https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/issue/feed Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias 2024-07-01T17:38:15+00:00 Marcus Vinicius Brotto de Almeida celte@ifrj.edu.br Open Journal Systems <p>O Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias é um periódico científico eletrônico semestral de acesso livre (Open Access) e avaliação pelos pares (sistema duplo-cego) dedicado à divulgação da pesquisa científica sobre línguas, literaturas e o seu ensino. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, não são cobradas taxas para submissão, avaliação ou publicação dos originais.</p> <p> </p> <p>Em nossos materiais de divulgação, utlizamos os recusos dos sites <a href="https://www.canva.com/" target="_blank" rel="noopener">Canva</a> e <a href="https://br.freepik.com/" target="_blank" rel="noopener">Freepik</a>.</p> https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2370 Resenha: Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos 2024-03-02T00:33:28+00:00 Ricardo Tavares Martins ricardo.martins@ifsertao-pe.edu.br <p>O Manual de Pesquisa em Estudos Linguísticos, como o próprio nome sugere, traz uma abordagem da pesquisa científica orientada aos estudos da língua(gem) e se divide em cinco capítulos com contribuições para estudantes, professores e pesquisadores interessados no universo do pesquisar linguístico. Escrito pela professora Drª Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva, Linguista Aplicada da Universidade Federal de Minas Gerais, adota uma escrita simples, clara e objetiva, característica também presente em várias de outras obras acadêmicas suas, o que a faz ser lida por um grande e diverso público da sua área de atuação, principalmente.</p> 2024-06-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Ricardo Tavares Martins https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2445 POLIFONIA, IMPLÍCITO E VALORES ARGUMENTATIVOS NO ENSINO MÉDIO 2024-03-06T20:53:38+00:00 Tiago Vieira de Souza tiago.souza@ifrj.edu.br Bismarck Zanco de Moura dezanco@hotmail.com <p><span style="font-weight: 400;">A produção de texto tem sido um dos grandes gargalos na vida acadêmica dos discentes em geral, especialmente diante de um cenário de pouco incentivo à leitura. Nesse contexto, sobretudo, essa problemática é bastante evidente no Ensino Médio, período em que muitos alunos começam a pensar mais seriamente no acesso a um curso superior, seja via vestibulares, seja via ENEM. Diante disso, uma das barreiras a serem vencidas é a prova de redação, uma vez que ela faz parte dos processos classificatórios para que o aluno ingresse no ensino superior. Portanto, o presente artigo tem como justificativa a importância de preparar os discentes em relação aos pressupostos envolvidos na tipologia textual dissertativa-argumentativa além do gênero textual redação de vestibular (dissertação escolar). Entende-se a argumentação como um ato de relacionar ideias destinado à defesa de um ponto de vista com que se pretende convencer um interlocutor. Com uma argumentação, busca-se persuadir alguém a respeito de uma ideia. Argumentar consiste em utilizar justificativas convincentes acerca de uma tese. Em textos argumentativos, existe um raciocínio em que hipóteses são apresentadas e justificadas com base em argumentos e entre esses ocorrem relações lógicas. C</span><span style="font-weight: 400;">om este trabalho, conclui-se a importância de se trabalhar a diversidade de recursos argumentativos na produção e na leitura de textos no ensino básico, para que, enfim, os alunos entendam que a argumentação está na base de todo discurso produzido na interação social. Como recursos argumentativos são apresentados, neste artigo, a polifonia, o implícito e os valores argumentativos. </span></p> 2024-06-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Tiago Vieira de Souza, Bismarck Zanco de Moura https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2529 Um recurso educacional digital sobre colocações: 2024-03-14T20:35:45+00:00 Julia Martins Pinheiro martins.pinheiro@ufrgs.