A vivência do plano de atividade de leitura com alfabetizandos no contexto de ensino não presencial
Palavras-chave:
Atividade de Leitura, Ensino Remoto, Orientações Pedagógicas.Resumo
Resumo
Em função da pandemia causada pela COVID 19, em março de 2020, foi necessário que as redes educacionais brasileiras suspendessem as atividades presenciais. Dessa maneira, esse cenário educacional inusitado, nos levou a refletir sobre como licenciandos em pedagogia poderiam orientar atividades de leitura voltadas para estudantes do ensino fundamental. Com o objetivo de promover situações de aprendizagem complementares às crianças em processo de alfabetização no modelo de ensino remoto é que foi pensado um projeto de extensão universitária. Participaram das atividades extensionistas uma coordenadora; quatro estudantes do Curso de Pedagogia com a função de orientar a leitura; cinco crianças com idade entre 6 a 7 anos, matriculadas no ensino fundamental de escolas públicas municipais da Paraíba. Foram realizados encontros semanais com cada criança, com base nos planos de atividade de leitura (PALE), construídos pelas orientadoras e supervisionados pela coordenadora. Os resultados evidenciaram que o projeto possibilitou aos leitores o contato com leituras de gêneros textuais variados.
Palavras-chave: atividade de leitura;ensino remoto; orientações pedagógicas.
Referências
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