AS LEIS DE NEWTON E DO TRÂNSITO EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA COM ENFOQUE CTS

Renato Santos Araújo, Gicélia Maria de Oliveira Santos, Cristiane Cupertino Santos Barbosa, Ana Carla Batista de Jesus, Douglas Meneses Santos Brito, Marcos Paulo Albuquerque Fontes Menezes, Wellisson Santos Silveira, Tiago Nery Ribeiro

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada a partir da aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa com enfoque CTS em três turmas do Ensino Médio de uma escola pública do interior de um Estado da região Nordeste do país. Essa pesquisa é do tipo explicativa e foi elaborada com uma abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário composto por questões abertas. Para a análise dos dados foram aplicados os princípios conceituais da Análise Temática de Bardin (1977). A análise dos dados mostrou que o momento da aula que mais favoreceu o entendimento da relação tecnologia-sociedade foi aquele em que houve a utilização dos vídeos como instrumento problematizador. Também foi destacada pelos alunos a importância da mediação do professor durante as aulas. A atividade realizada contribuiu para o desenvolvimento de habilidades como formular hipóteses, refletir e discutir em grupo. Conclui-se o trabalho apontando que a utilização de Sequências de Ensino Investigativas com o enfoque CTS pode favorecer o aprendizado dos alunos da física vivencial.


Palavras-chave


ensino por investigação; CTS; ensino de física

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DOI: http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.603