O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO QUE CONCERNE ÀS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS: INTERFACE COM O PENSAMENTO DE CHICO SCIENCE
DOI:
https://doi.org/10.22407/2176-1477/2025.v16.2633Palavras-chave:
Prática de ensino interdisciplinar, Oficina Manguetown, Ensino das ciências da natureza, Questões socioambientaisResumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo identificar as contribuições da prática do(a) professor(a) de Ciências da Natureza, considerando problemáticas do cotidiano dos(as) estudantes, a partir da escuta da canção Manguetown, de Chico Science, com ênfase em questões socioambientais. Com relação ao recorte aqui apresentado, objetivamos realizar uma oficina pedagógica que evidenciasse as contribuições da prática pedagógica do(a) professor(a) de Ciências da Natureza, a partir de problemáticas socioambientais relacionadas ao cotidiano escolar de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Pernambuco, tendo por base o pensamento de Chico Science. Com relação aos procedimentos metodológicos, esta investigação foi orientada pela abordagem qualitativa de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de uma oficina pedagógica e da observação participante. A análise dos dados foi realizada pela técnica de Análise de Conteúdo temático-categorial. Participaram da pesquisa 27 estudantes, sendo 17 homens e 10 mulheres. Os resultados permitiram concluir que a prática consciente e crítica sobre a realidade social do(a) professor(a) é imprescindível para tornar a sala de aula um ambiente rico em estímulos e capaz de abrir-se ao universo intersubjetivo dos(as) estudantes. Desse modo, foi possível desenvolver, nos(as) estudantes, o pensamento crítico-reflexivo a partir de problemáticas socioambientais relacionadas ao seu cotidiano escolar, como a suscitada nesse estudo, com base no pensamento de Chico Science, que buscava denunciar as desigualdades e a pobreza de Pernambuco e, ao mesmo tempo, promover uma renovação cultural e artística em todo o estado.
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