Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte <p>O Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias é um periódico científico eletrônico semestral de acesso livre (Open Access) e avaliação pelos pares (sistema duplo-cego) dedicado à divulgação da pesquisa científica sobre línguas, literaturas e o seu ensino. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, não são cobradas taxas para submissão, avaliação ou publicação dos originais.</p> <p>Normalmente, são publicados dois números por ano: um em junho e outro em dezembro. Além do dossiê atemático, os números podem conter um dossiê temático.</p> <p><strong>Temas dos próximos números</strong></p> <table> <tbody> <tr> <td> <p><strong>N.</strong></p> </td> <td> <p><strong>Tema</strong></p> </td> <td> <p><strong>Período de submissão</strong></p> </td> <td> <p><strong>Organizadores</strong></p> </td> <td> <p><strong>Previsão de publicação</strong></p> </td> </tr> <tr> <td> <p>9</p> </td> <td> <p>A sala de aula como espaço de construção - teorias e práticas de ensino e aprendizagem</p> </td> <td> <p>Set. e out. de 2023</p> </td> <td> <p>Cláudia Teixeira e Marcus Almeida</p> </td> <td> <p>Jun. 2024</p> </td> </tr> <tr> <td> <p>10</p> </td> <td> <p>Trabalhos submetidos ao III Congresso de Ensino de Linguagens</p> </td> <td> <p>Abr. e maio de 2024</p> </td> <td> <p>A definir</p> </td> <td> <p>Dez. 2024</p> </td> </tr> <tr> <td> <p>11</p> </td> <td> <p>Experiências de práticas inclusivas no cotidiano escolar</p> </td> <td> <p>Set. e out. de 2024</p> </td> <td> <p>Patricia Salgado</p> </td> <td> <p>Jun. 2025</p> </td> </tr> <tr> <td> <p>12</p> </td> <td> <p>ensino, tecnologias digitais e letramentos</p> </td> <td> <p>Abr. e maio de 2025</p> </td> <td> <p>Meire Celedonio</p> </td> <td> <p>Dez. 2025</p> </td> </tr> </tbody> </table> <p> </p> <p><strong>Orientações</strong></p> <p>A atuação do autor é solicitada em diferentes momentos do processo editorial:</p> <p>1. <strong>Submissão</strong>: É importante o autor verificar se preencheu corretamente o formulário de submissão e se o estilo e a formatação do texto estão adequados ao padrão da revista. Para tanto, leia atentamente as <a href="https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/about/submissions" target="_blank" rel="noopener">diretrizes para autores</a>. Falhas desse tipo podem atrasar consideravelmente a passagem para a etapa seguinte.</p> <p>2. <strong>Triagem pela comissão editorial</strong>: Os textos são avaliados pela comissão editorial quanto à adequação ao escopo da revista, à ausência de plágio e à formatação do texto. Se aprovado, o texto segue para a avaliação pelos pares.</p> <p>3. <strong>Avaliação pelos pares</strong>: Dois especialistas avaliam aspectos teórico-metodológicos do texto. A fim de garantir imparcialidade no processo, o CELTE utiliza o sistem duplo-cego, ou seja, os avaliadores não sabem quem é o autor, e o autor não sabe quem são os avaliadores. Se um dos pareceres indicar rejeição, um terceiro avaliador é convidado a dar o parecer final. As orientações dos avaliadores são encaminhadas ao autor do manuscrito para guiar a revisão.</p> <p>4. <strong>Edição de texto</strong>: O editor de texto sugere aprimoramentos linguístico-textuais ao autor.</p> <p>5. <strong>Leitura de prova</strong>: O autor faz a revisão de aspectos gráficos e ortográficos. A revisão do texto é responsabilidade do autor do manuscrito.</p> <p>6. <strong>Publicação</strong>: Se aprovado pela comissão editorial e pelos avaliadores e depois de cumprir todas as etapas do processo editoral, o texto é publicado.</p> <p> </p> <p><strong>Seja um avaliador voluntário (ad hoc) do CELTE</strong></p> <p>Para ser um avaliador voluntário (ad hoc) dos manuscritos submetidos ao CELTE, preencha o <a title="formulário" href="https://forms.gle/Z4tNLrLS1nEMrA8b6" target="_blank" rel="noopener">formulário</a>.</p> <p> </p> <p><strong>Nossa página no Facebook</strong></p> <p>Acesse nossa página no <a href="https://www.facebook.com/Caderno-de-Ensino-Linguagens-e-suas-Tecnologias-CELTE-106738457651567/" target="_blank" rel="noopener">Facebook</a>.