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta um recurso educacional digital que visa contribuir para o letramento acadêmico em francês língua estrangeira, com foco específico nas colocações típicas de gêneros acadêmicos. Para isso, primeiramente, o artigo explora os gêneros do discurso e suas relações com o ensino de línguas para fins acadêmicos, além da noção de colocações vista de uma perspectiva pedagógica; em seguida, são detalhadas as etapas metodológicas seguidas com o </span><em><span style="font-weight: 400;">software </span></em><span style="font-weight: 400;">AntConc para a identificação de colocações que integram as atividades do recurso. Em um segundo momento, discutimos a sala de aula invertida como uma possibilidade de metodologia para aplicar o recurso educacional digital desenvolvido. Por fim, são apresentadas as atividades elaboradas, destinadas a familiarizar os alunos com a linguagem científica e incentivar uma abordagem investigativa. Tais atividades passam pela leitura centrada na forma de dizer, pela comparação interlinguística, bem como por breves expedientes da linguística de </span><em><span style="font-weight: 400;">corpus</span></em><span style="font-weight: 400;">. Destaca-se, ainda, a contribuição do recurso para aprendizes e professores, sobretudo atuando como suporte em metodologias ativas, além da possibilidade de replicação e aplicação desse modelo em outras línguas e áreas do conhecimento. </span></p> 2024-06-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Julia Martins Pinheiro https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2606 A contribuição do material Rioeduca para o desenvolvimento dos letramentos na educação de jovens e adultos 2024-03-13T16:11:30+00:00 Claudia de Souza Teixeira claudia.teixeira@ifrj.edu.br Marcilane Aparecida Vicente Fernandes marcilanefernandes3@gmail.com <p>Esta pesquisa teve, como objetivo principal, analisar o material Rioeduca – elaborado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro –, para a disciplina Língua Portuguesa, nos blocos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental II, usado em 2023. Procurou-se responder à seguinte questão: Esse material ajuda a promover os letramentos dos alunos dessa modalidade? &nbsp;A pesquisa qualitativa e documental está embasada, principalmente, em trabalhos sobre a educação de jovens e adultos (Brasil, 1971, 1996, 2000, 2010, 2021; Freire, 1973; 2003 entre outros), gêneros discursivos/textuais (Brasil, 1998; Bakhtin, 2000; Marcuschi, 2002), alfabetização e letramento(s) (Freire, 1989; Kleiman, 1995;&nbsp; Soares, 2004, 2009, 2018, 2022; Rojo, 2009; Rojo e Moura, 2012; Street,1984; Teixeira, 2022; Tfouni, 1995 entre outros), materiais didáticos e ensino de língua portuguesa (Bandeira, 2009; Merli, 2018; Morais, 2020; Rangel, 2020 entre outros ).&nbsp; Concluiu-se que o número reduzido de atividades voltadas para o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita compromete o desenvolvimento dos letramentos dos estudantes da EJA, mas que esse problema pode ser minimizado pela atuação do professor.</p> 2024-06-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Claudia de Souza Teixeira, Marcilane Fernandes https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/celte/article/view/2457 B-A-BA para producción de material didáctico de español para secretariado 2024-03-13T16:09:46+00:00 Warley Stefany Nunes warley_stefany@hotmail.com <p>La palabra clave para el curso de español con fines específicos es el análisis de necesidades, porque constituye el paso inicial para diseñar un programa de lengua para secretariado. Con esas informaciones a la mano, el profesor tiene recursos suficientes para definir los objetivos, seleccionar y graduar los contenidos, elegir y suceder las actividades, decidir el método y el enfoque y, por fin, determinar el procedimiento de evaluación. Como el profesorado es, por muchas veces, de campo ajeno, tiene dificultad para producir un material didáctico con fines específicos por tener información parcial sobre el área temática. Por ello, este relato de experiencia tiene como objetivo presentar el B-A-BA para producción de material didáctico de español para secretariado. En ese caso, nos basamos en las investigaciones de Aguirre Beltrán (2000) para comprender la comunicación profesional aplicada al secretariado y Vian Jr. (2002) para preparar la sección pedagógica. Como resultado, los aprendientes realizaron la tarea final sobre la llamada telefónica en español, que se proyectó con base en el enfoque comunicativo o por tareas. A partir de la lengua como instrumento de acción (comunicación), se concluye que los participantes lograron poner en práctica sus conocimientos y sus convenciones, pues supieron reconocer los componentes de ese género oral (fase de apertura, indagación, escucha, solución y cierre) y se los apropiaron para su realización, como parte de su especialidad profesional.</p> 2024-06-17T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Warley Stefany Nunes