A ELETRICIDADE EM UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2635

Palavras-chave:

Ciências da Natureza; unidade de ensino potencialmente significativa; ensino de Física

Resumo

Este estudo objetivou descrever as etapas de construção e validação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino do tema Eletricidade com foco na aprendizagem significativa dos estudantes. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e de natureza pura e aplicada. A UEPS foi elaborada para ser aplicada na 3ª Série do Ensino Médio. O estudo contou com a participação de 49 estudantes e foi conduzido ao longo de nove aulas em três turmas de uma escola pública parceira. Para descrição e análise dos dados utilizou-se uma abordagem qualitativa e quantitativa. Com base nos resultados obtidos concluiu-se que o processo de validação da proposta foi essencial para a reflexão pedagógica e inclusão de sugestões de alterações visando tornar a UEPS mais adequada ao contexto formativo dos estudantes. A UEPS proposta abarcou diferentes estratégias para promoção da participação ativa dos estudantes nas aulas. Assim, foi relevante o uso da música, do jogo e de outros elementos lúdicos na UEPS. Também se ressalta que a proposição de um trabalho final “aberto” possibilitou aos estudantes liberdade e autonomia com bons resultados em termos de aprendizagem. Conclui-se que o uso da UEPS no Ensino de Física, aplicada ao Ensino Médio, pode potencializar o desenvolvimento da aprendizagem significativa dos estudantes sobre o tema Eletricidade.

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Publicado

2025-01-24

Como Citar

Solino, E. G. C., Valente, S., Carvalho, P. S. de, & Miranda, S. do C. de. (2025). A ELETRICIDADE EM UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 16(1), e25162635. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2635

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