PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA NA AULA DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DO TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE RESÍDUOS NO SOLO

Elisangela Souza Cunha, Denise da Silva Martins

Resumo


O solo é o grande responsável pelo suporte básico à vida no planeta, seja direta ou indiretamente, purificando a água, desintoxicando-a dos poluentes, restaurando ecossistemas, favorecendo a ciclagem dos elementos básicos. Este trabalho tem como objetivo a inserção de uma atividade prática relevante para o conteúdo apresentado no livro didático. E também realizar a análise do tempo de decomposição de elementos comuns no lixo doméstico. O trabalho foi realizado no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB) com três turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Durante a aula de Ciências, foi discutido quanto tempo é necessário para degradar certos resíduos e outros temas transversais foram levantados. Foram utilizadas seis amostras para cada resíduo, sugeridas pelos próprios alunos. Estas amostras foram enterradas no jardim do CBNB e desenterradas após trinta dias. Verificamos que a decomposição dos resíduos orgânicos (o chuchu, a abóbora e o pão) aconteceu rapidamente, restando somente as sementes da abóbora. Enquanto com o cano, o plástico, a madeira e o tecido, nada aconteceu, os resíduos se mantiveram intactos. A folha de amendoeira ficou mais escura e úmida. O papelão se apresentou bastante úmido.  O chuchu estava parcialmente decomposto. A parte do solo em que foi enterrada a folha de amendoeira e os resíduos orgânicos apresentou uma característica diferenciada daquela com os outros resíduos. O solo ficou mais escuro e se apresentou com uma textura diferente, com uma aparência de solo fértil. É notório que há uma falta de sensibilização da população mediante esse fato. Os dados apresentados nos revelam que certos resíduos não devem ser dispostos no solo, pois causam um grande impacto ambiental, trazendo diversos prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. Portanto, devemos diminuir os detritos orgânicos, pois temos algumas opções de reutilizá-lo, como por exemplo, realizando na própria residência a “compostagem”, em vez de lançá-lo no lixo, o que afeta drasticamente o solo e os animais ali presentes e ainda poderá aumentar o número de doenças.

 


Palavras-chave


Aula Prática; Compostagem; Decomposição; Sustentabilidade;

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DOI: http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.608