Sequência didática no ensino de leitura e produção de textos no Ensino Médio: viabilizando estratégias de letramento literário e de multiletramentos

Autores

  • THAYANE MORAIS SILVA DE ALMEIDA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
  • Ana Paula Martins Fonseca Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Palavras-chave:

sequenciamento didático, ensino de literatura, multiletramentos.

Resumo

É perceptível que, atualmente, as aulas de literatura têm perdido espaço na escola, principalmente no Ensino Médio. Os temidos vestibulares e o próprio ENEM condicionam o trabalho com a literatura a um trabalho pedagógico que está longe de ser uma experiência estética com a leitura literária. Assim, buscam sistematizá-la em escolas literárias e em um compêndio demasiado simplista de autores representativos de cada época. Buscando discutir a importância de um trabalho que preze o ensino de leitura e produção de textos, e que vise à promoção dos multiletramentos, este artigo discute a importância do sequenciamento didático para o ensino de língua materna. Para tanto, analisamos e comentamos um modelo de sequência didática relativa ao ensino de literatura, a partir das mais recentes orientações da Base Nacional Comum Curricular, especialmente, no que se refere à pertinência das leituras das adaptações do texto para diferentes gêneros discursivos. A análise evidenciou que o desenvolvimento da sequência de atividades apresentada na proposta é relevante porque explora o texto literário em diferentes modalidades, e, nesse sentido, corrobora o multiletramento. Além disso, o trabalho possibilitou reflexões concernentes a uma nova exploração do texto literário na sala de aula, conforme a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio.

Biografia do Autor

THAYANE MORAIS SILVA DE ALMEIDA, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Licenciada em Letras / Língua Portuguesa e Mestre em Estdos de Linguagens. Atualmente, é professora da Educação Básica e Doutoranda em Estudos de Linguagens.

Ana Paula Martins Fonseca, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

Possui graduação em Letras (2003)pela Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG, especialização em Linguística Aplicada ao ensino da Língua Portuguesa (2004) - UEMG e Mestrado em Educação, Cultura e Organizações Sociais (2007) pela UEMG. Doutora em Estudos de Linguagens pelo Centro Tecnológico Federal de Minas Gerais (CEFET-MG). A área de investigação acadêmica é ligada principalmente às seguintes temáticas: Formação de professores, Alfabetização, letramento, Linguagem e Tecnologias, Ensino de Língua Materna, Prática docente. Possui experiência como docente na educação básica e no ensino superior e também na formação de professores.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular (Ensino Médio). Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em abr. 2018.

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília, MEC, SEB, 2006. 239p, vol 1. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em abr. 2018.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: _______. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina: auto de Natal pernambucano. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.

MELO NETO, João Cabral de. Morte e vida severina: auto de Natal pernambucano. Recife: Fundaji, Editora Massangana, 2009. (Edição em quadrinhos realizada por Miguel Falcão.)

Downloads

Publicado

2022-07-14 — Atualizado em 2023-03-21

Versões