Letramento, multi e novos letramentos: reflexões acerca da produção de videoaulas nas aulas de língua portuguesa

Autores

  • Nilva Oliveira dos Santos Governo do Estado do Amapá

Palavras-chave:

Multiletramentos, Novos Letramentos, Produção de materiais pedagógicos, Formação do professor, Língua portuguesa.

Resumo

Este trabalho é o relato sobre as experiências com o projeto “Gravando Minha Língua” durante as aulas de língua portuguesa. Como suporte teórico as concepções de Lopes (2018), acerca dos multiletramentos (Grupo Nova Londres); Terra (2013) acerca dos novos letramentos (proposto por Street); e por fim, em síntese acerca dos dois tipos de letramentos em Bevilaqua (2013). Ao todo foram 19 produções entregues, realizadas por meio da câmera dos dispositivos móveis. Os multiletramentos considera a multiplicidade de contextos e demandas (LOPES, 2018), pois além dos multiletramentos, requerer-se uma nova ética (ethos) e, portanto, novos letramentos. E o próprio projeto permitiu repensar nos limites e possibilidades de permitir que os estudantes participassem da construção de seus materiais de estudos, não reforçando o mero consumo didático, mas atuante sobre a própria língua.

Biografia do Autor

Nilva Oliveira dos Santos, Governo do Estado do Amapá

Possuo graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Trabalhei no ensino superior com a disciplina de Língua portuguesa no curso de Direito e Literatura Infantil no Curso de Pedagogia, no Instituto de Educação Superior de Campo Grande (ICG). Trabalhei na rede privada em Campo Grande - MS. Ministrei cursos de capacitações para professores na rede estadual de Mato grosso do Sul e no Amapá. Atualmente sou professora concursada na rede estadual do Governo do Estado do Amapá. Fui tutora à distância no Curso de Pedagogia (UAB/IFAP) e presencial na UNOPAR (2015-2018). Fiz especialização em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas (2006). Atualmente curso Especialização em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), com pesquisa voltada para análise discursiva acerca do letramento literário, da migração e relações de alteridade, especialmente no romance Vidas Secas (Graciliano Ramos), além de análise da atualidade da obra de Hannah Arendt. Desenvolvo, com estudantes do Ensino Médio, projetos voltados aos diversos estudos do léxico, como pesquisa com vocabulário Gamer, Onomástica e Toponímia. Por meios desses projetos, há valorização dos diversos aspectos da identidade dos envolvidos. Na área textual, desenvolvo trabalho com narratividade, individual e colaborativa, como metodologia de desenvolvimento da escrita, inclusive dissertativa-argumentativa.

Referências

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Publicado

2022-07-14 — Atualizado em 2023-03-21

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