A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA PESQUISA EM UM CURSO TÉCNICO

Denis Cezar Martins, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Bárbara Nivalda Palharini

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar uma tarefa de investigação matemática desenvolvida por alunos de um curso técnico. A atividade foi desenvolvida na tentativa de auxiliar os alunos desta modalidade de ensino, os quais apresentam dificuldades na utilização de conceitos matemáticos aliados a problemas de sua área de atuação. Dados foram coletados por meio de uma situação aberta, uma terefa contextualizada envolvendo o conteudo de área e perímetro. A análise de dados se deu de modo qualitativo de acordo com a análise textual discursiva. Evidenciamos a contribuição da investigação matemática na análise, interpretação e solução de problemas advindos da realidade de cursos técnicos. A investigação matemática é tida não apenas como estratégia de ensino, mas, também, como possibilidade de aprendizagem por meio do levantamento de conjecturas, testes e reformulações.


Palavras-chave


investigação matemática; área e perímetro; pesquisa qualitativa; análise textual discursiva

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.583