CIÊNCIAS EXATAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: INTEGRAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DE CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Marli Teresinha Quartieri, Jane Herber, Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Ieda Maria Giongo

Resumo


Ao pensarmos em educação na contemporaneidade é fundamental considerarmos a formação continuada dos professores. Em relação ao ensino de disciplinas da área de Ciências Exatas o docente acaba por apresentar, na maioria das vezes, problemas relacionados com o entendimento de conceitos básicos, em particular nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diante desse contexto, ofertou-se um curso de formação continuada para professores deste nível de ensino objetivando explorar e discutir atividades teóricas e práticas com o propósito de os professores as utilizarem em suas aulas. O curso teve duração de quarenta horas e os docentes foram instigados a desenvolver as atividades problematizadas durante os encontros, com seus alunos. Os dados foram coletados por meio de gravações realizadas durante os encontros, bem como de um relatório entregue, no final do curso, pelos participantes o qual deveria apresentar as atividades desenvolvidas, reação dos alunos e uma avaliação das situações propostas. Os resultados apontaram que: a) os participantes utilizaram as práticas problematizadas durante o curso; b) as atividades propostas foram significativas tanto para os professores participantes, quanto para seus alunos; c) a formação continuada possibilitou melhoria na qualidade de ensino, pois motivou o docente a refletir sobre sua prática e reestruturar suas metodologias.


Palavras-chave


formação continuada; ensino de ciências; anos iniciais do ensino fundamental

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.22407/2176-1447/2017v8i2.523

ISSN: 2176-1477