</p> <p> </p> <p><strong>Pesquisador, faça parte da nossa comissão científica</strong></p> <p>O Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE), criado em 2020, é um periódico científico sem fins lucrativos e de Acesso Livre, dedicado à pesquisa em ensino de línguas e literatura. Atualmente, o CELTE busca constituir uma comissão científica formada por pesquisadores (mestres ou doutores) das áreas de Letras e Linguística vinculados a diferentes instituições do país. A principal função da comissão científica é atuar no processo editorial da revista, ou seja, fazer a triagem dos manuscritos, emitir pareceres sobre os textos submetidos e organizar números, o que pode envolver a organização de dossiês temáticos. Além disso, almeja-se que a comissão científica contribua com o projeto “Letramento Acadêmico e Produção Científica”, cujo objetivo é fomentar a discussão sobre os inúmeros temas relacionados à produção e à divulgação científica, como a produção de gêneros científicos, o plágio, a ética e as boas práticas em pesquisa etc. por meio da oferta de eventos variados. Caso tenha interesse em se candidatar, clique <a href="https://forms.gle/a5noPwbZ41iu2H2HA" target="_blank" rel="noopener">aqui</a> para preencher um formulário para que possamos agendar uma entrevista.</p> <p> </p> <p>Caso precise, acesse o guia para se cadastrar na revista, clicando <a href="https://drive.google.com/file/d/15Yd0gevwgH-Wj43w8O0Rs_4hzysr_rYO/view" target="_blank" rel="noopener">aqui</a>.</p> <p> </p> <p>Em nossos materiais de divulgação, utlizamos os recusos dos sites <a href="https://www.canva.com/" target="_blank" rel="noopener">Canva</a> e <a href="https://br.freepik.com/" target="_blank" rel="noopener">Freepik</a>.</p> pt-BR <p>O autor que publica seu manuscrito no <strong>Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias</strong> concorda com os seguintes termos:</p><p>a) o autor mantém os direitos autorais e concede à revista <span>o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a </span><a href="https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/deed.pt_BR">Licença Creative Commons Attribution</a><span>, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial no </span><strong><strong>Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias</strong></strong>;</p><p>b) o autor tem <span>autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial </span>no <strong><strong>Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias</strong></strong>;</p><p>c) o a<span>utor tem permissão e é estimulado a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja </span><a href="http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html" target="_new">O Efeito do Acesso Livre</a><span>).</span></p> celte@ifrj.edu.br (Marcus Vinicius Brotto de Almeida) celte@ifrj.edu.br (Marcus Vinicius Brotto de Almeida) Wed, 20 Dec 2023 17:15:45 +0000 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 BAKHTIN E VYGOTSKY: RELAÇÕES DIÁLOGICAS EM TORNO DA EDUCAÇÃO https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2366 <p>Este trabalho oferece ao leitor uma visão dialógica entre Mikhail Bakhtin e seu Círculo e Lev S. Vygotsky. As aproximações teóricas que ambos têm foram evidenciadas, na constatação de que suas ideias e conceitos em muito se aproximam, em especial a questão da ideologia, arte, psicologia, mediação da vida pela linguagem e o signo, entre outros. O ensaio procura mostrar ao leitor que as convergências entre ambos denotam um valor pela alteridade, pelo social e cultural. Por fim, um diálogo sobre o valor de ambos para a educação, pois sendo ambos professores, Bakhtin e Vygotsky em muito contribuem para um novo entendimento na área da psicologia, estudos da linguagem, arte e educação.