EDUCAÇÃO E ÉTICA PARA ALÉM DA DEONTOLOGIA: CRÍTICA TELEOLÓGICA E EXAME DOS COMITÊS DE ÉTICA EM PESQUISA

Alexandre H. Reis

Resumo


O presente artigo investiga a compreensão de ética e ciências nas diretrizes da educação e da pesquisa no Brasil, a partir de uma visão filosófica da educação. O objetivo deste artigo é especificamente construir um debate sobre o tipo de ética presente nos Comitês e Comissões que avaliam a pesquisa científica e a produção acadêmica. Para tanto, submetemos as diretrizes e resoluções apresentadas pelas Comissões Nacionais que regem os comitês de ética em pesquisa no Brasil a um exame conceitual. Esperamos trazer a público questões fundamentais para o debate e para o confronto de ideias acerca da ética e da ciência, de seus métodos de ensino e aplicação na construção do conhecimento escolar e acadêmico.

Palavras-chave


Ética em Pesquisa; Ciência; Ética; Comitês de Ética; Educação; Bioética.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22407/2176-1477.2017v8i1.536