A EVOLUÇÃO DO CONTEÚDO DE ÓPTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS NAS PERSPECTIVAS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO (PNLD)

Marília Campolino Peterle Farias, Samuel Costa, Lucas Telichevesky

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição do PNLD na abordagem de óptica em uma coleção de livros didáticos de ciências do último ano do ensino fundamental ao longo dos últimos 30 anos. Foi escolhido o conteúdo de óptica por se tratar de um tema abstrato, porém próximo do cotidiano e que a abordagem geralmente valoriza a parte geométrica. Foi avaliado o espaço ocupado, a linguagem utilizada, a relação entre cotidiano e conteúdo, as imagens, os exercícios propostos, a forma como são propostos os experimentos, além de recursos adicionais, como glossário e textos complementares. Ao longo dos anos vários critérios, pressionados pelo PNLD, melhoraram, como: espaço ocupado, linguagem, diversidade de exercícios e qualidade das imagens. Dentre os aspectos que merecem melhoras estão: a relação com o cotidiano, a relação entre texto e imagens, a apresentação dos experimentos, a inserção de escalas e de cores fantasias nas imagens.


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DOI: http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.647