Revistas

  • Caderno de Resumos do Congresso de Ensino de Linguagens

    O Caderno de Resumos de Congresso de Ensino de Linguagens publica os resumos dos trabalhos aprovados para serem apresentados no Congresso de Ensino de Linguagnes. O evento, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), pelo Grupo de Pesquisa Educação Linguística na Rede Técnica e Tecnológica (ELIRTE) e pelo Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE), é voltado para o ensino e/ou aprendizagem de língua e/ou literatura e tem, como público-alvo, professores da Educação Básica, estudantes de Licenciaturas e pesquisadores das áreas de Letras e Linguística.

    Boa leitura!

  • BRAZILIAN JOURNAL OF AGRICULTURE AND ENVIRONMENTAL SCIENCES

    A Brazilian Journal of Agriculture and Environmental Sciences - BJAES, com sede no Campus Pinheiral do IFRJ, é um peri´ódico técnico-cient´´ífico, de periodicidade quadrimestral e fluxo contínuo de recebimento de manuscritos.

    Trata-se de uma publicaçao de acesso livre (Open Access) com sistema de avaliação duplo-cego.

    O periódico tem como objetivo divulgar a produção científica vinculada a instituições de ensino e pesquisa que trabalhem com a temática da produção agropecuária, conservação e recuperação do meio ambiente.

    Como a BJAES é um periódico sem fins lucrativos, não há cobrança de taxas. 

    Seja um avaliador voluntário (ad hoc) da BJAES

    Encorajamos os leitores a cadastrarem-se como avaliadores voluntários (ad hoc) dos manuscritos submetidos a BJAES.

  • Alimentos: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

    A Revista Alimentos: Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente é um periódico técnico-científico que pertence ao Departamento de Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - Campus Rio de Janeiro, oferecendo acesso livre e imediato ao seu conteúdo. O acesso, a submissão e a publicação são gratuitos.

    Publica artigos inéditos, relatos de caso e artigos de revisão em português na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos. Tem como objetivo divulgar pesquisas científicas e tecnológicas em Ciência e Tecnologia de Alimentos, a saber:

    Tecnologia de Alimentos de Origem Animal;
    Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal;
    Tecnologia de Bebidas;
    Embalagem e Estabilidade de Alimentos;
    Nutrição Aplicada a Ciência e Tecnologia de Alimentos;
    Processos Biotecnológicos na Indústria de Alimentos;
    Química de Alimentos;
    Microbiologia de Alimentos;
    Gestão da Qualidade e Segurança na Indústria de Alimentos;
    Toxicologia aplicada a Ciência e Tecnologia de Alimentos;
    Higiene e Legislação de Alimentos;
    Toxicologia de Alimentos;
    Análise Sensorial e Estudos do Consumidor;
    Análise Instrumental aplicada a Ciência e Tecnologia de Alimentos;
    Engenharia, Tecnologia e Gestão Ambiental aplicada a Ciência e Tecnologia de Alimentos.

  • Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias

    O Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias é um periódico científico eletrônico semestral de acesso livre (Open Access) e avaliação pelos pares (sistema duplo-cego) dedicado à divulgação da pesquisa científica sobre línguas, literaturas e o seu ensino. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, não são cobradas taxas para submissão, avaliação ou publicação dos originais.

    Normalmente, são publicados dois números por ano: um em junho e outro em dezembro. Além do dossiê atemático, os números podem conter um dossiê temático.

    Temas dos próximos números

    N.

    Tema

    Período de submissão

    Organizadores

    Previsão de publicação

    7

    Ensino de gramática: desafios e perspectivas

    Fev. de 2023

    Dennis Castanheira, Cristiane Barbalho e Aline Menezes

    Jun. 2023

    8

    Ensino de linguagens e as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin: abordagens teórico-metodológicas para a/na sala de aula da educação básica brasileira

    Abr. e maio de 2023

    Wallace Dantas

    Dez. 2023

    9

    A sala de aula como espaço de construção - teorias e práticas de ensino e aprendizagem

    Set. e out. de 2023

    Natalia Nobre (in memoriam)

    Jun. 2024

    10

    Trabalhos submetidos ao III Congresso de Ensino de Linguagens

    Abr. e maio de 2024

    A definir

    Dez. 2024

    11

    Experiências de práticas inclusivas no cotidiano escolar

    Set. e out. de 2024

    Patricia Salgado

    Jun. 2025

    12

    ensino, tecnologias digitais e letramentos

    Abr. e maio de 2025

    Meire Celedonio

    Dez. 2025

    Orientações

    A atuação do autor é solicitada em diferentes momentos do processo editorial:

    1. Submissão: É importante o autor verificar se preencheu corretamente o formulário de submissão e se o estilo e a formatação do texto estão adequados ao padrão da revista. Para tanto, leia atentamente as diretrizes para autores. Falhas desse tipo podem atrasar consideravelmente a passagem para a etapa seguinte.

    2. Triagem pela comissão editorial: Os textos são avaliados pela comissão editorial quanto à adequação ao escopo da revista, à ausência de plágio e à formatação do texto. Se aprovado, o texto segue para a avaliação pelos pares.

