso de TDICs, entre outras), Educação a Distância e Educação Ambiental. Na área de EaD, tem experiência como coordenador de curso de pós-graduação lato sensu, Coordenador de tutoria, professor coordenador de disciplina, professor orientador de TCC, conteudista, revisor técnico, designer Instrucional e tutor em cursos à distância (Centro Universitário Senac-Santo Amaro, Digital House, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, IFAM, IFSuldeMinas, UFABC, Udesc, UFLA, Uniplac, UFMT, UFSM, UFOP, UFSCar, UFT, UNESP, Univesp e USP). 

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Publicado

2025-03-10

Como Citar

Lamim-Guedes, V. (2025). RECONHECER-SE EDUCADOR E EDUCADORA AMBIENTAL: FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE DE EDUCADORES AMBIENTAIS. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162639. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2639

Edição

Seção

Relato de Experiência