POTENCIALIDADES DO PLURALISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE BACTERIOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2586

Palavras-chave:

Inovador, Tecnologia, Biologia, Microbiologia

Resumo

A presente pesquisa teve como tema central a utilização do pluralismo metodológico no ensino de Biologia. Visto à necessidade de contemplar a heterogeneidade dos discentes em relação às formas de aprender, essa pesquisa propôs a utilização de estratégias metodológicas inovadoras, distintas e plurais. Assim, buscou-se desvelar de que forma o pluralismo metodológico pode contribuir para o ensino na área de Microbiologia, em especial no tema Bacteriologia. O objetivo geral foi avaliar as contribuições e potencialidades do pluralismo metodológico no ensino de Bacteriologia. A metodologia de pesquisa envolveu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, contemplando 23 estudantes do Ensino Médio. Neste contexto, elaborou-se uma oficina didático-pedagógica, na qual desenvolveram-se práticas pedagógicas referentes ao tema bactérias. A oficina foi dividida em três momentos e compreendeu a utilização de metodologias ativas, experimentação e modelos didáticos, com uso de tecnologias digitais educacionais. A obtenção de dados foi por meio de pré-testes e pós-testes, bem como, a análise interpretativa dos feedbacks por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Grande parte dos estudantes demonstraram amplo interesse e participaram ativamente no desenvolvimento das atividades, protagonizando o processo de ensino-aprendizagem e construindo o conhecimento de forma colaborativa. Com base nas análises percebeu-se a importância de reinventar e inovar constantemente a prática pedagógica, bem como os paradigmas educacionais vigentes, instaurando no ensino novas práticas e perspectivas, pautadas no pluralismo metodológico, defendendo que a variabilidade nos métodos de ensino potencializa uma prática ativa e inovadora.

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Publicado

2024-07-09

Como Citar

Finsterbusch , T., Iantas, J., Machado, C. . J., Krawczyk, A. C. de D. B., Behrens, M. A., & Borille, J. M. (2024). POTENCIALIDADES DO PLURALISMO METODOLÓGICO NO ENSINO DE BACTERIOLOGIA. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152586. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2586

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Seção

Artigos Científicos