    3. Avaliação pelos pares: Dois especialistas avaliam aspectos teórico-metodológicos do texto. A fim de garantir imparcialidade no processo, o CELTE utiliza o sistem duplo-cego, ou seja, os avaliadores não sabem quem é o autor, e o autor não sabe quem são os avaliadores. Se um dos pareceres indicar rejeição, um terceiro avaliador é convidado a dar o parecer final. As orientações dos avaliadores são encaminhadas ao autor do manuscrito para guiar a revisão.

    4. Edição de texto: O editor de texto sugere aprimoramentos linguístico-textuais ao autor.

    5. Leitura de prova: O autor faz a revisão de aspectos gráficos e ortográficos. A revisão do texto é responsabilidade do autor do manuscrito.

    6. Publicação: Se aprovado pela comissão editorial e pelos avaliadores e depois de cumprir todas as etapas do processo editoral, o texto é publicado.

     

    Seja um avaliador voluntário (ad hoc) do CELTE

    Para ser um avaliador voluntário (ad hoc) dos manuscritos submetidos ao CELTE, preencha o formulário.

     

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    Pesquisador, faça parte da nossa comissão científica

    O Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE), criado em 2020, é um periódico científico sem fins lucrativos e de Acesso Livre, dedicado à pesquisa em ensino de línguas e literatura. Atualmente, o CELTE busca constituir uma comissão científica formada por pesquisadores (mestres ou doutores) das áreas de Letras e Linguística vinculados a diferentes instituições do país. A principal função da comissão científica é atuar no processo editorial da revista, ou seja, fazer a triagem dos manuscritos, emitir pareceres sobre os textos submetidos e organizar números, o que pode envolver a organização de dossiês temáticos. Além disso, almeja-se que a comissão científica contribua com o projeto “Letramento Acadêmico e Produção Científica”, cujo objetivo é fomentar a discussão sobre os inúmeros temas relacionados à produção e à divulgação científica, como a produção de gêneros científicos, o plágio, a ética e as boas práticas em pesquisa etc. por meio da oferta de eventos variados. Caso tenha interesse em se candidatar, clique aqui para preencher um formulário para que possamos agendar uma entrevista.

     

    Caso precise, acesse o guia para se cadastrar na revista, clicando aqui.

  • Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477

    A Revista Eletrônica Ciências & Ideias é uma publicação da área de Ensino, de acesso livre (Open Access), com periodicidade quadrimestral, com Equipe Editorial composta de pesquisadores de várias instituições.

    Trata-se de uma revista científica criada em 2009, com Qualis B1 na área de Ensino da CAPES (classificação 2013-2016).

    São aceitos para publicação contribuições originais e inéditas, teóricas ou empíricas, relacionadas ao Ensino de Ciências e Divulgação Científica, redigidas em português, espanhol ou inglês.

    ISSN: 2176-1477

     

    CIÊNCIAS & IDEIAS JOURNAL – ISSN: 2176-1477

    Ciências & Ideias (Science & Ideas) digital journal is a quarterly and free-access (open access) publication of the Federal Institute of Rio de Janeiro (IFRJ, Instituto Federal do Rio de Janeiro). It is a scientific journal created in 2009, classified as Qualis B1 (2013-2016) for the Teaching area of Coordination for Improvement of Higher Level Professionals (CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), which involves a team of editors and a scientific editorial council composed of researchers from several institutions. Original and unpublished, theoretical or empirical contributions related to Science Teaching and Scientific Dissemination, and written in Portuguese, Spanish or English, are accepted for publication.

  • Saúde.Com-Ciência ISSN: 2594-5890

    Essa publicação anual destina-se a divulgação dos trabalhos realizados por discentes e docentes dos cursos da área de saúde oferecidos no campus Realengo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).

    Endereço: Rua Professor Carlos Wenceslau, 343 - Realengo, Rio de Janeiro - RJ, 21710-240

    As áreas temáticas são:

    Farmácia

    Fisioterapia

    Terapia Ocupacional

     

  • Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia - ISSN: 1984-5693

    ATENÇÃO: RECEBEREMOS NOVAS SUBMISSÕES DE TRABALHOS A PARTIR DE 01/04/2023!

    A Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia (ISSN 1984-5693) é um periódico técnico-científico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), de caráter interdisciplinar e de fluxo contínuo. Logo, publica um volume único por ano. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo e está aberta a receber contribuições de autores de qualquer instituição de ensino e pesquisa, brasileira ou estrangeira. O acesso, a submissão e a publicação são gratuitos.

    *DOCUMENTOS REFERENTES À SUBMISSÃO DEVEM SER ENVIADOS, ATRAVÉS DO E-MAIL: repect.ifrj@gmail.com OU POR MEIO DE SUBMISSÃO ON LINE.  BAIXEM NESTE SITE OU SOLICITEM OS TEMPLATES ATRAVÉS DESTE E-MAIL.

    Todos os trabalhos submetidos passarão por uma p´re-avaliação em softwares identificadores de plágio.