EXPLORANDO A CRIATIVIDADE A PARTIR DE DESENHOS E FALAS DE CRIANÇAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2556

Palavras-chave:

desenhos, criatividade, educação ambiental, clube de ciências

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as representações gráficas a partir dos desenhos produzidos e narrados por alunos do 5º ao 6º ano do ensino fundamental, participantes de um Clube de Ciências no norte do Brasil, utilizando uma Sequência de Ensino Investigativo. Tal sequência foi problematizada por meio de um filme que contextualiza aspectos ambientais, tendo como pano de fundo a Educação Ambiental. A pesquisa foi realizada em consonância com princípios da abordagem qualitativa e, como estratégia metodológica, a observação participante. Nos resultados gerados, percebemos que os alunos conseguiram expor as suas concepções acerca de questões ambientais emergentes (queimadas de floresta, emissão de gases poluentes, etc.), que são relevantes para a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Destacamos ainda que as atividades investigativas desenvolvidas no Clube contribuem para um ensino de Ciências criativo, atual e contextualizado. Este estudo pode promover a conscientização dos alunos acerca de seu papel social na sociedade diante dos desafios impostos pelas mudanças ambientais sentidas no planeta. Assim como, pode auxiliar outras pesquisas que tenham como foco práticas investigativas em Ciências que convergem nas discussões em problemáticas que envolvem a Educação Ambiental.

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Publicado

2024-07-17

Como Citar

Albuquerque, M. C. P., Freitas, R. F. de, Malheiro, J. M. da S., & Rocha, C. J. T. de. (2024). EXPLORANDO A CRIATIVIDADE A PARTIR DE DESENHOS E FALAS DE CRIANÇAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, 15(1), e24152556. https://doi.org/10.22407/2176-1477/2024.v15.2556

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