</p> <p>&nbsp;</p> Ivo Di Camargo Junior, Valdemir Miotello Copyright (c) 2023 Ivo Di Camargo Junior, Valdemir Miotello http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2366 Wed, 20 Dec 2023 00:00:00 +0000 A relação de tempo-espaço e ideologia nas charges editoriais e suas implicações para o ensino de língua inglesa no ensino médio https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2356 <p><strong>Resumo</strong></p> <p>A análise de charges é crucial para que o aprendiz de língua estrangeira seja capaz de explorar criticamente os discursos ou vozes que permeiam esse gênero discursivo e, dessa forma, expressar e elaborar sua própria argumentação. O presente estudo visa apresentar um breve histórico da ascensão da charge, bem como sua evolução histórica, para entender como as relações de tempo e espaço são construídas no espaço narrativo. Para tal propósito, a base teórica será a Teoria dos Cronotopos de Mikhail Bakhtin (1998). A pesquisa, de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa, foi desenvolvida por meio da interpretação de charges editoriais aplicando-se o conceito de cronotopo, resultando na sugestão de um plano de aula para o ensino médio contemplando as implicações do estudo de charges em inglês para o professor. Alinhada com as habilidades e competências da BNCC, a proposta de aplicação de exercícios de interpretação suscita o posicionamento do estudante em relação a temas políticos e sociais. Portanto, o estudo pode contribuir para o desenvolvimento de mais pesquisas do gênero charge em língua inglesa com foco na aplicação em sala de aula e para a compreensão da importância da ideologia existente nesse gênero discursivo como fonte de argumentação crítica para os estudantes.</p> Rita de Cássia Eleutério de Moraes Copyright (c) 2023 Rita de Cássia Eleutério de Moraes http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2356 Wed, 20 Dec 2023 00:00:00 +0000 Gêneros textuais e Morfossintaxe https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2324 <p>O ensino de Língua Portuguesa&nbsp; recebe muitas críticas por não trazer, de modo assertivo, aplicabilidade às mais diversas necessidades sociocomunicativas do usuário da língua. A análise linguística sobressai em relação às atividades de leitura, de interpretação e de produção de textos, sem que se observe a sua importância nessas práticas. Pretende-se, neste artigo, apresentar modelos de análise de textos pertencentes a diferentes gêneros (Koch, 2008), a fim de que, a partir das aulas, se possa ter o domínio de uso linguísticas em contextos sociocomunicativos. Foram selecionados textos pertencentes aos gêneros propaganda, manchete, notícia e poema, com o propósito de evidenciar que as escolhas morfossintáticas podem auxiliar na orientação argumentativa intencionalmente elaborada pelo locutor. Busca-se refletir, com base na análise desses textos, sobre estratégias que podem ser utilizadas a serviço da construção de sentido do texto.</p> <p>&nbsp;</p> Suelen Sales, Erica Sousa de Almeida Copyright (c) 2023 Suelen Sales, Erica Sousa de Almeida http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2324 Wed, 20 Dec 2023 00:00:00 +0000 As espadas, o lápis e a sala de aula https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2355 <p>Este trabalho objetiva análise do romance <em>O espadachim de carvão</em> (2013), de Affonso Solano, e posterior proposição de atividade pedagógica. A obra em questão foi indicada para o Ensino Médio pelo Programa Nacional do Livro Didático Literário 2018, sendo, portanto, atividades de pesquisa envolvendo o livro de Solano necessárias para melhor recepção do texto em sala de aula e desenvolvimento pedagógico. O trabalho de pesquisa foi desenvolvido a partir da análise do livro, tendo como embasamento teórico as reflexões apresentadas por Mikhail Bakhtin (2013) a respeito da relação da estilística e o ensino de língua. Adota-se, para tanto, a pesquisa bibliográfica como metodologia.</p> Bárbara Nascimento Ribeiro, Felipe Gonçalves Figueira Copyright (c) 2023 Bárbara Nascimento Ribeiro, Felipe Gonçalves Figueira http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2355 Wed, 20 Dec 2023 00:00:00 +0000